Call of Duty: Modern Warfare III foi alvo de diversos vazamentos ao longo dos últimos meses. Rumores apontavam que 2023 seria o primeiro ano, em mais de uma década, sem um capítulo da franquia.
Entretanto, era óbvio que a Activision não iria deixar os fãs da franquia bilionária sem alguma coisa para se divertirem ao longo dos próximos meses.
A ideia seria apresentar uma expansão do multiplayer e da campanha de Modern Warfare II (2022) como sua base. Em algum momento, essa ideia deve ter sido descartada e Modern Warfare III se tornou realidade como um lançamento completo, cobrando preço cheio.
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O Cromossomo Nerd teve a oportunidade de jogar a beta de Modern Warfare III e conta tudo o que achou nesta prévia, citando seus pontos positivos e algumas coisas que a Sledgehammer Games precisa ficar atenta para corrigir antes do lançamento em novembro.
Ação frenética e nostalgia de sobra
A beta de Modern Warfare III traz mapas remasterizados de Call of Duty Modern Warfare 2 (2009), incluindo os saudosos Rust, Favela e Estate. Devo confessar que por mais que a decisão possa parecer preguiçosa, ela funciona muito bem por trazer uma seleção de locais incríveis para os tiroteios.
Particularmente, não gosto de Call of Duty com mapas grandes e pontos de vantagens para snipers, algo que o clássico não dava espaço. Com isso. Modern Warfare III foca mais nos combates curtos e diretos, algo que que fez com que a franquia se tornasse amada.
O TTK (Time to Kill), tempo em que você começa a acertar o alvo até ele morrer, é um pouco maior do que em Modern Warfare II, mas ainda continua impiedoso. Na prática, o jogador esperto pode até fugir de um ou dois tiros se tiver sorte, habilidade ou ambos.
Na movimentação, a Sledgehammer Games acelerou o jogo, deixando o combate ainda mais rápido e permitindo que os jogadores consigam correr, se agachar e até pular com mais fluidez, mesmo que possa soar um pouco desajeitado em alguns momentos.
Com essa mudança e os mapas clássicos, eu consegui sentir o DNA do Call of Duty clássico e abri um sorriso. Como é normal o beta sofrer alterações, espero que essa parte seja mantida na versão final.
Arsenal e equipamentos
Nas novidades, Modern Warfare III agora traz um sistema de vantagens baseado em equipamentos. Basicamente, o jogador precisará escolher quatro peças entre coletes, luvas, botas e adicionais. Na prática, não há muita diferença para o sistema antigo, algo que considero bom porque funciona bem até hoje.
Porém, é inegável que para um jogo de tiro, as armas desempenham papel fundamental. Apesar de boa variedade, Modern Warfare III não capricha no realismo e deixa o arsenal bem parecido entre si, até mesmo na parte sonora.
Claro, as classes de armas fazem uma escopeta ser totalmente diferente de um rifle de assalto, mas escolher qualquer uma da classe mostra que o recuo ou o som não fazem diferença. O Armeiro retorna e permite à personalização profunda, mas o resultado não impacta como se espera.
Novo jogo, velhos modos
Na beta de Modern Warfare III, os jogadores podem escolher entre modos clássicos, como Mata-Mata em Equipe, Baixa Confirmada e Dominação. Nenhum deles é novo, mas todos continuam como favoritos dos jogadores após anos.
Porém, vale ressaltar que alguns modos não combinam bem com os mapas antigos. Alguns deles são voltados para cenários maiores por focarem na parte tática e não na ação frenética a curta distância.
Para aqueles que querem uma “experiência mais Battlefield”, há o Guerra Terrestre com times de até 32 jogadores. Essencialmente, ele funciona como Dominação com pontos adicionais de controle e veículos, mas acaba sendo uma experiência sem graça, principalmente com boa parte do time ignorando os objetivos.
Na parte técnica, o jogo funcionou sem problemas no matchmaking ou quedas de FPS, algo excelente. Entretanto, o respawn continua esquisito e quase morri do coração com meus companheiros de time simplesmente caindo em cima de mim.
Graficamente, achei o título inferior a Modern Warfare II, algo que fica bem evidente no modo Guerra Terrestre. Entretanto, por ser uma beta, é necessário aguardar a versão final para julgar definitivamente esse aspecto.
O que esperar?
O teste beta mostra que o novo jogo da série está no caminho certo para entregar uma experiência consistente, mas não perfeita. Os mapas clássicos dão um toque interessante, principalmente com os jogadores reclamando do level design dos últimos lançamentos.
A movimentação dos operadores está afiada e rápida, mas as armas precisam de refinamento e atenção especial. Afinal, um jogo de tiro precisa do arsenal tinindo. No geral, as novidades são tímidas e não atrapalham, mas também não trazem algo revolucionário.
Call of Duty Modern Warfare III será lançado em 10 de novembro para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox Series X|S, Xbox One e PC.