Recentemente, várias fotos do elenco da série dos Titãs chegaram a internet, mostrando personagens como Estelar e Mutano. Ao contrário das fotos anteriores, que mostraram uma prévia de Robin, Rapina e Columba, as fotos de Estelar e Mutano foram recebidas com uma resposta extremamente negativa. Alguns fãs até compararam seus looks aos da muito criticada série de TV da Marvel, Inumanos.
Embora certamente houvesse comentários de fãs que educadamente zombaram ou criticaram as roupas dos heróis, a atriz que interpreta Estelar, Anna Diop também recebeu uma boa parte do discurso de ódio. Em resposta, a atriz escreveu um texto em seu Instagram, não só para responder às críticas e preocupações dos fãs, mas para condenar aqueles que usaram discurso de ódio.
“Ontem uma foto minha no set vazou na internet”, Diop escreveu para seus seguidores em seu post no Instagram, que foi acompanhado por uma foto em preto e branco da atriz. “E foi uma pena porque os fãs têm esperado por MESES uma foto da ‘Estelar’ e uma foto minha desleixada numa calçada numa temperatura de 15 graus é o que eles têm.”
Claramente, a atriz está ciente de como sua personagem aparece nas fotos recentes do set, ela chamou as fotos de uma “deturpação” da qualidade do personagem e da produção, e explica que ela odeia que esta é a primeira imagem que as pessoas estão vendo.
Por fim, a estrela de Titãs usou o post para endereçar o discurso de ódio repugnante que recebeu em resposta às fotos do set, e o discurso de ódio em geral:
“Dito isso – o discurso de ódio que se seguiu foi deplorável. E embora eu seja altamente despreocupada, eu quero usar isso como uma oportunidade para dizer que destruir as pessoas não é algo que eu tolero. Para mim ou para qualquer outra pessoa. Muitas vezes, a rede social é usada por pessoas que abusam dela por encontrarem refúgio no anonimato e no desapego que ela oferece: mal usada como uma ferramenta para perseguir, abusar e vomitar ódio contra os outros. Isso é fraco, triste e um reflexo direto do abusador. Comentários racistas, depreciativos e/ou cruéis não têm nada a ver com a pessoa que recebe o abuso. E por eu saber disso, eu não me importo. Mas para quem não sabe lá fora – eu estou aqui para lembrá-lo de que qualquer coisa feia e negativa que alguém escolha dizer sobre você é sempre uma reflexão e uma revelação de si mesmo – ela NÃO define você, e certamente não faz você menos perfeito que você seja – seja você! Fique linda! Viva feliz. Como sempre, muito amor.”
Infelizmente, esta não é a primeira vez que alguém envolvido na produção de um programa ou filme foi submetido a assédio, racismo e incitação ao ódio em resposta ao seu trabalho. Felizmente, Diop está forte e não deixa os comentários derrubá-la. Além disso, é maravilhoso ver a atriz trazer um pouco desse heroísmo que esperamos ver em seu personagem para o mundo real, expressando seu apoio a outras pessoas que experimentam esse tipo de tratamento.