Star Wars: Os Últimos Jedi de Rian Johnson teria sido retirado de todos os cinemas chineses duas semanas depois de lançado no país. E enquanto o filme provou ser bem-sucedido, também se tornou uma das produções mais divisórias da franquia.
Pouco depois do Os últimos Jedi estrear nos cinemas em meados de dezembro de 2017, muitos espectadores começaram a expressar seu descontentamento com o filme de Johnson. Embora seja discutível o quão autêntico é a aceitação do público em relação ao filme, não é nenhum segredo que a bilheteria estava em declínio acentuado em comparação com O Despertar Da Força.
Ainda assim, isso não significa que o filme não tenha sido um sucesso comercial. “Os Últimos Jedi” rapidamente se tornou o filme de maior bilheteria de 2017, superando Bela e a Fera de Bill Condon (outro filme da Disney), e até conseguiu atravessar a cobiçada marca de bilhões de dólares em pouco mais de duas semanas de lançamento. Alguns dias depois de ter sido retirado de 92% dos cinemas na China, Os últimos Jedi foi removido dos cinemas chineses por completo.
Em uma entrevista com a THR, Jimmy Wu, presidente da cadeia de cinemas chinesa Lumiere Pavilions, disse que Star Wars: Os Últimos está significativamente abaixo do desempenho do país e, como resultado, foi removido dos cinemas. Ele disse: “Os últimos Jedi já foi completamente retirado dos cinemas aqui. Sua aceitação pelo público foi muito pior do que esperávamos “.