Foi confirmado uma nova mecânica em The Last of Us Part 2, que envolve os batimentos cardíacos de Ellie e dos NPCs. O jogo possui um sistema que simula com precisão os batimentos cardíacos de Ellie, além dos batimentos dos inimigos humanos e infectados. Essa mecânica reflete as ações físicas e emocionais dos personagens no jogo.
O codiretor Anthony Newman explicou para o Polygon como esse mecanismo funcionará no jogo.
“Uma das principais mudanças [no jogo] é o áudio. Eu não sei se vocês perceberam, mas quando Ellie está correndo e depois para, ela tenta recuperar o fôlego. O que está acontecendo nos bastidores é que Ellie tem um batimento cardíaco que oscila para cima e para baixo. Se ela corre, ataca alguém, toma dano ou apenas está perto de um inimigo, ele sobe. Isso altera o som da respiração dela. […] Tem sido incrível porque eu posso brincar de “gato e rato” com os estaladores como nunca. Eu agora entendo os sons que eles fazem e os humanos terão esse mesmo sistema.“, disse Newman.
Com base nisso, Newman revelou que o jogo pode produzir sons respiratórios diferentes, o que não apenas ajuda o jogador a se conectar com Ellie, mas também obtém uma melhor leitura do estado de seus inimigos.
The Last of Us Part 2 tem data de lançamento marcada para o dia 21 de fevereiro de 2020 no PS4.