Gotham estava vindo de uma 3ª temporada muito criticada, tanto pela enrolação quanto pelos personagens, mas infelizmente, a 4ª temporada não melhorou muito, apesar de ter conseguido ser superior. A nossa review terá spoilers!
Eu sinceramente não sei qual é o problema dos produtores e roteiristas de Gotham, eles insistiram em 2 romances completamente desnecessários e sem sentido, que acabaram vindo de lugar nenhum e indo para lugar algum.
Um deles, é o romance entre Butch e Tabitah, que além de forçado e desnecessário, os personagens já deram o que tinham para dar na série. O plot envolvendo Cyrus Gold até que foi legalzinho, mas nada de espetacular.
Outro romance completamente aleatório é o de Nygma e Lee, sem exageros, o casal consegue ser pior que o primeiro, sem esforço. Lee é outra personagem que já deu o que tinha para dar na série, infelizmente, assim como a Bárbara, que teve uma das piores tramas de toda a série, sendo a herdeira do Demônio. Sim, não é sacanagem, eu queria que fosse, mas não é.
Por outro lado, as inclusões de Jeremiah e de Sofia Falcone foram extremamente boas. Sofia veio para dar a série uma pegada parecida com a da 1° temporada, com a máfia e tudo mais e funciona, Jeremiah veio exclusivamente para apresentar o Coringa, vai me surpreender muito se ele não for o Coringa desse universo, Jerome participou e morreu da forma dele, loucamente.
Outro personagem positivo da temporada foi Jonathan Crane, O Espantalho, o personagem chega a dar medo em algumas situações, além de ser muito fiel ao material original.
Gordon tomou algumas decisões que, particularmente, eu nunca achei que ele fosse tomar. Bullock, por incrível que pareça, em alguns momentos, conseguiu ser mais consciente do que Gordon.
Bruce Wayne e Alfred são basicamente os mesmos. Exceto por Bruce agora estar mais esperto, experiente, lutador e por alguns momentos, babaca.
Ra’s All Ghul foi muito bom também, certamente a melhor versão em live-action do personagem.
A 4ª temporada da série serviu apenas para apresentar alguns personagens e deixar uma ponta para o Batman (o último episódio que o diga), coisas que poderiam ter sido feitas perfeitamente em 10 ou 13 episódios. Felizmente, a 5ª e última temporada de Gotham terá apenas 10 episódios, para apresentar apresentar os personagens que faltam e encerrar de vez o ciclo narrativo.
Nota: 4.0/10.0.