É provável que, desde 1994, a família Mishima seja uma das mais icônicas dos jogos e isso vai além da franquia Tekken! Formada por 7 jogos, a franquia se encaminha para mais um título da saga principal, o que faz com que os fãs estejam extremamente ansiosos para mais um capítulo desse famoso “Casos de Família”.
É muito jogo, eu sei, mas para ajudar a não perder nada e estar por dentro de tudo o que vai acontecer mais novo lançamento da Bandai Namco, faremos uma retrospectiva resumida dessa história que começa lá no primeiro jogo, muitos anos atrás. Pega a pipoca, o óculos para o PC não te cegar e vamos do comecinho:
O primeiro Tekken e o início da família Mishima
A história do primeiro Tekken começa nos apresentando, Heihachi Mishima, patriarca da família Mishima e organizador do primeiro King of Iron Fist Tournament, que tinha como objetivo principal testar a força de seu próprio filho, Kazuya Mishima, e de outros lutadores. Entretanto, as coisas fogem um pouco do controle quando a esposa de Heihachi, Kazumi Mishima, tenta assassinar ele devido sua ganância que o levará para o caminho do mal.
Heihachi, após enfrentar e matar sua esposa, é confrontado por Kazuya ainda muito jovem. Obviamente, o garoto é nocauteado logo de cara e arremessado de uma montanha pelo próprio pai. Porém, o intuito dessa prova de amor paternal é descobrir se o filho tem o Devil Gene de sua mãe (e também para saber se o filho é digno de ser recebido de volta na família).
Quem matou Heihachi no primeiro Tekken?
Kazuya volta em busca de vingança contra seu pai. Os dois se enfrentam e Kazuya finalmente revela que possui o Devil Gene de sua mãe, a ligação demoníaca que permitiu que ele ficasse vivo após ser arremessado do penhasco.
Depos de finalmente derrotar seu pai, Kazuya Mishima resolve devolver na mesma moeda e também resolve jogar o pai de um penhasco. Bem poético, eu diria. E sinistro também, ainda mais quando a animação da época não favorecia muito o olhar de satisfação de Kazuya para a câmera.
Tekken 2 e o retorno de Heihachi
Um ano após o primeiro jogo, Tekken 2 foi lançado! Mais uma vez, focando em vingança e na história da família Mishima. Kazuya, após derrotar o seu pai no torneio anterior, resolve investir em um novo. Os mesmos lutadores voltam com alguns novos rostos para a série, como é o caso de Roger Jr. e Alex (um dinossauro e um canguru).
O torneio acontece, traições se tornam algo corriqueiro e temos também o retorno de Heihachi, que conseguiu sobreviver à queda! Sem demônio genético, para deixar claro.
Pai e filho se enfrentam novamente no final do torneio e, dessa vez, Heihachi é o vitorioso. Vendo o perigo que o filho pode ser devido o demônio que habita dentro dele, Heihachi, mais uma vez, joga o filho de um “penhasco”, mas opta por jogá-lo no magma de um vulcão!
Em meio às traições, vingança e morte, é importante destacar que Kazuya encontrou alguém para amar…? No fim, a família aumenta graças ao relacionamento amoroso de Kazuya e Jun Kazama, que foi o responsável pelo nascimento de Jin Kazama, um dos protagonistas mais icônicos da saga.
Tekken 3 e o novo protagonista da história
18 anos se passaram desde a morte de Kazuya Mishima e com Heihachi de volta aos negócios da Mishima Zaibatsu, ele precisa resolver um novo desafio: enfrentar o Deus da luta, o Ogre. Jun Kazama consegue sentir o despertar do vilão e pede que seu filho, Jin Kazama, busque ajuda de seu avô, Heihachi. Durante esses acontecimentos, Ogre mata Jun e faz com que Jin comece a buscar vingança.
Heihachi ensina ao seu neto o estilo de luta Mishima para que ele possa enfrentar Ogre. Além disso, Heihachi começa o terceiro torneio do Rei do Punho de Ferro com objetivo de atrair Ogre. Mais uma vez, temos os personagens clássicos de volta e também novos como o nosso querido e amado Eddy Gordo, o brasileiro que busca vingança contra quem matou seu pai (spoiler: foi o Kazuya).
A morte de Jin Kazama
No final do terceiro jogo, Jin consegue chegar até o último lugar do torneio e enfrenta Ogre. Nosso herói consegue vingar sua mãe e derrota Ogre, entretanto, traição é algo normal para a família Mishima, o que faz com que Heihachi atire em Jin após a luta.
Apesar de ter ferido Jin mortalmente, o plano de acabar com a vida do neto dá errado e Jin desperta o Devil Gene, herdado de seu pai, e parte para cima de Heihachi, mas o deixa vivo e foge logo em seguida.
