NVIDIA lança novas GPUs da linha RTX 50; confira os preços no Brasil

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A NVIDIA finalmente anunciou as mais novas GPUs GeForce RTX Série 50 para desktop e laptop durante sua apresentação na CES 2025, as mais avançadas no mercado, seja para jogadores ou entusiastas.

Abastecidas pela arquitetura NVIDIA Blackwell e Tensor Cores de quinta geração e RT Cores de quarta geração, a nova linha GeForce RTX Série 50 oferecem diversas inovações em renderização baseada em IA, incluindo shaders neurais, tecnologias humano-digitais, geometria e iluminação.

“Blackwell, o motor da inteligência artificial, chegou para jogadores de PC, desenvolvedores e criadores”, disse Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA. “Combinando renderização neural orientada por IA e Ray Tracing, Blackwell é a inovação mais significativa em computação gráfica desde que introduzimos o sombreamento programável há 25 anos.”

Certamente o anúncio mais esperado era o da GeForce RTX 5090, considerada a placa de vídeo mais rápida até o momento, possuindo 92 bilhões de transistores, fornecendo mais de 3.352 trilhões de operações de IA por segundo (TOPS) de poder de computação. Além das inovações da arquitetura Blackwell ainda temos a soma do novo DLSS 4, que juntas proporcionam o desempenho da GeForce RTX 4090 em até 2x.

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Os notebooks também vão receber as GPUs GeForce Blackwell com todos os recursos dos modelos de desktop, trazendo um grande avanço para a computação portátil, tanto em recursos gráficos como em eficiência. A geração Blackwell da tecnologia NVIDIA Max-Q prolonga a vida útil da bateria dos computadores em até 40% o que  permite que notebooks mais compactos sem a necessidade de sacrificar design ou desempenho.

NVIDIA DLSS 4 aumenta ainda mais o desempenho

Uma das novidades da nova geração é com certeza o DLSS 4 que vem junto da tecnologia Multi Frame Generation, um gerador de quadros melhorado, que gera até três quadros por quadro renderizado.

O DLSS 4 também apresenta a primeira aplicação em tempo real da arquitetura de modelo transformer. Os modelos DLSS Ray Reconstruction e Super Resolution, baseados em Transformer, usam 2x mais parâmetros e 4x mais computação para fornecer maior estabilidade, redução de ghosting, mais detalhes visuais e anti-aliasing aprimorado em cenas de jogos. A nova aplicação da NVIDIA estará disponível em todas as GPUs GeForce RTX Série 50 e em mais de 75 jogos e aplicações/softwares já no dia de seu lançamento.

Outra grande novidade foi o NVIDIA Reflex 2 , que apresenta o Frame Warp, uma inovante tecnologia que reduz a latência em jogos atualizando um quadro renderizado com base no último clique do mouse antes de ser enviado para o monitor. O Reflex 2 consegue reduzir a latência do sistema em até 75%. Dando uma ótima vantagem para aqueles que buscam jogos compeititvos multijogador, aumentando assim o tempo de resposta.

Blackwell com IA para os shaders

A NVIDIA anunciou o GeForce 3 e shaders programáveis cerca de 25 anos atrás, que foram essenciais para definir uma inovação gráfica duas décadas, do pixel shading ao compute shading e ao Ray Tracing em tempo real. O mais novo recurso das novas placas RTX 50 é o RTX Neural Shaders, tecnologia que apresenta pequenas redes de IA para shaders programáveis, proporcionando uma qualidade ainda maior,  comparavel com filmes, iluminação e muito mais em jogos em tempo real.

Outra grande vantagem da nova tecnologia será no processo de renderização de personagens em jogos, algo bastante crucial na criação de personagens. Contudo, com o RTX Neural Faces, a tecnologia conseguirá pegar um rosto rasterizado simples e dados de pose 3D como entrada e utilizar IA generativa para renderizar um rosto digital estável temporalmente e de alta qualidade.

