[Primeiras Impressões] Dragon Ball Sparking Zero | A nova joia da franquia Budokai Tenkaichi

A aguardada chegada de Dragon Ball Sparking Zero, o mais recente título da amada franquia Budokai Tenkaichi, tem gerado muita expectativa entre os fãs de Dragon Ball e entusiastas de jogos de luta.

Desde seu anúncio, a promessa de gráficos aprimorados, uma jogabilidade fluida e um vasto elenco de personagens tem mantido todos atentos às novidades, mas é claro que a nostalgia dos fãs da saga original também conta bastante.

Durante a gamescom latam, a Bandai Namco nos deu a chance de experimentar o jogo em primeira mão, onde pudemos testar um pouco do modo de luta livre, formando equipes 3v3 e sentir um gostinho do que está por vir.

Gráficos e visual

A primeira coisa que salta aos olhos ao iniciar Dragon Ball Sparking Zero são os gráficos impressionantes. O jogo conseguiu capturar a essência do anime, trazendo os personagens à vida de forma aprimorada em relação às adaptações anteriores produzidas pela Bandai Namco.

As animações são fluidas e detalhadas, e os efeitos visuais durante as lutas são de tirar o fôlego. Cada golpe, explosão e transformação são acompanhados por efeitos de luz e partículas que aumentam a imersão.

Jogabilidade

Durante nosso teste, pudemos experimentar o modo padrão de luta versus, onde formamos equipes de três lutadores contra três lutadores. A jogabilidade de Dragon Ball Sparking Zero se mantém fiel às raízes da série Budokai Tenkaichi, mas com melhorias significativas.

Os controles são responsivos e intuitivos, permitindo que novos jogadores entrem rapidamente na ação enquanto os veteranos exercitam a memória ao relembrar os combos que faziam no passado. O ponto positivo aqui é que o jogo oferece duas opções de controle: um modo que replica os jogos clássicos da franquia Budokai Tenkaichi e um modo totalmente original, onde os comandos foram remapeados, atendendo tanto aos fãs de longa data quanto aos novatos.

Um destaque especial vai para os cenários destrutivos, que adicionam uma camada extra de dinamismo às batalhas. Ver o terreno ao redor se despedaçando com o impacto dos golpes é uma experiência imersiva e emocionante. Infelizmente, nosso teste não mostrou a possibilidade de explodir o planeta com um mega-ataque, um detalhe fabuloso dos jogos da franquia original que muitos gostariam de reviver.

Performance

O teste foi realizado no PC, utilizando um DualSense do PS5, e a performance estava muito estável.

Não houve quedas de frame rate perceptíveis, e o jogo rodou suavemente, proporcionando uma experiência agradável e sem interrupções. Isso é um grande ponto positivo, especialmente em um jogo de luta onde a estabilidade e a fluidez são cruciais.

Elenco de personagens

Uma das maiores atrações de qualquer jogo de Dragon Ball é o seu elenco de personagens, e isso era extremamente potencializado na franquia Budokai Tenkaichi, que contava com mais de uma centena de lutadores.

Nosso teste mostrou que Dragon Ball Sparking Zero tem potencial para não decepcionar nesse quesito. Com uma seleção que abrange desde os clássicos como Goku e Vegeta até os mais novos como Jiren e Moro, o jogo oferece uma variedade que agradará a todos os fãs. Cada personagem é fielmente recriado, com seus movimentos característicos e falas icônicas, proporcionando uma sensação autêntica de estar dentro do universo Dragon Ball.

Um ponto a ser observado aqui é que os jogos anteriores permitiam o desbloqueio de personagens simplesmente ao jogar, mas em uma era onde microtransações e DLCs imperam, isso pode acabar estragando as expectativas dos veteranos, mas teremos de esperar pelo lançamento completo para descobrir como as coisas irão funcionar.

Modos de jogo

Dragon Ball Sparking Zero apresenta uma variedade de modos de jogo que garantem horas de diversão.

O modo história permite reviver os arcos mais épicos do anime, enquanto os modos de torneio e batalha online proporcionam desafios competitivos contra outros jogadores ao redor do mundo.

A grande novidade aqui é que o jogo também incluirá um modo “What If?”, onde podemos ver versões alternativas de marcos na história da franquia, o que promete criar uma dinâmica bem interessante.

Nostalgia e acessibilidade

Dragon Ball Sparking Zero é um tiro direto de nostalgia do coração dos fãs de longa data da franquia, mas também abraça os novatos.

A princípio, o jogo prioriza a “farofada”, com combos e ataques megalomaníacos, não tendo como foco os combates mais equilibrados e competitivos, tal como Dragon Ball FighterZ. Isso não diminui o seu valor; pelo contrário, torna as batalhas mais espetaculares e acessíveis, oferecendo uma experiência divertida e satisfatória para todos os jogadores.

Conclusão

Dragon Ball Sparking Zero é, sem dúvida, um digno sucessor da série Budokai Tenkaichi. Com gráficos deslumbrantes, jogabilidade refinada e um vasto elenco de personagens, o jogo promete ser um sucesso entre os fãs da franquia e novatos.

Estas primeiras impressões, baseadas em nossa experiência na gamescom latam, são extremamente positivas, e estamos ansiosos para ver o resultado final. Se você é fã de Dragon Ball ou de jogos de luta em geral, Dragon Ball Sparking Zero tem tudo para ser um lançamento imperdível.

Dragon Ball: Sparking Zero chega ao PlayStation 5, Xbox Series e PC em 10 de outubro de 2024.