Baseadas na arquitetura NVIDIA Ampere, as GPUs tem um desempenho de tempo real em Ray Tracing e suporte para ferramentas generativas de IA para todas as estações de trabalho.
Cada vez mais as IA estão sendo aplicadas e se tornando um padrão para aumentar a produção, causando assim uma busca por mais desempenho para melhor exercer melhor essas atividades, que muitas vezes exigem muita complexidade. Pensando nisso a NVIDIA está expandindo suas placas profissionais com duas novas GPUs, a RTX A400 e a RTX A1000.
Expandindo assim o acesso a tecnologia de rastremento de raios e IA, deixando os profissionais equipados com o necessário para melhororar o fluxo de trabalho no dia a dia.
Mais criatividade, desempenho e eficiência
A GPU RTX A400 apresenta ray tracing acelerado e IA para as GPUs da série RTX 400. Com 24 Tensor Cores para processamento de IA, superando assim modelos tradicionais baseados em CPU, tornando a execução de IA de ponta possivel, como chatbots e copilotos, em seus desktops.
A GPU oferece ray tracing em tempo real para que os criadores possam criar renderizações 3D vívidas e bastante criativas, beirando o realismo.
A A400 inclui quatro saídas de exibição, sendo uma novidade. Tornando assim ideal a exibição de alta densidade, essencial para setores como serviços financeiros, comando e controle, varejo e transporte.
A linha RTX A1000 recebe Tensor Cores e RT Cores para as GPUs pela primeira vez, permitidndo assim a IA acelerada e um desempenho de rastreamento de raios para criadores e profissionais.
Possuindo 72 Tensor Cores, o A1000 tem um grande upgrade em relação à geração passada, oferecendo um processamento de IA 3x mais rápido para ferramentas como Stable Diffusion. Com 18 núcleos RT sua renderização é acelerada em até 3x, melhorando os fluxos de trabalho, como design auxiliado por computador (CAD) 2D e 3D, design de produto e arquitetura e edição de vídeo 4K.
O A1000 tem um ótimo processamento de vídeo, conseguindo lidar com até 38% mais fluxos de codificação e oferecendo desempenho de decodificação 2x mais rápido em relação à geração anterior.
Com um design elegante de slot único e consumindo apenas 50 W, as GPUs A400 e A1000 trazem recursos impressionantes para quem busca algo compacto e com baixo consumo de energia.
As RTX indo ainda mais longe
As novas GPUs foram feitas principalmente com o intuito de aumentar a produtividade e desbloquear diversas possibilidades criativas, por meio de IA. Agora os fluxos de trabalho avançado com ray tracing e IA ao alcance do usuário, possibilitando os profissionais ultrapassarem seus próprios limites.
Juntando o baixo custo de energia e as novas soluções de computação será possível para diversos profissionais e criadores aumetnaram su produção com um conteúdo visual ainda mais rico. Arquitos e engenheiros com o CAD 3D, profissionais da saúde também podem obter resultados de imagens médicas com mais velocidade e precisão. No mundo das finanças sempre é utilizado espaços de trabalho visual amplo e de alta resolução, seja em negociações, análises e gerenciamento de dados. A RTX A400 tem suporte nativo para até quartro monitores 4K, proporcionando assim uma alta densidade de exibição, com menos GPUs, reduzindo significantemente os custos.
“Com essa novidade, estamos capacitando os profissionais a alcançar novos patamares de desempenho e criatividade. Essas soluções não apenas expandem o acesso à IA e ao rastreamento de raios, mas também fornecem a potência computacional necessária para enfrentar projetos de qualquer escala e complexidade”, afirma Pedro Vecchi, Gerente de Produto Sênior da NVIDIA.
Recursos de última geração e desempenho acelerado
As GPUs NVIDIA RTX A400 e A1000 estão cheias de recursos programados para aumentas ainda mais os fluxos de trabalho diários, incluindo:
- Núcleos RT de segunda geração: traçado de raios em tempo real, renderização e visualização fotorrealistas e baseadas em física para todos os fluxos de trabalho profissionais, incluindo desenho arquitetônico, design 3D e criação de conteúdo, onde simulações precisas de iluminação e sombra podem melhorar significativamente a qualidade do trabalho.
- Tensor Cores de terceira geração: acelera ferramentas e aplicações aprimorados por IA, como IA generativa, remoção de ruído de renderização de imagens e superamostragem de aprendizado profundo para melhorar a velocidade e a qualidade da geração de imagens.
- Núcleos CUDA baseados na arquitetura Ampere: até duas vezes o rendimento de ponto flutuante de precisão simples da geração anterior para acelerações significativas em gráficos e cargas de trabalho de computação.
- 4 GB ou 8 GB de memória GPU: 4 GB de memória GPU com a GPU A400 e 8 GB com a GPU A1000 acomodam uma variedade de necessidades profissionais, desde design gráfico básico e edição de fotos até modelagem 3D mais exigente com texturas ou edição e dados de alta resolução e análises. As GPUs também apresentam maior largura de banda de memória em relação à geração anterior para processamento de dados mais rápido e manuseio mais suave de conjuntos de dados e cenas maiores.
- Mecanismos de codificação e decodificação: com mecanismos de codificação de sétima geração (NVENC) e decodificação de quinta geração (NVDEC), as GPUs oferecem processamento de vídeo eficiente para suportar edição, streaming e reprodução de vídeo de alta resolução com latência ultrabaixa. A inclusão da decodificação AV1 permite maior eficiência e reprodução mais suave de mais formatos de vídeo.
Disponibilidade
A GPU NVIDIA RTX A1000 já está disponível através de parceiros de distribuição como PNY. A GPU RTX A400 deve estar disponível a partir de maio, com disponibilidade prevista dos fabricantes no verão.