[TESTAMOS] Call Of Duty: Modern Warfare Beta | Voltando às raízes com realismo!

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De uns tempos para cá, a franquia Call Of Duty tem gerado reações de amor e ódio nos fãs. Na tentativa de inovar, a série ousou indo ao futuro e inserindo mecânicas que desagradaram muitos jogadores, principalmente aos antigos, com personagens correndo pelas paredes e especialistas com habilidades únicas que tornavam o combate muitas vezes desequilibrado e longe do realismo original que a consagrou. Neste ano, receberemos o reboot de Modern Warfare, um dos títulos mais amados e queridos dos jogadores, o que gerou desconfiança e curiosidade de muitos. Seria possível reconquistar os jogadores antigos e trazer novos?

Mecânicas novas e mudanças

Para aqueles que queriam uma experiência realista, fiquem tranquilos: vocês foram escutados! A movimentação dos personagens está extremamente realista, nada de firulas ou tecnologias absurdas, além de novas mecânicas que incentivam a abordagem mais tática.

O personagem pode correr na forma tradicional, e agora, temos a corrida avançada, em que o jogador correrá mais rápido e com a arma em uma mão. O jogador pode escolher a forma que achar melhor de se locomover, porém a segunda tem limitação para ser usada, antes que o personagem canse, além de demorar mais a mirar. Diversas vezes, quis arriscar para correr mais rápido e me deparei com um oponente parado e claro, ele foi mais rápido ao disparar e eu morri. Ela se torna um diferencial em mapas grandes em que queremos atravessar áreas abertas rapidamente, antes que sejamos alvejados por inimigos que estejam longe.

Uma técnica que retorna é a “deslizada”. Ao correr de forma normal apertando o botão de agachar, seu personagem irá poder deslizar, confundindo inimigos e lhe dando uma vantagem tática mas não se engane: até pegar o jeito, irá requerer muito treino para usá-la com precisão, além de ser lenta. No teste, achei melhor apenas utilizá-la para escapar de fogo cruzado e achar cobertura. O personagem ao mirar perto de locais cobertos, poderá atirar se protegendo. Em janelas, o personagem poderá “montar” a arma na beirada e disparar, aumentando absurdamente a precisão mas não se engane: você poderá ser alvejado pelas costas, em poucos segundos, por algum adversário oportunista. O ritmo do jogo está mais lento do que os anteriores, mas continua rápido como Call Of Duty e muito mais brutal, mas claramente é diferente do que os jogadores estavam acostumados.

Durante o período da beta, uma das polêmicas foi a remoção do tradicional minimapa e a adição de uma bússola extremamente simplificada, que apenas indica a direção dos inimigos e o nome do local que você está, o mapa passou a fazer parte das sequências de abate. Ao iniciar a partida, é notável a nova sensação de desespero e desconfiança ao surgir no mapa e procurar posições seguras. Nos jogos anteriores, o minimapa indicava a localização dos seus aliados, ajudando na hora de avançar sabendo que você tinha amigos cobrindo suas costas, ajudando que você avançasse de forma segura e também, adversários que atirassem sem silenciadores tinham suas posições definidas no mapa. Desta vez, você terá que usar completamente sua audição para perceber os passos. No teste, foi realmente difícil perceber quando um jogador se aproximava, seja amigo ou inimigo. Inúmeras foram as vezes que saí atirando no susto, sem nem saber no quê eu estava disparando porque escutei barulho. Adaptar-se a essa nova mecânica será um teste de paciência e jogadores que se acostumaram com o mapa nos outros jogos poderão se irritar. Outra consequência desta remoção que está irritando jogadores é que os franco atiradores saem ganhando ao achar uma posição privilegiada e ficar escondido disparando. Se o time não jogar com comunicação, poderá ser frustrante até encontrar o adversário. Os mapas estão muito maiores e com partes superiores que podem ser utilizadas para se locomover e até assumir posições táticas, privilegiando franco atiradores mais uma vez. No final da beta, após muitas reclamações, a desenvolvedora adicionou o minimapa novamente como teste, porém ele não indicava mais disparos, apenas a localização de seus companheiros de time, de forma bem simplificada.

O respawn, ato de retornar ao mapa após morrer, está bem mais lento. Ele possui uma animação do mapa em visão tática se aproximando, até que o jogador surja. Além de demorar, é muito comum você cair na frente de um inimigo e morrer logo em seguida, fazendo com que você tenha que dar respawn novamente. O inverso também acontece, com inimigos surgindo de repente na sua frente sendo presas fáceis por não estarem esperando você.

