O livro de memórias de Bob Iger (The Ride of a Lifetime: Lessons Learned From 15 Years as CEO of the Walt Disney Company), o CEO da Disney, revelou que o criador de Star Wars, George Lucas, ficou chateado ao saber que a nova trilogia da Disney não seguiria o material original que a empresa prometeu seguir quando comprou a franquia dele.
Durante a aquisição da Lucasfilm pela Disney, Lucas achou que no acordo com a empresa, ele veria os episódios VII, VIII e IX seguirem o seus esboços. Contudo, Iger notou que não era uma obrigação contratual seguir esses esboços. Logo, quando Lucas viu O Despertar da Força pela primeira vez, ele “não escondeu sua decepção” e afirmou: “Não há nada novo”.
Em uma nova entrevista à Rolling Stone, a presidente da Lucasfilm, Kathleen Kennedy, falou sobre as revelações do livro de Iger.
“Pessoalmente, tive um relacionamento com George bem antes de nos encontrarmos para fazer Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida (1981). Portanto, são mais de 35 anos que conheço George e continuo sendo muito, muito amiga dele. E eu acho que existem muitos exemplos em que as pessoas criam algo que é fundamental para quem elas são, onde é difícil entender que se tornam algo diferente.” Disse Kennedy.
“Então, acho que inicialmente, foi difícil para George – não acho que ele tenha antecipado o quanto isso seria difícil. E J.J. entrou nisso com tanto entusiasmo e, francamente, muita reverência por Star Wars e por George, e teve que encontrar o que era pessoal para ele. Ele tinha que fazer algo com a cara dele. Todo diretor que entra em um filme precisa criar algo próprio; eles têm que se encontrar na narrativa. E então isso se tornará um ponto de vista diferente. E acho que foi tudo isso a que George reagiu “.
Kennedy repetiu a afirmação de que Lucas está simplesmente lamentando o fato de não estar mais envolvido nos projetos, citando uma recente visita ao set de The Mandalorian, onde ela assistiu suas interações com Dave Filoni e Jon Favreau.
Além disso, Kennedy disse que não acha que Lucas voltará a fazer outro filme. “Duvido. Mas ouça, acho que seria fantástico, se ele estivesse interessado em fazer isso de novo. Mas duvido.”