Naruto e Harry Potter? Autor discute comparações entre as franquias

0
86

Quando se fala de franquias, Harry Potter figura entre as mais lucrativas. A série mágica de J. K. Rowling angariou milhões de fãs (e de dólares) ao redor do mundo, mas o mesmo pode ser dito de Naruto. E os fãs têm discutido as similaridades entre as duas séries, mas Masashi Kishimoto diz que nada foi intencional.

Durante uma entrevista para a Nippon Magazine, o criador de Naruto falou sobre seu mangá e seu sucesso global. Kishimoto admitiu que se surpreendeu pela popularidade que Naruto conquistou, apesar das piadas sobre isso no começo da jornada.

“No começo, eu brincava dizendo que queria ver Naruto ir além-mar. Mas nunca esperei que leitores estrangeiros fossem se interessar como fizeram. Foi apenas após o trabalho ser serializado que eu percebi como o conceito de ninja era atrativo para a audiência global,” disse o artista.

Nippon perguntou a Kishimoto sobre o número crescente de comparações entre Naruto e Harry Potter. O artista disse que nunca leu os livros, mas entende a razão dos fãs enxergarem similaridades.

“Eu nunca nem li Harry Potter. Quando comecei a receber cartas dos fãs dizendo que meu personagem os lembrava do Harry, comecei a me perguntar o motivo e assisti ao primeiro filme. Aí fez sentido,” Kishimoto explicou.

“Você tem Harry, Rony e Hermione, aprendendo juntos em uma escola de magia. Isso é parecido com a vida de Naruto, Sasuke e Sakura no meu trabalho.”

Para os fãs, as comparações entre ambos vão além. Naruto Uzumaki é destinado a salvar o mundo, como Harry. Suas personalidades são distintas, mas o desejo de ajudar os outros é o mesmo. Para os amigos, no entanto, é difícil encontrar conexões. Sakura e Hermione são espertalhonas, mas pouco se pode comparar o Sasuke e o Rony, exceto pelas suas grandes famílias… Cedo demais?

Harry Potter não pode não ter inspirado Kishimoto de forma alguma, mas as similaridades se aplicam a outras obras como Bleach e One Piece. Talvez porque todas sejam baseadas em um arquétipo de histórias de fantasia e todos esses protagonistas se encaixem no mesmo molde de herói.