O remake de Silent Hill 2 apresenta um total de oito finais possíveis, expandindo os seis finais do jogo original. Isso inclui os quatro finais principais e os dois finais cômicos.
Depois da nossa análise do jogo e o guia para os principais secretos, iremos te mostrar como fazer todos finais e requisitos pra concluí-los.
Final “Leave” (Ir Embora)
Esse é o final que a maioria dos jogadores conseguirão por padrão. Considerado o final “bom”, nos padrões de positividade para a trama de Silent Hill 2, o encerramento mostra James aceitando sua situação e deixando Silent Hill com Laura.
Assim como na versão original de Silent Hill 2, os três principais finais são definidos pelo comportamento do jogador ao longo da jogatina.
Os requisitos exatos para o final Leave são um pouco vagos, mas, como no jogo de 2001, geralmente requerem que James demonstre mais dedicação a Mary do que a Maria.
Passe o mínimo de tempo possível com Maria, evite visitá-la repetidamente e mostre pouco interesse em salvá-la quando ela estiver em perigo. Também é recomendado manter a saúde de James sempre alta e, para aumentar suas chances, inspecione a foto de Mary em seu inventário algumas vezes durante o jogo.
Final “Maria”
Se o final Leave foca na dedicação de James a Mary, o final Maria segue a direção oposta. Neste desfecho, James deixa Silent Hill ao lado de Maria.
Os requisitos aqui são o inverso dos do final Leave. Tente passar mais tempo com Maria, mantendo-a próxima de James quando estão juntos – ou seja, evite correr e deixá-la para trás. Priorize ajudar Maria se ela enfrentar problemas com monstros, protegendo-a para que não sofra danos.
Evite olhar para a foto de Mary e, sempre que Maria sugerir algo – como levá-lo a Laura quando ela segue em direção ao Brookhaven Hospital – siga suas orientações, em vez de desviar para explorar outros lugares.
Final “In Water” (Na Água)
O pior dos três finais principais, In Water, mostra James sucumbindo à sua dor e trauma, escolhendo a morte em vez de continuar vivendo.
Para conseguir este final, jogue como se James não se importasse consigo mesmo. Evite “excesso” de cura – ou seja, não o cure imediatamente após ser ferido ou até ultrapassar a saúde completa; em vez disso, só o cure quando for realmente necessário e sem exagerar. Você pode notar quando James está machucado pelas manchas de sangue em sua jaqueta; ao usar uma bebida de cura após alguns danos, James ainda ficará levemente ferido, permitindo que você evite uma cura excessiva.
Da mesma forma, evite usar seringas, que restauram a saúde totalmente, a menos que James esteja prestes a morrer. Inspecionar a faca no inventário de James ocasionalmente também sugere que ele está contemplando se machucar.
O remake de Silent Hill 2 prioriza finais que você ainda não desbloqueou em relação aos já obtidos. Assim, se seguir os requisitos de dois finais, como In Water e Maria, na mesma partida, você pode salvar o progresso perto do final da seção do Lakeview Hotel e refazer as duas últimas lutas, aumentando as chances de desbloquear ambos os finais sem precisar de uma nova partida completa.
Final “Ritual”
O final Ritual só fica disponível após completar o jogo uma vez e desbloquear o modo New Game Plus, que inclui itens adicionais espalhados pelo jogo. Nesse desfecho paranormal, James rema até um local sagrado em uma ilha no Lago Toluca e tenta ressuscitar Mary através de um ritual oculto.
Para obter o final Ritual, você precisa encontrar quatro itens: o livro Cerimônia Escarlate, o Crisma Branco, o Cálice de Obsidiana e o livro das Memórias Perdidas.
Ao descer pelo caminho no início do jogo, você encontrará a primeira pista sobre o final Ritual em um banco de piquenique ao longo do trajeto. Uma anotação deixada sob o banco oferece dicas sobre onde e quando encontrar cada um dos quatro itens necessários para completá-lo.
O primeiro item, o livro Cerimônia Escarlate, está disponível logo no início do jogo, no cemitério onde você encontra Angela pela primeira vez.
Após falar com Angela, desça até a margem da água e olhe para a direita. Você verá uma árvore retorcida sem folhas, com uma lápide embaixo. Ao se aproximar, verá o livro encostado na lápide.
O Crisma Branco pode ser encontrado depois que você se reúne com Maria em Rosewater Park. Após passar pelo Jack’s Inn, procure pela Baldwin Mansion na rua logo adiante. Passe pelo portão e pegue o frasco em cima da mesa, perto da porta da frente. A mansão fica na Munson Street, ao sul de Rosewater Park, e é um dos primeiros locais que você encontra após passar pelo Jack’s Inn.
