O presidente da Disney, Bob Iger, revelou que Star Wars irá entrar numa pausa nos cinemas após o lançamento do Episódio IX, intitulado “A Ascensão Skywalker”. No entanto, Iger ressaltou que não acredita numa superexposição da franquia. “Nós vamos dar uma pausa por um tempo para restabelecer, pois a saga dos Skywalkers termina neste novo filme”, afirmou o presidente em entrevista a Bloomberg. “Vão ter mais filmes de Star Wars, mas a franquia vai entrar em um hiato por enquanto”, continua ele.
As principais razões para esse hiato podem ser apontadas como: A bilheteria e as críticas de Han Solo – Uma História Star Wars, que foram as piores de um filme em quatro décadas da franquia, superando até mesmo a recepção morna de A Ameaça Fantasma (1999). As vendas de brinquedos baseados na saga também caíram pelo segundo ano consecutivo em 2018, segundo dados da NPD.
“Nós não anunciamos nenhum plano específico para filmes depois [de Star Wars IX]. Tem filmes em desenvolvimento, mas não anunciamos”, finaliza.
Com essa pausa, o foco da Lucasfilm nos próximos anos deve ser produzir jogos e séries de TV, além de inaugurar o seu parque temático na Disney Orlando e Califórnia. Na TV, a saga continuará em The Mandalorian e o retorno de Clone Wars no Disney+; enquanto nos jogos a empresa lançará Star Wars: Fallen Order, que é desenvolvido pelos criadores de Titanfall.
Ademais, ainda existem vários filmes de Star Wars que estão em planejamento e já foram anunciados oficialmente. O diretor de Star Wars: Os Últimos Jedi, Rian Johnson, está trabalhando em uma trilogia de filmes originais, enquanto os showrunners de Game of Thrones, David Benioff e D.B. Weiss, estão escrevendo o roteiro para outros três filmes também inéditos.
Star Wars: A Ascensão Skywalker estreia em 19 de dezembro de 2019.