Tekken 4 e a revanche de Kazuya
Esse é um clássico e divisor de opiniões. Antes de falar da lore, é legal mencionar que Tekken 4 mudou completamente a franquia por todos os jogos que viriam pela frente com seu mapa interativo, física melhorada e também com um estilo que descartava o 2D para sempre.
Voltando para a lore do jogo: Kazuya é revivido por uma corporação rival da Mishima Zaibatsu e volta com sede de vingança contra seu pai. Novamente, para resolver as intrigas familiares do jeito antigo, Heihachi organiza a quarta edição do seu torneio com objetivo de enfrentar Kazuya. Entretanto, Jin aparece e acaba com a festa, vencendo pai e avô com seus poderes demoníacos, passando a ficar conhecido como Devil Jin.
Próximo de matar seu avô, Jin vê rapidamente a imagem de sua mãe em sua mente e desiste da ideia de virar um assassino. Após desistir, ele voa para longe e some.
Tekken 5 já começa na loucura!
Não satisfeitos em avô, filho e neto brigando de forma mortal, Tekken 5 resolve adicionar mais um membro da família nessa equação: Jinpachi Mishima, o pai de Heihachi e avô de Kazuya. O jogo começa exatamente do momento em que o quarto jogo termina, ou seja, após duelo entre Heihachi, Kazuya e Jin, onde Jin vence ambos.
Robôs Jack são enviados para o templo com objetivo de assassinar Heihachi. Após ser traído por Kazuya, que usa seu pai para fugir das máquinas, os robôs explodem na cara de Heihachi, mas como era de se esperar, o velhote não morre tão facilmente. Heihachi na verdade é arremessado para longe com a explosão, mas a explosão do templo também acaba libertando Jinpachi de sua prisão, permitindo que ele assuma o controle da Mishima Zaibatsu.
Com tantas reviravoltas, Heihachi decide criar o quinto torneio do Rei do Punho de Ferro para retomar o controle de sua empresa e vencer seu pai. O torneio acontece e no final, o embate entre Heihachi, Kazuya e Jinpachi se mostra brutal. Jinpachi é derrotado, mas o problema estava longe de acabar: Jin Kazama volta como Devil Jin, derrota novamente seu pai e avô e assume o controle da Mishima Zaibatsu.
Jin Kazama se torna o novo antagonista, Heihachi e Kazuya possuem um destino incerto e o jogo termina com uma nova fase de tumultos e manipulações criados pela Mishima Zaibatsu.
Curiosidades
Um adendo interessante: em Tekken 5 e 6, cada personagem possui um final próprio e a história se modifica de acordo com o personagem escolhido. Por conta disso, fica um pouco complexo criar um resumo do encerramento destes dois jogos.
Tekken 6 e despertar de Azazel
Após os eventos de Tekken 5, Jin Kazama, agora antagonista, começa jogando o mundo em um mar de guerras, desencadeando vários conflitos. Entretanto, ele possui um plano para enfrentar uma ameaça iminente tão perigosa quanto Ogre, o deus da luta em Tekken 3.
Em Tekken 6, exploramos melhor os conflitos dos Mishima, pois Azazel, uma ameaça do Devil Gene, surge.
Enquanto Jin se concentra em enfrentar a entidade demoníaca, Kazuya e Heihachi se unem, temporariamente, para derrotar o membro mais jovem da Família Mishima. Apesar de ter conseguido derrotar Azazel, o final do jogo deixa o destino de Jin em aberto.
No fim, Heihachi acaba sobrevivendo às várias batalhas, enquanto Kazuya domina a Mishima Zaibatsu e se torna o líder mais poderoso do planeta. E assim, a história segue para o icônico Tekken 7.
Tekken 7 e o confronto inevitável de Kazuya e Heihachi
Tekken 7 continua a guerra entre os membros da família Mishima, principalmente Kazuya e Heihachi que, uma última vez, se enfrentam até a morte. Enquanto essa batalha ocorre, Jin busca uma forma de resolver os conflitos globais.
No fim, Kazuya e Heihachi se enfrentam em uma batalha extremamente empolgante. Kazuya finaliza seu pai e, em um momento de justiça poética, o joga de um penhasco diretamente para dentro de um vulcão. A família Mishima realmente curte um penhasco e ele acaba se tornando uma espécie de entidade dentro da franquia. Obrigado, penhasco.
No fim, Jin se prepara para enfrentar seu pai e acabar com esse terrorismo global cometido por ele.
O que vem por aí!
Tekken é realmente uma história bem longa sobre conflitos familiares e no oitavo jogo teremos que resolver um problema em escala global causado pela família Mishima. Seja como for, com gráficos melhorados e muitas perguntas a serem respondidas, só podemos esperar o melhor!
Será que Heihachi morreu de vez? Azazel irá retornar?
Tekken 8 será lançado em 26 de janeiro de 2024 para consoles da nova geração e PC. E não se esqueça: O punho sempre encontra seu destino!