No dia 25/02, foi disponibilizada a demo do novo jogo de ficção científica pela People Can Fly e Square Enix, Outriders. A aventura de tiro cooperativa para 3 jogadores (com lançamento previsto para 1º de abril) promete ação frenética, exploração e uma história cativante, buscando influências de diversos jogos como Diablo, Gears Of War, Mass Effect, The Division e Destiny para criar uma experiência única e divertida aos jogadores.
A demo conta com apenas o prólogo e todo o seu progresso poderá ser carregado para o jogo final caso o jogador decida comprá-lo. Levei pouco mais de 3 horas para finalizar a demo e, de acordo com os desenvolvedores, Outriders tem conteúdo para mais de 40 horas, já que o prólogo só engloba apenas 1 capítulo de uma história dividida em mais de 20 partes.
A narrativa promete ter uma história sólida e interessante, pelo pouco que pude ver. A Terra foi destruída pela própria humanidade, o que levou os humanos a viajarem para o espaço em busca de um novo planeta habitável. Após décadas de viagem, o planeta Enoch é encontrado pelo seu protagonista e uma equipe de expedição que deverão explorá-lo e construir uma colônia.
Infelizmente, ao chegar em Enoch, o jogador presenciará estranhos acontecimentos que arruinarão a missão e darão poderes ao seu personagem. Além disso, você acabará descobrindo que o planeta esconde segredos terríveis e desesperadores, com você sendo responsável por dar cabo desta ameaça para permitir a sobrevivência da humanidade, vingando seus companheiros caídos.
Ao terminar a demo, ela conseguiu produzir o efeito desejado: me deixou com vontade de ver como essa história continuaria e desbravar o planeta Enoch atrás de seus segredos mais sombrios.
Outriders conta com 4 classes diferentes que o jogador poderá escolher logo no início do jogo, mas será avisado que essa escolha não poderá ser modificada no futuro. Para aqueles que gostam de combate de curto alcance e segurar a linha de frente contra hordas de inimigos, Devastator é a classe ideal, funcionando como o tanque do time, inclusive, esta foi a classe escolhida por mim. O protagonista pode utilizar uma armadura feita de rochas para reduzir o dano, atraindo a atenção dos inimigos para ele, e causar terremotos lançando os inimigos ao ar.
Pyromancer funciona como o mago da equipe e é ideal para quem gosta de lutar a média para longa distância no campo de batalha, controlando as chamas e lançando labaredas para todos os lados, transformando os inimigos em cinzas. O Technomancer é focado no combate à distância e funciona como um franco-atirador com habilidades congelantes para impedir o avanço de hordas inimigas, permitindo que o time possa se realocar estrategicamente.
Por último, temos o Trickster, que funciona como o ladino no clássico Dungeons & Dragons: ele consegue dobrar as leis do espaço e tempo para locomover-se em velocidades absurdas para causar dano massivo nos inimigos por meios de golpes certeiros, mas não aguenta receber muito dano. Em batalhas contra inimigos muito poderosos, ter um trickster no grupo fará toda a diferença.
A beleza de Outriders é como as habilidades do time acabam combinando, fazendo com que os confrontos sejam uma experiência muito agradável e coesa. A desenvolvedora disse que o game pode ser jogado por um jogador solo e, de fato, é possível. Em alguns momentos, jogando sozinho, o jogador pode encontrar maiores dificuldades e caso você não tenha um companheiro para segurar a barra com você, pode ter certeza de que você não sairá vivo.
O jogo não conta com itens de cura, o que pode parecer estranho de cara. Então, o jogador irá curar-se apenas por ficar parado sem tomar dano por uns segundos, certo? Também não! A única forma de encher sua barra de vida é utilizar os poderes de classe nos inimigos. Essa decisão faz com que Outriders obrigue o jogador a ser agressivo constantemente, mas utilizando a sua inteligência, dando um dinamismo e ritmo rápido de que são muito bem-vindos, principalmente quando você tem um time inteiro formado.
O jogador possui 3 armas: uma primária, uma secundária e uma que eu digo que é a de “emergência”. Optei por um fuzil de assalto, uma escopeta e pistola, mas utilizava a última em situações de aperto em que eu não consegui recarregar as duas e não podia perder tempo sem me defender, rendendo momentos intensos durante os confrontos.
O jogo é um terceira pessoa e sua movimentação bebe generosamente de The Division, Mass Effect e Gears Of War, de forma competente, com o personagem podendo esconder-se atrás de coberturas para dar cabo dos inimigos e defender-se em momentos intensos, além de pensar estrategicamente em como avançar até o seu objetivo. A demo acaba sendo um pouco repetitiva por ter momentos demais como esse, mas é necessário esperar o jogo final para ver o que nos aguarda.
Ao contrário do que alguns imaginavam, Outriders não é um jogo completamente de mundo aberto, mas sim com áreas grandes que permitem exploração, algo que os jogadores estão bem acostumados em Destiny. No PS5, os loadings são bem rápidos e mudar de área não é um incômodo.
Para os jogadores que amam coletar equipamentos e evoluir seu personagem, o jogo deve agradar. Não é difícil conseguir equipamento, mas também não é exagerado ao ponto do jogador ficar irritado e precisar limpar seu inventário constantemente. Durante a minha experiência, consegui desenvolver bem meu personagem sem a menor necessidade de ficar repetindo a mesma parte para conseguir equipamentos melhores, fazendo com que a evolução não seja tediosa, e sim uma experiência natural e agradável. Equipamentos lendários, considerados os melhores, irão requerer uma dedicação a mais do jogador, mas não são quase impossíveis de se obter.
Os gráficos são bonitos no geral, mas alguns cenários, como na cidade, soam sem vida e um tanto quanto genéricos. No lançamento da demo, o jogo apresentava alguns problemas como áudio sem sincronia e uma demora para entrar em partidas cooperativas, mas, felizmente, uma atualização resolveu esse problema, mostrando que a desenvolvedora está atenta aos problemas.
Outriders demonstra ser um jogo interessante que levará muitas horas dos jogadores, principalmente jogando com os amigos. Com uma história intrigante, um combate afinado, fluido e divertidíssimo, parece que a versão finalizada conseguirá cumprir a sua proposta de entregar uma boa experiência.
*A demo foi testada no PlayStation 5 e está disponível para download para todos no PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X, Google Stadia e PC.