Série Watchmen da HBO não será um adaptação direta das HQs de Alan Moore

0
485

A aclamada série de histórias em quadrinhos de Alan Moore, Watchmen, é comumente considerada uma das maiores histórias em quadrinhos, por isso o interesse em uma adaptação em live action da graphic novel sempre foi alto. Mesmo que o próprio Alan Moore não tenha mostrado nenhum entusiasmo com a perspectiva de alguém adaptar seu trabalho.

No entanto, em 2009, uma adaptação live-action da série foi exatamente o que os fãs receberam quando o filme de Zack Snyder chegou aos cinemas. E mesmo que o filme não recebesse a mesma quantidade de elogios que sua contraparte em quadrinhos, muitos fãs diriam que foi uma adaptação fiel aos quadrinhos. Ainda assim, havia certos elementos dos quadrinhos que foram omitidos ou cortados do filme.

Então, quando foi anunciado que a HBO estaria criando uma série de Watchmen com Damon Lindelof, muitos fãs começaram a esperar que pudessem ver os elementos omitidos explorados. Mas, recentes comentários de Lindelof, sugerem que a série poderia apresentar muitos desvios em relação ao material original.

Para explicar como ele planeja tratar o material original, Lindelof explicou como Noah Hawley (Legion) tratou o filme Fargo ao criar a série de televisão Fargo:

”[Adaptar] pode ser a palavra certa no final do dia. Você assiste Fargo? Eu não chamaria a versão de Fargo de Noah Hawley como uma adaptação, porque o filme existe dentro de seu mundo, e então tudo o que aconteceu no filme Fargo, precede o programa de televisão Fargo. Então eles encontram um saco de dinheiro na primeira temporada, e você diz: ‘Oh, isso veio do filme’. Mas também,Noah está se inspirando outras áreas do cânone dos irmãos Coen, por isso remete ao Lebowski, mas também é sua própria coisa.”

Em outras palavras, os fãs não devem esperar que a série seja uma recriação restrita de quadro por quadro, que os fãs mais gostam do filme de Zack Snyder.

Lindelof até compara seu tratamento do material fonte de Watchmen a como Moore criou a série, observando como Moore baseou seus personagens naqueles da Charlton Comics:

”Esse é o espírito do que ele fez com Watchmen em primeiro lugar. Não é preciso tirar nada dele. Ele criou isso – é um original – mas a base para esse mundo está nesses outros personagens que a DC acabou de comprar dessa empresa de quadrinhos chamada Charlton. E ele rasgou esses personagens.”

O showrunner defendeu até adaptações de Watchmen contra Alan Moore, que é firmemente contra eles, dizendo que o escritor está sendo hipócrita, com ele mesmo “contou histórias icônicas com personagens que ele não criou.”

Apesar de tudo, é óbvio que Lindelof é muito fã do trabalho de Moore e da história em quadrinhos de Watchmen, mas ele está muito à vontade com a abordagem do material original e está confiante com sua decisão. Se o produto final será bom, e se os fãs aceitarão mudanças na história em quadrinhos aclamada, é algo que teremos que esperar para descobrir.