Sekiro: Shadows Die Twice | 8 dicas de ouro para você conseguir derrotar os chefões e troféus do jogo

0
6636

Sekiro: Shadows Die Twice foi lançado no dia de 22 de março, pela mesma desenvolvedora de Bloodborne e Dark Souls. Como era de se esperar, o jogo apresenta dificuldade elevada e tem tirado o sono de muitos jogadores.

Entender as mecânicas e estratégias contra os chefes pode ser confuso muitas vezes, mas é perfeitamente possível vencê-los e platinar o jogo.

Não me considero um jogador de outro mundo, apenas alguém esforçado e que sempre curtiu jogos. Mesmo assim, fui capaz de obter todos os troféus com muito suor em menos de um mês.

Neste artigo, darei algumas dicas de como lidar com alguns desafios e chefões do jogo.

8Postura é tudo

A FromSoftware criou um mecanismo novo de combate que anda dando nó na cabeça de muitos jogadores que eu só fui pegar o espírito da coisa no final. No jogo, temos um mostrador chamado de barra de postura. À medida que sua vida ou a do oponente vai caindo, a recuperação de postura fica mais lenta e a barra demorará mais para esvaziar.

Uma barra cheia significa que você não será capaz de defender-se. Nos inimigos e chefes, significa que você terá a chance de dar um golpe mortal. Este golpe mortal permite que uma barra do inimigo seja retirada imediatamente. Por isso, é extremamente importante encher a barra de postura de seus inimigos e sempre ficar atento à sua própria. Quando sua barra estiver muito cheia, recue imediatamente e mantenha L1 pressionado à uma distância segura, assim ela irá esvaziar mais rapidamente.

JAMAIS deixe sua barra encher. Um erro deste porte, principalmente em chefes, pode significar a morte certa.

7Como abordar os chefes

As batalhas com chefes têm causado choro e ódio por parte de alguns jogadores. Eles são brutais, rápidos e impiedosos.

Por instinto, você acaba se sentindo inseguro e o chefe vai para cima de você sem dó. Nesse desespero, você acaba perdendo o foco e morrendo. A dica que dou é a seguinte: NÃO TENHA MEDO.

Este jogo recompensa o combate inteligente e agressivo. Isso não significa que você deva sair metralhando os botões, é claro. Seja inteligente e agressivo sem ser relapso. A maior parte dos ataques dos chefes PODE E DEVE SER DEFENDIDA.

Por instinto, queremos somente esquivar e atacar. Na realidade, uma defesa bem sucedida (apertar L1 rapidamente, sem segurar) antes do ataque, causará um som diferente com um efeito de deflexão. Isso fará com que a barra de postura do chefe encha mais rápido.

No confronto final, eu ficava apertando e soltando L1 rapidamente nas sequências de golpes, não conseguia todas as defesas perfeitas, mas só de ter algumas já era um avanço. Outro detalhe importante é que você não precisa esvaziar a barra de vida dos chefes para vencê-los. Isso é um fato que tem causado muita confusão.

Como dito anteriormente, basta que você encha barra de postura dele. Recomendo, no início de toda batalha, que você estude os movimentos, seja cauteloso e vá tirando a vida AOS POUCOS. O jogo pune a ganância.

Concilie entre tirar cerca de metade da vida do chefe e fazer deflexões, para manter a barra de postura do chefe enchendo. Neste momento, você deverá ser agressivo, mas cuidadoso para não deixar que seu oponente descanse. Assim que a barra de postura encher, você fará a execução. Se você se sente inseguro, pode continuar focando na barra de vida, mas a batalha irá demorar muito mais e a chance de você cometer um erro fatal aumenta.

Neste jogo, QUASE todos os chefes podem ser vencidos com uma estratégia: manter o botão de corrida pressionado e correr em círculos, feito uma galinha. Não, eu não estou brincando. Ao fazer isso, muitos chefes não irão conseguir acertá-lo, dando abertura para que você dê um ou dois hits. Você pode repetir isso até o fim. Não é bonito, não é o que o jogo incentiva, mas funciona.

6Contra ataque Mikiri

Na árvore de habilidades, esta perícia custa apenas 1 ponto e é, de longe, a mais útil do jogo. Alguns ataques não podem ser defendidos. Eles são mostrados com um ícone vermelho em cima do oponente, além do alerta sonoro diferente.

Isto requer duas coisas: esquivar ou contra-atacar.

Se o ataque for RETO, ou seja, uma investida estilo estocada, você poderá apertar círculo (PS4) ou B (Xbox One). Lobo, dependendo do inimigo, irá pisar na arma do oponente, dando oportunidade de atacar.

Em batalhas com chefes, por mais arriscado que possa parecer, o ideal é o contra-ataque. Além de permitir que o chefe fique aberto à golpes, você irá aumentar a barra de postura dele.

Caso o ataque não seja reto (um corte, por exemplo), a melhor opção é a esquiva ou pulo, a depender do inimigo enfrentado.

5Próteses

Lobo perde um braço no início do jogo, algo amplamente divulgado no marketing e que faz parte da proposta do jogo. Sua prótese pode mudar tudo em um combate. Uma das mais úteis são as bombinhas. Elas podem ser encontradas logo no início e podem passar despercebidas.

