As facções Vikings entram em guerra após os eventos da 4ª Temporada, e em apenas dois episódios da nova temporada tivemos a prova de que a série continuará tão boa quanto sempre foi, mesmo após a morte de Ragnar.
Apesar de não podermos dar detalhes específicos sobre os dois primeiros episódios da 5ª temporada, podemos dizer que Ivar, Floki e Lagertha conseguirão segurar muito bem a trama que está por vir.
Ivar, mais sádico do que nunca, mostra que está sedento pela dominação e que não deixará sua condição física o impedir de alcançar seus objetivos, por outro lado, temos Lagertha e suas Valquírias, lutando para manter o controle de suas terras agora que a figura de Ragnar não está mais presente.
A mistura desses dois personagens abre o conflito que será a grande coroa da temporada, o que aumenta a interação dos fãs com a série ao escolherem um lado na guerra.
O mais interessante é que pudemos notar diversas homenagens à primeira temporada da série e uma certa deturpação a essas homenagens, mostrando que tanto a série quanto os personagens mudaram e evoluíram, mas a essência ainda é a mesma.