Vingadores: Ultimato | As possibilidades que o filme cria para o futuro do Universo Cinematográfico Marvel

0
1444

O TEXTO A SEGUIR CONTÉM SPOILERS DE VINGADORES: ULTIMATO.

Hoje, chega aos cinemas o aguardado Vingadores: Ultimato, filme que encerra o ciclo dos primeiros 10 anos da Marvel Studios (Sim, fazem onze anos que o primeiro filme do estúdio foi lançado, mas Ultimato continua a narrativa apresentada em Vingadores: Guerra Infinita, filme de 2018).

É difícil absorver tudo o que aconteceu nessa narrativa gloriosa, que amarra os 22 filmes anteriores de forma espetacular de maneira instantânea, contudo, ao analisar parte por parte, podemos começar a especular algumas coisas do que está por vir nesse Universo Cinematográfico incrível.

Conforme dito acima, as análises abaixo conterão spoilers pesados do filme, portanto, se você não assistiu, não leia!

O que será dos Vingadores?

Primeiramente, devemos dizer que com o que aconteceu em Ultimato, os Vingadores mudarão completamente e uma nova equipe se erguerá.

Como vimos no filme, Capitão América, Viúva Negra e Homem de Ferro estão fora desse universo, já que tanto Tony quanto Natasha morreram e o Capitão mudou o curso de sua própria história para envelhecer de forma correta.

Clint Barton e Bruce Banner provavelmente abandonarão seus mantos também. Enquanto Barton irá aproveitar o máximo de sua aposentadoria ao lado de sua família, Banner, agora como Professor Hulk, mostra que não é mais um lutador agressivo como antes, mas sim, um cientista, o que indica que o “tanque” da equipe poderá atuar mais como um instrutor e estrategista daqui em diante.

Ao levarmos em consideração que os seis Vingadores originais estão fora da jogada, temos a chance de ver uma nova equipe formada pelos heróis que foram apresentados nos últimos anos. Nomes como Homem-Formiga, Pantera Negra, Máquina de Combate, Pantera Negra, Doutor Estranho e Capitã Marvel, muito provavelmente irão assumir a nova formação da equipe principal daqui em diante.

A nova geração

Ultimato conta com um salto temporal de cinco anos em relação aos eventos de Vingadores: Guerra Infinita, o que significa que, atualmente, o Universo Cinematográfico Marvel está no ano de 2023 (ano em que o filme Homem-Aranha: Longe de Casa se passará).

Como pudemos ver, o salto temporal afetou até mesmo os personagens que foram desintegrados no estalar de dedos de Thanos. Isso fica bem claro ao notarmos que o cabelo do Doutor Estranho está mais branco do que antes.

Esse salto temporal também implica no surgimento de novos heróis, que embora não tenham aparecido de forma literal, podemos afirmar que eles com certeza terão participação nesse universo futuramente. A primeira delas, é Cassie Lang, filha de Scott Lang, que já demonstrou interesse em ser uma super-heroína.

Nos quadrinhos, Cassie se torna a heroína Estatura, que assim como seu pai, possui poderes de aumentar e diminuir de tamanho. Agora que Cassie tem por volta de 15 anos, é provável que ela finalmente adentre esse mundo como Estatura.

A segunda, é Lila Barton, filha de Clint que aparece sendo treinada por ele antes de ser desintegrada por Thanos. Como o próprio Clint diz, Lila tem grandes chances de se tornar a Gaviã Arqueira. Como dito anteriormente, O Gavião Arqueiro terá uma série na plataforma de streaming Disney+, onde aparecerá ao lado de Kate Bishop, a Gaviã Arqueira. Com isso, não sabemos se Lila mudará de nome ou se uma nova responsável pelo manto de Gaviã será apresentada, nem mesmo se isso significa que não veremos a heroína nas telonas.

