Anunciado em 2023, Spirit of the North 2 é a esperada continuação de um clássico indie. Com foco em resolução de puzzles e exploração, o game prometia expandir ainda mais o universo do seu antecessor, além de apresentar novas mecânicas.
Junto disso, o novo game da Infuse Studio nos apresenta para uma nova raposa guardiã, além de um novo companheiro, um pequeno corvo.
Com o game em mãos, fico feliz em dizer que, não somente ele supera o original, como ele funciona como uma excelente expansão para um universo belíssimo.
A história de Spirit of the North 2
Assim como o primeiro game, Spirit of the North 2 segue uma narrativa contada de uma forma silenciosa, onde acompanhamos uma pequena Raposa num mundo onde os seres humanos foram praticamente extintos. Neste mundo, os animais são seres místicos, guardiões que asseguram que o equilíbrio seja mantido.

Neste mundo, a pequena protagonista precisa impedir que um espírito maligno cause o caos. Para isso, ela conta com a ajuda de um corvo companheiro, e juntos, eles viajam pelos quatro cantos deste mundo para conseguir o poder necessário para acabar com o mal.
Expansão além da história principal
Um dos pontos que este jogo melhorou em relação ao primeiro é justamente na sua história e lore do universo. Aqui, graças a um estilo menos linear de exploração, o jogo te permite coletar itens que contam mais histórias deste universo, fazendo com que os jogadores compreendam melhor como esse mundo funciona e o que de fato está acontecendo.
Além disso, a adição do pequeno corvo foi outro ponto interessante. No primeiro game, embora tivéssemos um companheiro espiritual, o jogo não lhe dava um senso de quão grandioso aquele universo era. Agora, com os demais animais inseridos, Spirit of the North 2 possui uma sensação de grandiosidade muito bem vinda.
A trilha sonora de Spirit of the North 2
Para completar a narrativa, o jogo conta com uma trilha sonora intimista e bela. Em muitos momentos, o jogo opta inclusive pelo uso de apenas efeitos sonoros, tornando a experiência imersiva graças a delicadeza dos detalhes.
A gameplay de Spirit of the North 2
No quesito gameplay, a Infuse Studio evoluiu o que já era interessante no primeiro game. Agora, o jogo conta com um mundo aberto para você explorar, ampliando ainda mais as possibilidades de descobrir os belíssimos lugares deste mundo.
Além disso, agora a Raposa e o seu companheiro podem receber novas habilidades que facilitam na exploração e na resolução de puzzles. Todas elas são muito bem pensadas para proporcionar uma experiência única para a gameplay.

Contudo, por mais que a ideia de um mundo aberto ser interessante, senti falta de um mapa mais dinâmico. Apesar da exploração ser interessante e divertida, em certos momentos me vi perdido enquanto buscava o objetivo principal da campanha, e o mapa não auxilia neste quesito.
Torne a experiência ainda mais única
Uma adição muito bem vinda do game está na customização da Raposa protagonista. Apesar dessa ferramenta já existir no primeiro jogo, aqui ela é aperfeiçoada, onde os jogadores podem criar sua própria companheira raposa, se diferenciando dos demais que terão. Junto disso, o modo foto do jogo fornece boas ferramentas para criar momentos memoráveis enquanto explora esse mundo belíssimo.
Conclusão
Pegando o que já funcionou anteriormente e aperfeiçoando, Spirit of the North 2 é uma excelente melhoria e expansão de um jogo belíssimo e contemplativo. Com uma história imersiva, personagens adoráveis e um mundo repleto de beleza, o game é uma excelente escolha para quem busca uma experiência confortável e cheia de cores vivas.
*O Cromossomo Nerd agradece a Playtonic Friends e o Infuse Studio por fornecer uma chave de acesso no PS5 para esta análise.