01Prince of Persia: The Lost Crown foi lançado em janeiro de 2024 para consoles e PC como o aguardado retorno da franquia após anos de ausência. Ao adotar abordagem metroidvania em 2.5D com plataforma e narrativa épica, conquistou o público a crítica especializada.
Mais de um ano depois, Prince of Persia: The Lost Crown ganha versões mobile para celulares com Android e iOS.
Com uma série de adaptações para ser jogado no mobile, Prince of Persia: The Lost Crown promete repetir o sucesso das versões para consoles e PC, um feito nada fácil. Será que ele consegue? Confira em nossa análise!
Prince of Persia: The Lost Crown traz uma jornada épica
Por mais que o nome possa sugerir, o jogo não nos coloca no papel do tradicional Príncipe da Pérsia, mas sim de Sargon, um jovem guerreiro que integra o grupo de elite intitulado Os Imortais.
Após o príncipe Ghasan ser sequestrado e levado para o misterioso Monte Qaf, cercado por lendas, distorções temporais e perigos mortais, Sargon e Os Imortais embarcam em uma aventura para resgatá-lo.
Um dos pontos altos de Prince of Persia: The Lost Crown é sua narrativa e como ela traz os elementos da mitologia persa. A trama é densa e repleta de reviravoltas, mas poderia ter sido um pouco maior. Na duração, pode ter terminada por volta de 16 horas.
Ação viciante
A jogabilidade tem forte inspiração em metroidvanias. Sargon inicia com movimentos versáteis e ganha novas habilidades que expandem a exploração. A movimentação ágil torna o ritmo do jogo fluido e satisfatório, algo que torna a experiência viciante.
No geral, o combate exige técnica, com inimigos variados e chefes desafiadores que testam reflexos e estratégia. A dificuldade é alta, mas não injusta, com opções de acessibilidade para quem não quer se estressar.
Para os dispositivos móveis, há opções interessantes que tornam a experiência mais fácil. Por exemplo, você poderá escolher se quer utilizar poções em modo automático, semiautomático ou manual. Para quem não tem um joystick, usar um item de cura sem precisar apertar ajuda consideravelmente durante os combates.
É também possível reduzir a velocidade do jogo para que você tenha mais tempo de reação, deflexão e golpe automáticos, dash aéreo extra e uma mecânica que permite ser acertado uma vez sem tomar dano. Por último, há remapeamento completo de botões
Mesmo com tudo isso, jogar no celular sem controle é uma experiência frustrante, principalmente para quem não tem costume.
Em alguns momentos, os botões do touchscreen não parecem responder como deveriam, mas a impressão é que poderiam ser maiores para uma zona maior de contato. Isso resulta em aborrecimento nas batalhas contra chefes ou seções de plataforma.
Pérsia vibrante
Prince of Persia: The Lost Crown traz os mesmos gráficos animados e vibrantes dos consoles e PC para os celulares. O trabalho de conversão é bem feito e a qualidade continua impressionante, principalmente em dispositivos com display AMOLED. A direção de arte e a representação da Pérsia e sua mitologia é digna de aplausos.
No desempenho, dispositivos mais recentes conseguem rodar em 60 FPS, algo que ocorreu na maior parte do tempo durante os testes no iPhone 15 Pro Max. Entretanto, a otimização decepcionou em diversos momentos com crashes, um deles no final da batalha contra um chefe, algo que obrigou repetir a seção inteira.
A trilha sonora é excelente, com sons eletrônicos e instrumentos tradicionais persas. Ela é composta por Gareth Coker, de Ori and the Blind Forest, e pela artista iraniana Mentrix. Cada região traz um estilo de música diferente, o que mostra o capricho com os detalhes. Há legendas em português, mas não dublagem para o nosso idioma.
Devo investir em Prince of Persia: The Lost Crown?
Prince of Persia: The Lost Crown é um dos melhores jogos da franquia e pode ser considerado um retorno triunfal, tanto pela história cativante e ambientação únicas, além do combate e jogabilidade viciantes.
Entretanto, jogar nos dispositivos móveis sem um controle pode ser uma experiência frustrante, caso você não esteja acostumado. Se você tiver um PC ou console, não pense duas vezes em procurar a versão dele.
Prince of Persia: Lost Crown já está disponível para Android e iOS. O jogo pode ser adquirido na App Store e Play Store.
*O Cromossomo Nerd agradece a Ubisoft Brasil e Drone Comunicação por ter nos cedido uma cópia do jogo para esta análise.