Armas e Killstreaks

Sem sombra de dúvidas, este Call Of Duty é o que captura o realismo das armas de forma mais eficiente até hoje. Cada arma tem um recuo, sendo única, além dos sons de disparo adequados. Justamente pelo realismo, morrer é muito mais fácil do que matar. Ao contrário de alguns jogos da série, como Ghosts, uma sequência de tiros curta é capaz de eliminar qualquer jogador rapidamente. Um erro que percebi é o explosivo semtex, que detona ao notar aproximação, não funciona corretamente caso esteja na porta e o jogador passe, obrigando-o a interagir com a porta. A personalização das armas é um ponto alto, com diversos detalhes trabalhados para se tornar o mais próximo possível da realidade. Uma melhoria interessante seria que ao encaixar os equipamentos, principalmente a mira, pudéssemos ver como a arma se comportará no campo de batalha, ao invés de nos obrigar entrar na partida. O jogo conta com os tradicionais loadouts em que você escolhe seus equipamentos e vantagens, dando total liberdade para o jogador personalizar seu estilo. As três classes de vantagens que o jogador pode escolher na beta demonstraram um equilíbrio ótimo, algumas permitem carregar duas armas primárias ou correr por mais tempo, por exemplo. Uma mudança bem vinda é que podemos mudar o equipamento do personagem no meio da batalha. Caso você se arrependa de um loadout, poderá escolher outro, sem precisar morrer. As habilidades retornam, mas não espere nada anormal, afinal o jogo tem o foco no realismo. Uma delas consiste em jogar uma caixa de munição para suprir seus companheiros de time, por exemplo.

Ao abater jogadores em sequências, o jogador poderá contar com itens especiais, nas chamadas scorestreaks, velha conhecida dos fãs de Call Of Duty. Um destes itens é o UAV que faz a função de minimapa, porém de forma mais limitada, dando uma vantagem grande. Outras scorestreaks contam com um missíl que pode ser jogado no campo de batalha, controlado pelo jogador além de uma bomba nuclear, que dá vitória ao time de quem a lançou imedatamente.

Servidores e Performance

Em um jogo como Call Of Duty, é fundamental que ele tenha uma otimização que consiga manter as framerates estáveis, sem travamentos que ocasionem desvantagem aos jogadores. No teste da beta, foi notável que tudo está bem estável, com raras ocasiões de quedas nas framerates, geralmente quando a tela ficava com muitos pessoas atirando ao mesmo tempo, algo incomum. Os gráficos estavam bons, mas nada extraordinário para Call Of Duty. Com a nova engine prometendo bastante, teremos que aguardar pelo lançamento para ter um julgamento completo.

No primeiro dia da beta, os servidores funcionaram perfeitamente. Partidas estáveis, sem lag e encontrando partidas facilmente, com um tempo de espera mínimo. Raríssimas ocasiões ocorreu de não achar partida por um problema do jogo, sendo necessário sair do lobby de espera e entrar de novo, onde encontrar uma partida foi quase instantâneo. No segundo dia da beta, encontrar partidas demorou um pouco mais, mas não chegou a ser irritante. No penúltimo dia, que a beta passou a ser aberta, os servidores se demonstraram problemáticos, com lag elevado e jogadores sendo desconectados aleatoriamente. O questionamento fica se essa queda na qualidade foi devido ao número maior de jogadores conectados aos servidores ou não.

O beta não conta com a opção de escolher quais tipo de partidas você quer jogar. Ao escolher entrar, você irá passar por mapas e estilos de jogo variados que vão desde dominação ao tradicional mata-mata em equipe, revezando em equipes de 6 vs 6 e 10 vs 10 jogadores. Uma opção adicionada mais tarde foi separar a uma modalidade de jogo mais arcade, próxima dos jogos antigos e uma mais realista, sem mapa, para os que gostaram dessa abordagem. Foi interessante ver a desenvolvedora tomando nota das opiniões dos jogadores e testando funções com intenção de melhorar o jogo.

Considerações Finais

A Infinity Ward ouviu o clamor dos fãs para voltar às raízes e inserir novas mudanças. O grande problema é se essas mudanças irão agradar os jogadores. Ao adotar um estilo mais realista, o jogo fica com um lado mais competitivo e menos arcade, o que pode acabar afastando os mais casuais, mas não deve ter problema ao atrair os fãs das antigas. Caso a empresa decida manter modos diferentes para quem se sente confortável com essa abordagem realista ou arcade, certamente irá conseguir agradar dois grupos diferentes. Atualmente, muitas decisões acabam favorecendo os adeptos do estilo franco atirador, o que mata o ritmo de combate rápido a qual a franquia se consagrou. Adaptar-se às novas mecânicas será difícil e esperamos que a desenvolvedora ouça o feedback para aprimorar a experência até seu lançamento em 25 de Outubro.

*A beta foi testada no Playstation 4 Slim nos dias 12 a 16 de Setembro.