Metaphor: ReFantazio Brilha na Gamescom 2024

No último sábado (29), tivemos a chance de testar Metaphor: ReFantazio, o novo RPG da ATLUS, durante a primeira edição da Gamescom Latam, que estava disponivel no estande da SEGA. A fila para testar o novo projeto da equipe por trás da série Persona chegou a ser uma das mais demoradas no evento, visto que cada pessoa conseguiu jogar uma demo de até 15 minutos.

Um Novo Mundo com a Cara da Atlus

A Atlus decidiu sair da sua zona de conforto com Metaphor: ReFantazio, criando uma IP original que deixa de lado o universo de Shin Megami Tensei/Persona para mergulhar de cabeça em um mundo totalmente novo, porém ainda com bastante inspirações no antecessor.

Diferente dos temas modernos e futuros apocalípticos que vemos em Persona e SMT, Metaphor se passa em um cenário medieval, com castelos, fadas e outras criaturas míticas.

Mesmo com uma IP nova, o toque da Atlus é inconfundível. Dentre as três demos disponíveis aos jogadores, tive a chance de testar a mais básica, onde é apresentado as mecânicas do jogo e também um pouco do início da história.

Já no começo, me deparei com uma belíssima cutscene em anime, algo recorrente nos jogos da Atlus, e após uma pequena introdução e contexto da história, fui jogado em um mapa do mundo, onde podemos ver algumas regiões e também a estrutura do game.

Metaphor: ReFantazio - Gamescom Latam
Metaphor: ReFantazio – Gamescom Latam

Como se tratava de uma demo, a única opção disponível para interagir era um dos castelos iniciais do game, que serve como introdução de personagens e também de como vai funcionar as mecânicas do jogo.

Caso você seja um fã antigo da Atlus, já no tutorial você sente a “pegada” da empresa, tanto em estrutura de narrativa e até mesmo menus, que aqui estão bem mais estilizados e únicos.

Combate familiar e refinado

O combate em Metaphor: ReFantazio funciona de maneira similar aos demônios de SMT e Persona. Mas em vez dos demônios clássicos da franquia, os arquétipos são cavaleiros  e criaturas que concedem habilidades ao protagonista.

As batalhas por turno seguem o padrão da franquia, focando em identificar as fraquezas dos inimigos e atacar com precisão, porém com uma fluidez mais ampla e dinâmica.

Metaphor: ReFantazio
Metaphor: ReFantazio – Divulgação

Existe também um novo sistema pré-combate bem interessante. Ao identificar um inimigo, o jogador pode atacar sem ativar uma batalha por turno, podendo bater até quebrar a postura do adversário, indicada por uma barra cinza. Dessa forma, quando a batalha começa de verdade, o jogador já inicia com uma certa vantagem, parecido com o ataque de Morgana em Persona 5 Royal.

Mesmo a demo sendo bem curta para os padrões de jogos da Atlus que podem passar de 100 horas, conseguimos ter uma ideia de como a empresa evoluiu desde o lançamento do primeiro Shin Megami Tensei até Persona. Saí do evento com um gostinho de “quero mais” e tudo que conseguimos ver do jogo até agora só alimentou mais ainda o hype.

Metaphor: ReFantazio será lançado 11/10/2024 para PC, PlayStation 4, PlayStation 5 e Xbox Series X/S.