REVIEW: Hellblade: Senua’s Sacrifice – Psicose, mitologia nórdica e muitos puzzles

0
1130

A Gog.com nos enviou uma cópia de Hellblade: Senua’s Sacrifice para testarmos e darmos nossa opinião sobre o game e aqui está o que achamos:

Hellblade: Senua’s Sacrifice é o mais novo game desenvolvido pela Ninja Theory. Localizada na Inglaterra, a desenvolvedora de jogos já produziu games como Kung Fu Chaos, Devil May Cry e Enslaved: Odissey to the WestPor estar a pouco tempo no mercado, em comparação a outras grandes empresas do meio, a Ninja Theory com sua equipe de 20 pessoas, conseguiu entregar um jogo de nível gráfico incrível e enredo fenomenal.

O jogo recém lançado conta a história de Senua, uma guerreira Nórdica, que após uma invasão Viking que devastou territórios e assassinou toda a sua tribo, fez com que ela ficasse traumatizada e desenvolvesse doenças psicológicas. A protagonista então, começa a escutar mais de uma voz em sua cabeça e a partir disso faz com que ela acabe se tornando vulnerável e confusa em relação ao que é real ou não durante a história, tendo visões e premonições de coisas que podem vir a acontecer.

Senua precisa encontrar seu amado Dilian, que foi levado pelos Vikings, para cumprir a promessa que fez a ele dizendo que os dois permaneceriam juntos mesmo depois do que aconteceu. Senua vai até Helheim em busca de Dilian e é onde sua jornada começa.

SOBRE O GAME:

Os gráficos são fascinantes, você vê plantas, terra, céu e objetos com um nível de realismo incrível, capaz de te fazer questionar em alguns momentos se está realmente jogando ou vendo um filme. A cada cenário uma novidade, o jogo tem muitos puzzles durante o início e isso parece desanimador em alguns momentos, afinal, as vozes que Senua escuta te fazem querer buscar mais informações e não ficar apenas resolvendo puzzles durante o jogo.

Em alguns momentos de batalha entre Senua e os “demônios” que ela enfrenta, o jogo cria uma ótima física em relação a personagem, que fica cansada e mais lenta caso tenha sido golpeada diversas vezes durante a luta. Porém, fora da luta, a lentidão em que ela anda e até mesmo quando corre, faz com que o jogo se prolongue e você perca a paciência em alguns momentos.

Hellblade: Senua’s Sacrifice tem como maior ponto positivo sem dúvidas: a história, o nível gráfico do jogo e a imersão causada pelos efeitos sonoros e vozes ao jogar com headset. Em muitos momentos você se sente na pele da personagem. As angústias, medos e até mesmo a raiva são transferidas justamente porque o jogo coloca você muito próximo da realidade mental em que Senua vive durante todo momento. A captura de movimentos utilizando atores reais é sem dúvida um passo enorme para a indústria de jogos, uma vez que, te faz confundir cenas e querer compara-las com grandes filmes feitos desta forma.

A polêmica causada pelo jogo muito antes de ser lançado foram os boatos sobre morte permanente que caso a infecção que Senua tem em sua mão aumentasse e chegasse até a cabeça ela morreria e assim todo o progresso salvo de jogo seria perdido. Durante o jogo a mensagem que é mostrada diz exatamente: “SE A PODRIDÃO CHEGAR NA CABEÇA DE SENUA, A MISSÃO ACABA E TODO O PROGRESSO SERÁ PERDIDO.” Muitas coisas foram ditas em relação a isso, e até mesmo a preocupação de perder todo o progresso já feito foi o que polemizou o game e criou a vontade de jogar em muitos players por ser algo tão diferente. Mas sinto informar a vocês que isso não acontece. Morrer muitas vezes durante o jogo acaba se tornando uma coisa “normal” e através de uma análise pode-se entender que na verdade a infecção/podridão que Senua carrega na mão na verdade é apenas um medidor de progresso do jogo. Sim, você não leu errado. É apenas o medidor de progresso que de forma “sutil” mostra o quanto você progrediu ou não no jogo.

Pode ser que a Ninja Theory tenha confirmado tais boatos justamente pra causar essa curiosidade geral, mas na verdade não passaram de boatos e não é assim que funciona o jogo.

OPINIÃO DE QUEM JOGOU:

“Eu sou movida à jogos que me fazem querer descobrir mais do que está acontecendo. Hellblade é exatamente esse tipo de jogo. Apesar dos puzzles desanimarem você durante alguns momentos, pois precisam que o jogador tenha paciência, o game no geral acaba se tornando um “xodó” particular pelo vínculo que se cria com a personagem Senua. Quando joguei a primeira vez o que mais me fascinou foram as vozes e como são distribuídas quando você está jogando com o headset. Você escuta uma voz longe e logo após uma voz perto, sempre te provocando e sempre tentando te provocar de alguma forma. A narração do game é inspiradora, mas confunde muitas vezes justamente por conta das vozes, narração e muitas informações num mesmo ambiente, mas nada que deixe você absolutamente perdido durante o jogo. As batalhas são ótimas e o design dos personagens inimigos são incríveis. As cenas com fogo também trazem ambientes lindos, apesar de em alguns momentos você registrar grandes bugs com os reflexos de fogo. Não acho que foi relacionado ao processador, meu computador é de 8GB de ram e com uma placa de vídeo boa, exatamente como o próprio jogo necessita para ser rodado, então que os bugs são particulares do jogo, porém em alguns momentos, mesmo com as qualificações para o jogo rodar ele trava e muitas vezes deixa de se movimentar com o cursor. Voltando ao design de personagem, Senua é a protagonista perfeita para encorajar mulheres que como eu gostam de guerreiras que mostram a sua vulnerabilidade mas mesmo assim permanecem firmes e fortes até o fim. Vale muito a pena jogar, porque ele mistura muita emoção, luta e terror psicológico na medida certa (menos os puzzles, que me desanimaram muito, rs).”

Priscila Neri, 24 anos – Redatora do Cromossomo Nerd

Para uma jogabilidade perfeita, é necessário no mínimo:

  • OS: Windows 7, 8, 10
  • Processor: Intel i5 3570K / AMD FX-8350
  • Memory: 8 GB RAM
  • Graphics: GTX 770 with 2GB VRAM / Radeon R9 280X 3GB
  • DirectX: Version 11
  • Storage: 30 GB available space
  • Additional Notes: Minimum spec screen resolution: 1280×720

Mesmo utilizando um computador à altura, durante os testes o jogo chegou a travar algumas vezes e deram bugs de cursor e teclas de jogo.

Adquira Hellblade: Senua’s Sacrifice na GOG.com por R$ 55.99 (sem DRM).