O Cálice de Obsidiana está na Silent Hill Historical Society. Se você observou as pinturas ao passar por lá na primeira jogada, viu uma que se parece com o cálice preto que está procurando. No modo New Game Plus, essa pintura foi movida, revelando um espaço atrás dela onde o cálice está localizado, à esquerda da pintura de Pyramid Head no centro da sala.
O último item, o livro das Memórias Perdidas, está no Lakeview Hotel, na sala de Achados e Perdidos, em uma das prateleiras. No entanto, essa sala está trancada. Para entrar nela, atravesse o lobby para o Cafe Toluca e vá até o fundo do café para encontrar uma parede que pode ser destruída.
Quando tiver os quatro itens no inventário, o final Ritual será ativado ao concluir a luta final.
É possível ativar outros finais que terminam antes, como UFO, Dog, Stillness e Bliss, mas os itens do Ritual irão automaticamente sobrepor os finais Maria, In Water e Leave.
Final “Dog”
Silent Hill 2 inclui dois finais cômicos que sugerem culpados alternativos para os eventos do jogo e o tormento de James. Não vamos revelar muito sobre o final Dog, mas aqui vai o necessário para obtê-lo:
Para esse final, você precisa iniciar uma nova partida no modo New Game Plus e encontrar um novo item: a Chave de Cachorro. Para pegá-la, explore a cidade de Silent Hill enquanto pode andar pelas ruas, antes de concluir o Brookhaven Hotel. Primeiro, vá até a loja de animais Big Jay’s Pet Shop, na esquina da Katz Street com a Neely Street, e, em seguida, vá até o Wood Side Apartments. No fundo da loja, dentro de uma gaiola de animais, você encontrará a Parte da Chave Quebrada.
Após visitar Rosewater Park e encontrar Maria, você terá novamente acesso às ruas de Silent Hill, mas em uma nova área. Fique atento a um portão marcado com um osso.
Atrás do portão, você verá um pequeno quintal com uma casinha de cachorro. Lá, encontrará o segundo item, outra parte da chave quebrada.
Combine as duas partes para formar uma chave completa. Guarde-a até chegar ao Lakeview Hotel no final do jogo e, após assistir ao vídeo de James, use a chave para abrir a sala de vigilância ali por perto.
Final “UFO”
Este é outro final peculiar que exige uma série de passos, além de sugerir uma inteligência diferente por trás dos eventos de Silent Hill.
No modo New Game Plus, você precisará encontrar um item específico e visitar vários lugares-chave no jogo com ele para desbloquear o final UFO. As pistas sobre o que você precisa podem ser encontradas na loja Groovy Music, onde você encontra os itens Disco de Vinil Quebrado e a Cola de Vinil no início do jogo, antes de visitar o Wood Side Apartments.
Verifique o banco à direita da entrada da loja, perto dos expositores, para encontrar uma revista. Ela contém várias pistas, dizendo que há um dispositivo alienígena em uma loja de Silent Hill e que coisas estranhas aconteceram em um telhado, perto do Lago Toluca, e no Lakeview Hotel.
Primeiro, você precisa do dispositivo alienígena: a Blue Gem (Gema Azul). Quebre a janela da loja localizada ao norte da Big Jay’s na Neely Street e você encontrará a gema em uma caixa de joias lá.
Este é um item-chave novo que permanecerá no seu inventário pelo resto do jogo.
Em seguida, vá até o telhado mencionado na capa da revista – o telhado do Saul Apartments, na Saul Street. Você precisará ir até esse local para pegar o Botão da Jukebox e resolver o quebra-cabeça no Neely’s Bar.
Enquanto percorre o prédio de apartamentos, o caminho linear eventualmente o levará até o telhado, onde você deverá ouvir alguns efeitos sonoros estranhos e que possuem uma atmosfera de ficção científica. Quando ouvir, procure um desenho de um OVNI em uma ventoinha próxima, e então inspecione a Gema Azul; ela vai brilhar e você ouvirá mais sons estranhos.
O segundo local do OVNI é no Rosewater Park, depois de sair do Blue Creek Apartments. Você deve ouvir o som do OVNI à medida que se aproxima dos telescópios posicionados perto da borda da água.
Como antes, procure um desenho de um OVNI, que estará na parte de trás de uma placa na extremidade esquerda da área do pier, de onde você entra pela primeira vez. Enquanto estiver perto dela, vá ao seu inventário e investigue novamente a Gema Azul.
O terceiro local será quando você sair do barco no Lakeview Hotel, logo após atravessar o lago. Antes de subir as escadas, ouça o som do OVNI e certifique-se de investigar a Gema Azul no seu inventário.
