Desde que o GameFreak, estúdio responsável pela criação dos jogos Pokémon, anunciou que os Pokémon de gerações passadas não aparecerão em Pokémon: Sword e Shield, futuros lançamentos da franquia, nem mesmo através de transferência, os fãs têm demonstrado sua insatisfação com a informação, causando grandes comoções nas redes sociais.
Como forma de tentar aplacar os ânimos, o produtor Junichi Masuda publicou uma carta aberta, onde afirmou que isso não significa que não veremos os monstrinhos clássicos em futuros lançamentos.
“Recentemente, eu compartilhei as notícias de que alguns Pokémon não poderão ser transferidos para Pokémon Sword ePokémon Shield. Eu li todos os seus comentários e aprecio muito seu amor e paixão por Pokémon.
Assim como vocês, somos apaixonados por Pokémon e cada um deles é muito importante para nós. Depois de tantos anos desenvolvendo os jogos de Pokémon, essa foi uma decisão muito difícil para mim. eu gostaria de deixar uma coisa clara: mesmo que um Pokémonem específico não esteja disponível em Pokémon Sword e Pokémon Shield, isso não significa que ele não vai aparecer em jogos futuros.
O mundo de Pokémon continua evoluindo. A região de Galar oferece novos Pokémon para serem encontrados, treinadores para batalhar e aventuras para iniciar. Estamos colocando nossos coraçÕes nesses jogos e esperamos que vocês se unam a nós nessa jornada.”
Pokemon Sword e Shield será lançado em 15 de novembro para o Switch.