O RTX Neural Faces é complementado por novas tecnologias RTX para cabelos e pele com Ray Tracing. Com o RTX Mega Geometry, proporciona até 100x mais triângulos com Ray Tracing em cena, essas tecnologias deverão oferecer um salto gritante para o realismo em personagens e cenários de jogos.

O poder da renderização neural, do DLSS 4 e do novo modelo de transformador DLSS presentes nas GPUs GeForce RTX Série 50 poderão ser testados com o Zorah, uma nova demonstração inovadora da NVIDIA.

Personagens ainda mais independentes

A nova Série 50 irá trazer os TOPS de IA líderes do setor para enriquecer os personagens de jogos autônomos em paralelo com a renderização do jogo.

A NVIDIA está implementando um conjunto de novas tecnicas no NVIDIA ACE que fará que os personagens dos jogos reajam cada vez mais como os jogadores. Personagens autônomos com tecnologia ACE estão sendo integrados ao PUBG: BATTLEGROUNDS, da KRAFTON, e ao InZOI, o próximo jogo de simulação da publisher, bem como ao MIR5, da Wemade Next.

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No PUBG, os NPCs companheiros que já utilizam da nova tecnologia NVIDIA ACE são capazes de planejar e executar estratégias para ajudar na sobrevivência do jogador. Já em InZOI, os personagens Smart Zoi se comportam de forma autônoma de acordo com seu abjetivo. No MIR5, chefes de raide baseados em modelos de linguagem grande (LLM) se adaptam de acordo com o comportamento do jogador, criando encontros mais únicos e intrigantes.

IA para criadores de conteúdo

O fluxo de trabalho criativo irá aumentar ainda mais com as GPUs GeForce RTX Série 50. Pois as mesmas são pioneiras emoferecer suporte à precisão FP4 em placas casuais, fazendo o desempenho e a capacidade de geração de imagens de IA ainda maior para modelos como FLUX em 2x e permitindo que modelos de IA generativos sejam executados localmente em uma memória menor, em comparação com o hardware da geração anterior.

O aplicativo NVIDIA Broadcast ganha dois recursos beta com IA para livestreamers: Studio Voice, que atualiza o áudio do microfone, e Virtual Key light, que reacende rostos para transmissões ao vivo mais claras. A Streamlabs está introduzindo o Intelligent Streaming Assistant, com tecnologia NVIDIA ACEInworld AI, que atua como um apresentador secundário, produtor e assistente técnico para aprimorar as transmissões ao vivo.

Disponibilidade e preços

Certamente a parte mais importante depois de tantas novidades e tecnologias, é saber o quando e quanto será necessário gastar para poder usufruir, e a NVIDIA divulgou os preços de todos os modelos já apresentados, incluindo o possível preço no Brasil.

Chegando em janeiro na versão para desktop, a GPU GeForce RTX 5090 com 3.352 AI TOPS e a GeForce RTX 5080 com 1.801 AI TOPS estarão disponíveis por US$1,999(R$ 19.999) e US$999(R$ 9.999), respectivamente.

Já a GeForce RTX 5070 Ti com 1.406 AI TOPS e a GeForce RTX 5070 com 988 AI TOPS também devem chegar em janeiro e estarão disponíveis por US$ 749(R$ 7.499) e US$ 549(R$ 5.499), respectivamente.

As edições NVIDIA Founders das GPUs GeForce RTX 5090, RTX 5080 e RTX 5070 estarão disponíveis diretamente no site da NVIDIA e em revendedores selecionados em todo o mundo.

Notebooks com as GPUs GeForce RTX 5090, RTX 5080 e RTX 5070 Ti estarão disponíveis a partir de março, já os computadores portáteis com GPUs RTX 5070, abril. Os interessados poderão encontrá-los nos notebooks dos principais fabricantes do mundo como Acer, ASUS, Dell, GIGABYTE, HP, Lenovo, MECHREVO, MSI e Razer.