A última vez que você precisa inspecionar a gema é no Room 312 no Lakeview Hotel. Certifique-se de fazer isso antes de assistir ao vídeo que você encontra no porão. Se você inspecionou a gema nos locais corretos, olhar para ela aqui deverá desencadear o final UFO imediatamente.
Novos Finais
O remake de Silent Hill 2 traz dois novos finais: Bliss e Stillness. Para desbloqueá-los, você precisará encontrar alguns itens-chave novos, escondidos no jogo. Ambos estão disponíveis apenas no modo New Game Plus, e descobrir como funcionam requer explorar os segredos adicionais do jogo.
Final “Bliss”
O final Bliss oferece outro caminho para James: a negação total. Em vez de escapar de Silent Hill, ele escolhe permanecer nela, aprisionando-se em algo que parece ser uma fantasia eterna.
Este final leva James ao Pete’s Bowl-O-Rama, uma localização importante na versão original do jogo, mas que não é necessária no remake. Para acessá-lo, você deve estar no modo New Game Plus, já que o final adiciona novos itens ao jogo.
Você pode visitar o Pete’s Bowl-O-Rama com Maria, logo após conhecê-la no Rosewater Park — ao invés de passar pelo motel, vá pela rua — ou após deixar o Brookhaven Hospital, a caminho da Silent Hill Historical Society. Se estiver com Maria, você ativará um diálogo extra entre ela e James, que adiciona um pouco à história.
Antes de ir até o boliche, siga até o final da rua, além da Historical Society. Lá, você encontrará um corpo com uma nota importante.
Com a nota em mãos, volte ao Pete’s Bowl-O-Rama. Dentro, na sala dos fundos, você encontrará uma nota sobre um pano escondido no retorno da bola da pista 3. Este pano estava anteriormente pendurado na prateleira de sapatos atrás do balcão; com ele fora do caminho, você agora pode acessar um cofre na prateleira.
O código para abrir o cofre é o número 1887, encontrado na nota no corpo de Nathan.
O cofre não contém o que a pessoa que escreveu a primeira nota queria, mas sim uma chave e outra nota dentro. A segunda nota indica que você deve ir “a um lugar de cuidado”, uma “ilha de alívio em um mar de sofrimento”, que é o Brookhaven Hospital.
Explorando o Brookhaven, você eventualmente sairá para o jardim externo do hospital. Há um gazebo lá, que você só pode acessar rastejando por um buraco nos fundos, e está cercado de inimigos — uma ilha no mar de sofrimento.
Dentro do gazebo, você encontrará uma caixa de madeira pequena, que não estava lá em uma jogada normal. Ela está trancada, mas a chave do cofre do Pete’s Bowl-O-Rama abre-a, revelando uma garrafa com uma substância chamada White Claudia. Esta é uma droga alucinógena que aparece em vários jogos de Silent Hill.
Para obter o final, carregue a White Claudia até o Lakeview Hotel. Vá até o Quarto 312, onde pode tocar a fita de vídeo de James. Abra o inventário e beba a White Claudia antes de tocar a fita. Ao colocar a fita no videocassete, o final será desencadeado.
Final “Stillness”
O final Stillness sugere a queda de James na tristeza, expandindo o final In Water. Assim como o final anterior, você só poderá acessá-lo no modo New Game Plus.
Para encontrar esse final, primeiro, desbloqueie o final In Water, pois não será possível concluir as etapas restantes sem ele. Em seguida, você precisará da motosserra logo no início de uma jogada New Game Plus. Ela serve como uma arma de combate corpo a corpo, permitindo quebrar janelas e acessar itens escondidos em carros estacionados e outros locais, o que não seria possível antes com a peça de madeira.
Siga em direção a Silent Hill até chegar ao Auto Shop, onde resolverá o primeiro quebra-cabeça importante, quebrando a janela e subindo no carro. Depois, passe pelo portão e siga pela calçada entre duas cercas, passando por debaixo de uma ponte. Em seguida, você encontrará um carro verde imediatamente à esquerda.
Quebre as janelas deste carro e deverá encontrar um novo item-chave, a Key of Sorrow.
Agora, jogue até o Lakeview Hotel. Após tocar a fita de vídeo no Quarto 312 e chegar à Otherworld, vá para o primeiro andar. Você precisa chegar ao Manager’s Office, um dos últimos locais acessíveis.
Ao chegar lá, continue até alcançar a versão Otherworld do hotel, onde encontrará um cofre. Você precisa de uma chave e de um código para abri-lo — insira 314 para obter um cartão-postal de dentro.
Se você abrir seu inventário e inspecionar o cartão-postal do Toluca Lake retirado do cofre, o final será ativado.
Esses novos finais adicionam mais mistérios e enigmas ao remake de Silent Hill 2, Use nosso guia para os puzzles de silent hill 2 remake