Virtua Fighter 5 R.E.V.O. | Um retorno nada triunfante aos PCs — ANÁLISE

0
68

Virtua Fighter foi um dos pioneiros nos jogos de luta em 3D e, em seus primeiros títulos, disputava o topo do gênero com Tekken. No entanto, enquanto Tekken soube se adaptar ao longo dos anos, Virtua Fighter acabou sendo deixado de lado. Agora, a franquia recebe mais um relançamento de seu quinto jogo, Virtua Fighter 5 R.E.V.O., o quarto no total.

Se a intenção era atrair um novo público, infelizmente, isso parece pouco provável.

Pouco conteúdo para player casual

Jogos de luta geralmente oferecem uma variedade de conteúdos para jogadores casuais, garantindo que o público não se limite apenas ao competitivo e contribuindo para o sucesso financeiro do jogo. No entanto, Virtua Fighter 5 R.E.V.O. falha até mesmo no básico, trazendo apenas um modo arcade e um modo de treino.

O modo de treino inclui funções essenciais, como ensinar mecânicas básicas e combos específicos de cada personagem, mas ainda assim, decepciona. Não há opção para visualizar a CPU executando os comandos nem dicas visuais para facilitar o aprendizado dos novatos. Essas funções são padrão no gênero desde 2010, tornando difícil entender essa ausência.

Virtua Fighter 5 R.E.V.O. MENU
Até o menu lembra Street Fighter 5 sem conteúdo no início

O modo arcade, por sua vez, é ainda mais simples do que o de Street Fighter V no lançamento, não oferecendo sequer uma história básica. Nem mesmo copiaram elementos das quatro versões anteriores, resultando em um modo que dificilmente vale ser jogado mais de uma vez.

Polêmicas e péssimo online

A customização sempre foi um dos atrativos das versões anteriores, com opções icônicas, como os visuais inspirados na série Yakuza e em Virtua Fighter. No entanto, antes do lançamento, não ficou claro como esse recurso funcionaria, e, infelizmente, o resultado foi pior do que nos títulos anteriores.

A publisher não foi transparente sobre qual versão do jogo estava sendo lançada. No mínimo, o jogo deveria incluir todas as DLCs das edições passadas, mas optaram por remover as opções de personalização em favor de DLCs pagas, o que é decepcionante para um título de 20 anos.

Virtua Fighter 5 R.E.V.O. luta
se prepare pra alguns crash no online

Para piorar, o jogo conta com um rollback netcode extremamente problemático. Durante a beta, o desempenho era estável, com raros problemas. No entanto, na versão final, surgiram diversos bugs que fazem o jogo travar, forçando o jogador a fechá-lo manualmente após partidas online. É quase impressionante que a beta tenha oferecido uma experiência melhor que o produto final.

Atualização de gameplay e gráfico são bem-vindas

Em termos de gameplay, o jogo representa uma melhoria considerável e poderia ser a versão definitiva do título—caso não haja mais relançamentos. O rebalanceamento corrige muitos problemas das versões anteriores e mantém o foco no combate corpo a corpo, sem poderes ou habilidades especiais, como em Tekken e outros jogos do gênero.

Virtua Fighter 5 R.E.V.O. cenario
Visuais magníficos no pc

Outra novidade é a atualização gráfica massiva, que, na versão para PC, atinge resolução 4K e apresenta alguns dos cenários mais bonitos da série e até do gênero de luta. No entanto, apesar da qualidade visual dos modelos e dos cenários, há uma certa falta de locais mais icônicos e marcantes, algo que também pode ser dito sobre o elenco de personagens.

O jogo conta com 19 lutadores, além da chefe Dural. Seus visuais remetem ao início da franquia, apostando na nostalgia. No entanto, com um novo Virtua Fighter no horizonte, esta pode ser a última vez que veremos o elenco com seu design mais tradicional.

Conclusão

Virtua Fighter 5 Revo tenta mais uma vez reciclar a quinta entrada da série, mas falha ao esquecer que, para isso funcionar, era necessário oferecer conteúdo, um netcode sólido e algo que incentivasse novos jogadores a entrarem na franquia. Agora, resta aguardar o novo Virtua Fighter e torcer pelo melhor.