Novidade para os usuários dos consoles da Sony, o arquiteto-chefe do Playstation 4 Mark Cerny, em entrevista ao Wired, falou sobre o novo console da Sony, projete em que ele também atua como arquiteto-chefe.
Segundo o próprio, o console ainda não possui um nome, mas seguindo o padrão dos nomes do últimos consoles, os fãs já o apelidaram de PlayStation 5. Outra informação passada pelo arquiteto é que o console da próxima geração não chegará às lojas em 2019, porém não indica nenhuma previsão de lançamento.
Segundo Cerny, o novo console terá uma CPU, memória de sistema e GPU mais poderosas, capazes de fornecer fidelidade gráfica e efeitos visuais anteriormente inatingíveis.
O console de próxima geração terá um processador baseado na terceira geração da linha Ryzen da AMD e conterá oito núcleos da nova microarquitetura Zenn de 7nm da empresa. A GPU, uma variante personalizada da família Navi da Radeon, suportará Ray Tracing (Uma técnica que modela o curso da luz para simular interações complexas em ambientes 3D, oferecendo reflexos, distorções e outros efeitos realistas). O novo console também contará com um drive SSD. Além disso, o Arquiteto confirmou que o novo console da Sony terá suporte para gráficos em 8K.
Outra grande novidade é que o console contará com recurso de retrocompatibilidade com os jogos do PS4, um recurso muito pedido pelos fãs. Cerny também confirma que novos jogos serão desenvolvidos para o PS4, mesmo após o lançamento do novo console.
Contudo, existem vários outros detalhes que ainda são segredos, como o design deste novo “Playstation 5”.
Vale ressaltar que a Sony confirmou que não estará na E3 deste ano, logo, novas informações sobre o novo console podem demorar de serem reveladas ao público.