Assim que você sair do templo dilapidado, após enfrentar seu primeiro mini-chefe e logo depois da área com o ogro com marreta, você verá um grande portão. Um pouco longe, no telhado, há um oponente com canhão. Antes dele, nesta área, olhe para a montanha no lado esquerdo e procure a opção de usar o gancho. Escale a montanha e procure um comerciante numa barraca e compre o item chamado bombinhas de Robert e leve no escultor.

Esta prótese permite que você lance bombas que assustam inimigos animais e atordoam humanos, sendo fundamental para descolar um golpes ou até para você ter espaço para respirar e conseguir usar itens de cura.

Na área anterior, dentro de uma casa destruída, você encontrará uma senhora atordoada, que acha que você é filho dela. Fale com ela e receba o guizo. No templo dilapidado, na sala do escultor, há uma estátua de buda diferente no canto, encostada na parede. Interaja com ela e você irá para uma área chamada Hirata.

Ao explorar a primeira parte do mapa, após a ponte, dentro de uma casa, você achará um item semelhante a uma tocha. Leve ao escultor e você terá a prótese flamejante. Na barra de itens, você verá um chamado ÓLEO. Ao jogar nos inimigos e usar prótese de chamas, você causará o estado queimadura, que além do dano constante por um tempo, irá deixar seu oponente atordoado, permitindo acertar golpes.

Essa estratégia tornou a batalha com o Guardião Primata extremamente simples para mim.

Inimigos humanos, principalmente mini-chefes, sofrem bastante com esse método. Use sem medo.

4Compre bolsas de dinheiro

A princípio, parece estúpido você gastar suas moedas para comprar uma bolsa de moedas. Veja isso como um investimento. Seu dinheiro normal pode ser perdido ao morrer (50% dele, caso o auxílio oculto falhe). O dinheiro nas bolsas não é perdido, não importa quantas vezes você morra. Caso você queira comprar algo, use as bolsas como itens normais e compre o que desejar.

3Encha a barra de experiência antes de enfrentar chefes

Seguindo a lógica de perder metade do dinheiro quando você morre, você também perderá metade da sua experiência caso o auxílio oculto não seja ativado.

Antes de enfrentar um chefe, encha a barra de experiência para ganhar o ponto de habilidade, matando diversos inimigos até conseguir completar a barra.

Você NUNCA perderá pontos de experiência ao morrer. Um local que achei extremamente bom de conseguir experiência rapidamente e simples é o mapa nas profundezas de Ashina chamada Vila Mibu.

Sempre que você repousar num ídolo, os inimigos mortos voltarão aos seus lugares, com exceção de chefes e mini-chefes.

2Estado de terror e aparições

Inimigos do tipo aparição, fazem com que sua barra de terror encha. Se ela chegar no máximo, você morrerá imediatamente. No decorrer do jogo, você encontrará mini-chefes chamados decapitados. São corpos putrefatos de guerreiros, usando espada longa e como diz o nome, sem cabeça.

Os ataques dos putrefatos causam terror rapidamente, além de dano elevado. Como se não bastasse, eles invocam uma névoa que torna seus movimentos lentos. Você só conseguirá causar dano a eles utilizando um item chamado confete divino, ele será mais abundante perto do fim do jogo.

Um dos chefes finais irá fazer com que os comerciantes vendam confete divino com estoque infinito. Perto também do final do jogo, você conseguirá uma prótese de apito chamada Malcontente. Este item permite que você atordoe os decapitados 3 vezes por luta.

A estratégia de ouro é usar o apito assim que eles invocarem a névoa. Enquanto  estiverem atordoados, bata rapidamente até dissipar a névoa. Ao fazer isso, se posicione atrás dele. Enquanto você estiver atrás dele, ele irá girar para te enfrentar. Se você continuar seguindo o movimento dele, girando junto com ele, em suas costas, ele não irá te atacar. Você pode ir batendo nesse meio tempo, tornando a luta bem mais fácil.

1Seja discreto

Por mais que você seja um shinobi extremamente treinado e equipado, agir nas sombras sempre irá tornar as coisas mais fáceis. Chegar por trás de um inimigo comum, permitirá a execução imediata do mesmo.

Em mini-chefes, você conseguirá tirar uma barra inteira de vida dele, o que é um adianto e tanto. Sempre estude seu caminho e procure oportunidades de agir nas sombras, a estrutura do jogo incentiva isso, basta que preste atenção.

Mesmo que você seja visto, você pode correr, dar um tempo até que os inimigos esqueçam e voltar até lá pare tentar de forma diferente.

Em Hirata, há um chefe chamado Juzou, o bêbado. Por mais que ele não seja difícil, o problema é que ele está acompanhado de diversos inimigos. Uma estratégia para facilitar bastante sua vida é matar os inimigos que acompanham o chefão, esqueça Juzou por enquanto. Quando matar todos, fuja e espere. Ele voltará à posição inicial.

Perto dele, nas rochas do lago, há um samurai. Peça a ajuda dele. Ele irá distraí-lo para você dar o golpe mortal. Isso permitirá que você tire uma barra de vida dele, tornando a batalha muito mais fácil.

Essas são as dicas que me ajudaram muito depois de muitas mortes e vontade de desistir. Por mais que seja um jogo difícil, é extremamente agradável e possível dominá-lo. Apenas tenha paciência e continue se esforçando. Boa sorte!