[PRIMEIRAS IMPRESSÕES] Metal Slug Tactics reinventa a icônica franquia do jeito certo

Tendo uma demo gratuita disponível na SteamMetal Slug Tactics, novo game da popular franquia da SNK, traz os icônicos personagens em um novo formato de gameplay. Com Marco, Tarma, Fio e Eri, o jogo coloca a equipe em um tabuleiro para combates frenéticos no estilo RPG Tático.

Testamos o jogo e, ainda bem, as primeiras impressões que tive foram extremamente positivas. A releitura não somente oferece uma nova visão para a franquia, mas também apresenta um projeto ambicioso e bem feito.

Mapa de Metal Slug Tactics
Metal Slug Tactics possui diversos mapas com missões de vários tipos.

Usando três personagens, cada área do jogo possui diversos pontos onde acontecerão os combates. Os pontos possui diferentes tipos de missão, como eliminar todos os inimigos, resgatar reféns, se deslocar do Ponto A ao Ponto B, etc. Essas missões oferecem ao jogador várias formas de serem feitas, e os personagens também possuem habilidades únicas que podem ser cruciais para a resolução das missões.

Metal Slug Tactics possui um combate com foco na estratégia

O combate de Metal Slug Tactics é intrigante e desafiador. Embora, obviamente, seja semelhante a outros jogos do gênero, a diversidade de ataques de cada personagem, inclusive com a possibilidade de ocorrerem golpes em conjunto, tornam as partidas extremamente divertidas e satisfatórias.

Ainda no combate, os mapas oferecem equipamentos e armadilhas, que podem ser usadas contra ou a favor do jogador. Todo movimento deve ser feito de forma bem pensada, pois a dificuldade aqui está na desvantagem. Enquanto sempre usamos 3 personagens, os inimigos estão sempre em grande número.

Sistema de níveis de Metal Slug Tactics
O sistema de níveis do game é diverso e detalhado.

Ao finalizar missões, os personagens ganham XP e, ao subirem nível, recebem diversos upgrades, desde aumento de saúde a novas habilidades, que devem ser escolhidas com cuidado pelo jogador. Tais habilidades são importantes em todas as missões, especialmente aquelas que oferecem upgrades temporários em partidas, como mais vigor, aumento de dano e etc.

Um sistema interessante disponível na demo é o de reviver seus personagens caso eles sejam mortos em combate. Porém, fique atento, esse recurso é limitado durante as missões, o que novamente faz o jogador pensar com cuidado todos seus movimentos.

Em se tratando de uma demo, é notável que alguns aspectos ainda estão um pouco repetitivos, como os tipos de inimigos e missões. Contudo, Metal Slug Tactics promete ser uma abordagem interessantíssima e original para a equipe de guerrilheiros da SNK.

O jogo chega no final de 2024 para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S e PC.