[Primeiras Impressões] Age of Mythology: Retold | Batalhas mais disputadas

A nova versão da tão querida saga de jogos de estratégia, Age of Mythology: Retold, está cada vez mais próxima de seu lançamento. Com isso, um beta aberto para os jogadores era mais que esperado, e finalmente aconteceu.

O teste foi, a príncipio, muito criticado quando anunciado, pois o mesmo estaria disponível apenas durante um final de semana, e somente três horas por cada dia. Contudo, foi possível jogar e testar o game nesse curto período, e aqui falaremos nossas primeiras impressões.

Gráficos e Gameplay do Age of Mythology: Retold

Age of MythologyAntes de mais nada, ao abrir o game nos damos logo de cara com gráficos estonteantes, percebendo a grande melhoria comparada ao jogo original. Afinal, são vinte e dois anos de diferença.

Os gráficos não foram os únicos refeitos. Visuais inteiros, movimentação das unidades e muito mais tiveram mudanças. O jogo também conta com recursos da nova geração, como o ray tracing, que aprimora ainda mais a iluminação e sombras.

Jogabilidade

Age of MythologyA mudança visual não foi a única. A jogabilidade também teve diversas mudanças, e eram mais que necessárias. Ou seja, inúmeras unidades e deuses foram balanceados, principalmente os atlantes, que tinham uma economia invejável, e tiveram seu sistema de coleta nerfado.

Além disso, a forma de adquirir favor do atlantes também passou por mudanças. Agora, não basta apenas ter centros da cidade, mas sim oráculos(os batedores) espalhados pelo mapa. Do mesmo modo, várias unidades e melhorias são feitas em eras diferentes da original, além de muitas terem mudado o local de apredizado.

Outra alteração bastante bem-vinda, foi que todas as habilidades podem ser reutilizadas depois de um certo tempo, consumindo uma quantidade de favor. Juntamente com essas melhorias, o jogo parece estar bem mais equilibrado.

Deuses jogáveis

Pelo menos durante a fase beta, todos os deuses clássicos estavam lá. Tanto os maiores quanto menores. Nesse quesito, não houveram mudanças, porém, já foi confirmada a chegada de novas divindades em futuras expansões. Novas mitologias ainda são um mistério.

Desempenho de Age of Mythology: Retold

Age of MythologyNo quesito desempenho, uma RTX 4070 junto de um Ryzen 7600 e 16GB de RAM foram utilizados no teste, com resolução QHD(2560 x 1440) com todas as opções gráficas no ultra. O ray tracing também foi ativado e o sistema foi mais do que suficiente para rodar o jogo de forma satisfatória.  Em momento algum houve travamentos ou crash, mesmo nas horas de maior estresse das partidas.

Conclusão

Reviver essa franquia que marcou diversos jogadores era algo que já deveria ter ocorrido. Mas a espera parece ter valido a pena, pois a nova versão parece muito promissora. Em outras palavras, se você passava horas jogando o game original, vai curtir demais a nostalgia que Age of Mythology: Retold carrega, incluindo a trilha sonora, umas das coisas mais marcantes do jogo base.

Age of Mythology: Retold chega dia 4 de setembro para PC e Xbox Series X/S, e estará Day One no Xbox Game Pass.