Por fim, temos a jovem e adorável Morgan Stark, filha de Tony e Pepper Potts. Embora ainda seja apenas uma garotinha, Morgan já se mostrou tão inteligente e curiosa quanto seu pai, o que pode indicar que talvez ela assuma o lugar deixado por ele no futuro. Como vimos, Pepper passou a usar a armadura de Resgate, mas será que ela assumirá o manto da heroína no futuro ou sua participação terminou em Ultimato?

Tanto Estatura quanto Gaviã Arqueira integram nos quadrinhos a equipe conhecida como Jovens Vingadores, o que talvez seja mais um indício do que está por vir nos cinemas futuramente.

As A-Force

Em Guerra Infinita, tivemos um pequeno vislumbre de uma união de super-heroínas em combate, mas em Ultimato, vemos essa união elevada à enésima potência. Durante a batalha final, Valquíria, Resgate, Okoye, Shuri, Feiticeira Escarlate, Vespa, Mantis, Nebulosa, Gamora e Capitã Marvel se unem para dar o golpe final em Thanos, o que foi simplesmente incrível!

Nos quadrinhos, existe uma equipe formada somente por super-heroínas chamada A-Force. Agora que tivemos um gostinho dessa união, seria incrível ver um filme delas.

Os novos Guardiões da Galáxia

Como vimos, Gamora foi “trazida de volta à vida”, contudo, a heroína não é a mesma que conhecíamos, já que essa nova Gamora, veio de um período de tempo antes de se envolver com Peter Quill e integrar os Guardiões da Galáxia, com isso, a personagem acaba desaparecendo após o confronto final contra o Titã Louco.

Como vimos em Guerra Infinita, ao ser enganada sobre a morte de Thanos no covil do Colecionador, Gamora demonstrou estar triste com isso, indicando que, de alguma forma, ainda nutria um sentimento “fraternal” por ele. Se naquela altura do campeonato, ela ainda se sentia triste com a eventual morte de Thanos, imaginem a Gamora que não se uniu aos Guardiões e que nunca se apaixonou por Peter Quill?

Recentemente, a Marvel lançou nos quadrinhos a saga Guerras Infinitas, onde vimos Gamora assassinando Thanos e tomando posse das Joias do Infinito. Assim como o Titã Louco fez anteriormente, Gamora também elimina metade dos seres vivos do Universo, porém diferente de Thanos, ela não mata as pessoas, apenas dobra o universo ao meio, fazendo com que uma metade se funda à outra. Seria esse um indício do que veremos no futuro.

Além disso, vimos que Thor se uniu aos Guardiões no final do filme, o que significa que o Deus do Trovão estará no terceiro filme da equipe, o que será épico.

Loki vivo?

é inegável que Loki é um dos personagens mais carismáticos desse universo de filmes da Marvel e isso ficou ainda mais evidente quando foi dito que o personagem morreu definitivamente em Guerra Infinita.

Mesmo que isso não tenha sido mentira, vimos que os eventos que aconteceram no primeiro filme dos Vingadores foram alterados, fazendo com que o Loki daquela linha do tempo conseguisse fugir em posse do Tesseract, ao invés de ser levado para Asgard como prisioneiro. Assim como Gamora, aquele Loki que fugiu está solto por aí, o que deve ser o gancho para a série solo do personagem no Disney+.

Sam Wilson

No final de Ultimato, vimos o velho Steve Rogers passando o manto do Capitão América adiante, ao entregar seu escudo para Sam Wilson, o Falcão. Nos quadrinhos, Sam também assume a identidade de Capitão América, mas considerando que tanto ele quanto o Soldado Invernal terão uma série no Disney+, é provável que vejamos essa nova fase do personagem nas telinhas e não nas telonas.

A morte não é o fim

Embora Ultimato tenha nos mostrado mortes reais, vimos que é possível trazer versões passadas dos personagens para outros períodos de tempo, assim como aconteceu com a Gamora e com Loki, com isso, podemos ter esperanças de ver a Viúva Negra e Tony Stark futuramente.

Apesar de ser improvável que o estúdio traga os personagens de volta, é possível que vejamos eles novamente através de viagens no tempo, afinal, a exploração do Reino Quântico com certeza não acabou por aí.