A Islândia fez uma excepcional campanha na Euro 2016, onde chegaram às quartas de final, batendo a poderosa Inglaterra nas oitavas, antes de serem eliminado pela França.
Na onda do aumento pelo interesse no time futebol do pequeno país, a EA ofereceu à Associação de Futebol da Islândia (KSI) $15.000,00 (cerca de R$49.000,00) pelos direitos de imagem da seleção Islandesa. A KSI considerou o valor baixo e fez uma contraproposta que a EA não aceitou.
O presidente da KSI, Geir Thorsteinsson, comentou sobre as negociações “Eles (EA) são os que querem comprar esses direitos e os querem quase que de graça. O nosso desempenho na Euro mostra que somos um bom time e muitos gostariam de jogar conosco. É triste para os jogadores, mas a crítica deve ser para EA Sports”. Ele então concluiu “Eu realmente sinto, se estamos dando ou oferecendo direitos, tem de haver negociações adequadas e taxas justas”.
A EA não quis comentar sobre o fracasso das negociações. Curiosamente, a empresa havia dito recentemente, via Twitter, que planejava usar a comemoração islandesa “Viking Clap” no game, no entanto agora o tweet foi removido.
FIFA 17 chega em 27 de setembro, para o Playstation 4, Xbox One, PC, PS3 e Xbox 360.