Nos últimos meses, tornou-se comum ver inúmeras discussões na internet envolvendo a Capitã Marvel nos cinemas. Embora muito tenha se falado sobre o motivo por trás dessas discussões, que partem principalmente do pressuposto de que Brie Larson, intérprete da personagem, é uma mulher antipática, odiada por seus colegas de elenco e que odeia homens, um outro fator entra nessa equação quando levamos em conta o aumento da popularidade e a preferência pela Viúva Negra em relação à Capitã Marvel nos últimos meses.
Ela realmente parece ser bem odiada por todos…
Como vimos em Vingadores: Ultimato, a jornada de Natasha Romanoff teve um fim trágico com a heroína se sacrificando no lugar de Clint Barton, para que ele pudesse pegar a Joia da Alma e ajudar a salvar o mundo. Obviamente, o sacrifício de Natasha adicionou um peso extra para a personagem, que por anos, foi vista apenas como objeto sexual inútil por muitos daqueles que a idolatram hoje em dia.
Na verdade, isso abre um parênteses bem importante sobre a personagem, já que, desde que apareceu, Natasha teve pouquíssimo destaque, chamando a atenção principalmente por seu figurino sexy e por suas habilidades em combate que exploravam sua agilidade e feminilidade.
Obviamente, não estou dizendo que a personagem não merece ser amada e explorada nos filmes, pelo contrário, afinal, eu fui um dos que mais criticou a decisão da Marvel de matar a personagem e um dos que mais sentiu a falta dela na cena em que as mulheres se reuniram, contudo, não podemos negar o fato de que ela foi extremamente subutilizada ao longo dos anos, sendo até mesmo reduzida ao par romântico do Hulk durante o segundo filme dos Vingadores.
Além disso, vale lembrar que, por anos, a Viúva foi uma das personagens mais odiadas pelos fãs, um fato registrado por diversos sites (https://screencrush.com/black-widow-hate-avengers-marvel/ – https://gamefaqs.gamespot.com/boards/227-movies-at-the-theater/73753321) através de pesquisas. Com isso, fica difícil imaginar que todo esse amor por ela é totalmente sincero.
Ao vermos posts sobre a Capitã Marvel, é comum vermos ofensas à ela e questionamentos do tipo: “Ela acabou de chegar e já vai receber as honras, a Viúva merece muito mais.”
Na verdade, a Viúva sempre mereceu, mas isso nunca aconteceu. A sensação que temos, é que agora, a Viúva passou a ser endeusada porque ela morreu, já que anteriormente, ninguém dava o valor que ela merecia. Se ela de fato fosse tão querida, teria ganhado um filme solo muito antes, coisa que ainda não aconteceu.
Por anos, a Viúva foi apenas um modelo de sexualização e sensualidade nos filmes da Marvel, mas agora que ela se foi, é fácil falar que ela “merecia mais”. Além disso, todas as mulheres que participaram daquela cena em Ultimato merecem destaque, inclusive a Capitã Marvel. Quando levamos em conta o pouco destaque que elas tiveram ao longo dos anos, devemos estimular mais aparições e não simplesmente dizer que uma merece mais que a outra.
A Capitã Marvel vai continuar ganhando destaque no Universo Cinematográfico da Marvel, quer você queira ou não. E diferente do que foi feito com a Natasha, ela não será reduzida à uma personagem sexualizada e sem opiniões relevantes (Como aconteceu até Ultimato). Ela será uma personagem imponente, extremamente poderosa e que não precisa abusar da sensualidade, assim como o Capitão América também nunca precisou apelar para isso.