Precisamos falar sobre os 20 anos de Pokémon

0
3657

Hoje, a franquia dos monstrinhos de bolso conhecida mundialmente completa 20 anos de idade e resolvemos fazer um especial sobre esse fenômeno que, mesmo após 20 anos, ainda cativa novos fãs.

English_Pokémon_logo.svg

Pokémon teve seu início no saudoso Game Boy da Nintendo. O conceito básico foi inspirado em “Ultraman”, em que o personagem Ultraseven utilizava monstros gigantes contidos em cápsulas para ajudar em suas batalhas, porém a ideia não foi um sucesso imediato e quase levou a produtora Gamefreak à falência, onde cinco empregados tiveram que se demitir antes que o projeto fosse concluído.

Em 1996, depois de muito trabalho árduo dos criadores, os dois primeiros jogos da franquia finalmente foram lançados no Japão (Pokémon Red e Pokémon Green) e não venderam tão bem inicialmente, mas um tempo depois os jogadores descobriram a existência do Pokémon lendário Mew e o jogo explodiu em vendas para milhares de jogadores ávidos para capturar o monstrinho.

pokemon_red__blue__green_and_yellow_covers_by_morei_sky-d6oxpnk

Com o sucesso, os jogos tiveram um relançamento com gráficos e áudios melhorados ,que foi batizado de Pokémon Blue.

Foi então que começou a produção de produtos licenciados, como o mangá baseado nos games, baralhos de trocas personalizados e uma infinidade de outros produtos. Um dos produtos que fez tanto sucesso quanto os games, foi o anime, que conta a história de Ash Ketchum, um jovem treinador Pokémon que sonha em tornar-se um mestre, acompanhado de seu fiel companheiro Pikachu e seus amigos Brock e Misty, a fórmula perfeita para criar um anime de sucesso, fazendo assim com que em pouco tempo a franquia tomasse conta do Japão.

ash-misty-brock-confident-1

Em setembro de 1998, o Anime chega ao ocidente e não demora para conquistar fãs também fora do Japão. Como uma criança nos anos 90, posso ressaltar como o anime foi impactante e inovador, em uma época onde tínhamos como referência Cavaleiros do Zodíaco e Dragon Ball.

Porém com o passar dos anos, o anime perdeu parte de seu brilho em não acompanhar o crescimento dos fãs, apostando em uma fórmula repetitiva, que a pesar de ainda funcionar nos games, com a introdução de novos mapas, personagens e Pokémons, o anime ainda conta com um Ash Ketchum com 10 anos de idade e que, após 19 anos de história, não está nem perto de se tornar um mestre Pokémon. E o mais triste de tudo é ver que Pokémons queridos pelos fãs foram esquecidos por Ash e sequer chegaram a alcançar seus estágios finais de evolução.

Z0iQ1DF(1)

Além disso, outra coisa que decaiu com o passar do tempo foi a criatividade no design de novos Pokémons, onde até mesmo um sorvete virou referência para os monstrinhos hoje em dia.

250px-583Vanillish

Mesmo com os deslizes do anime, recentemente fomos presenteados com o excelente Pokémon Origins, que resume de forma exemplar a saga de Red, personagem que foi fonte de inspiração para a criação de Ash, porém com apenas 4 episódios conseguiram abrir e fechar com maestria o arco do treinador, coisa que em 19 anos o anime original não conseguiu fazer.

Atualmente Pokémon conta com mais de 30 jogos lançados, quase 900 episódios no anime e os originais 151 Pokémons atualmente aumentaram seu número para 722 monstros de bolso de diferentes tipos e espécies.