[ANÁLISE] Warhammer 40,000: Space Marine 2 | Evolução da fórmula perfeita

0
92

Após mais de uma década, finalmente os fãs de Warhammer foram agraciados com a sequência do “clássico cult” Warhammer 40,000: Space Marine. Lançado em 2011, apesar das recepção mista pela crítica especializada, o jogo caiu no gosto tanto dos gamers que buscam um bom jogo de ação, quanto dos fãs de Warhammer devido sua fidelidade ao universo e lore.

Warhammer 40,000: Space Marine 2 vem ganhando destaque por seu gameplay visceral e também a tecnologia utilizada para criar as hordas de Xenos vistos nos trailers.

No 41º milênio da humanidade, só existe guerra

Seguindo a mesma receita de bolo do game original, Space Marine 2 começa indo direto ao ponto. Após uma breve introdução sobre o que está acontecendo no enredo do jogo, e uma eletrizante cinemática, o game te joga em um planeta desolado pela guerra contra os tiranídeos.

Assim, ele já mostra ao jogador a dinâmica de toda a campanha e o propósito do jogo: guerra, morte e honra.

Warhammer 40,000: Space Marine
Chairon, Titus e Gadriel

Capitão Titus retorna para enfrentar uma nova ameaça, os Tyranids, uma raça alienígena que consome planetas inteiros. Após os eventos do primeiro jogo, Titus passou pelo Rubicon Primaris, um processo que o transforma de um Marine da Primeira Geração em um Primaris Space Marine.

Titus lidera um novo time de Ultramarines em uma luta desesperada para defender o Império da Humanidade dessa invasão massiva. Durante a jornada contra os Tyranids, Titus acaba descobrindo que a invasão Xeno não é apenas uma invasão qualquer, mas sim um pequeno ponto em um plot bem maior que está completamente ligado ao seu passado e os acontecimentos do primeiro jogo.

Menos papo e mais ação!

Apesar da história de Warhammer 40k ser dividida em mais de 300 livros, o foco de Space Marine é o seu combate visceral e sanguinário. Mas não se engane, apesar da história ser “simples”, os fãs mais hardcores de Warhammer vão conseguir ficar mais imersos na história. Além de pegar diversas referências e personagens que aparecem durante a trama.

Assim como no jogo anterior, Space Marine 2 combina as mecânicas de tiro de Gears of War com a ação de jogos hack and slash. Aqui a roda não é reinventada, mas sim aprimorada e refinada, trazendo uma nova abordagem ao gênero de tiro em terceira pessoa. 

O combate é intenso, com hordas de milhares Tyranids surgindo de todo o canto e indo diretamente ao seu esquadrão. Apesar do jogo ser categorizado como tiro em terceira pessoa, um dos grandes focos do jogo está no combate corpo a corpo, já que não existe um sistema de cobertura, e a recuperação de vida depende de finalizar os inimigos ou utilizando o glorioso medicae (kit médico).

O jogo mantém a intensidade do original, mas aprimora suas mecânicas, especialmente em esquiva e bloqueio, recompensando e muito o jogador que domina o timing dos ataques.

Essência do universo de Warhammer

Mesmo com um gameplay visceral, um dos maiores pontos de destaque de Space Marine 2 fica para o seu visual e gráficos. Eles conseguem retratar perfeitamente o universo obscuro de Warhammer, principalmente ao colocar o jogador imerso em uma guerra de proporções interplanetárias.

Essa escala só é possível devido a engine utilizada para a criação do jogo. Utilizando a tecnologia “swarm” que já vimos no jogo World War , essa tecnologia é responsável por gerenciar a movimentação e comportamento de grandes hordas de inimigos, que nesse caso são os Tyranids, que sempre atacam em números massivos.

O sistema de swarm permite que dezenas, ou até centenas, de inimigos ajam simultaneamente de forma coordenada, criando a sensação de estar enfrentando uma ameaça gigantesca. 

Warhammer 40,000: Space Marine

Ao invés de inimigos se aproximarem de forma linear ou simples, eles se movem em padrões mais complexos, cercando e atacando o jogador de diferentes direções. O sistema também é capaz de renderizar grandes quantidades de criaturas sem impactar o desempenho, permitindo que o jogador sinta a intensidade da batalha com grande imersão visual e fluidez.

Isso é extremamente importante em um jogo como Space Marine, pois eles frequentemente lutam contra vastas legiões de inimigos.

Combinando a tecnologia Swarm com a direção de arte fiel ao universo Warhammer junto ao motor gráfico, o resultado é um dos jogos mais bonitos da geração. Existem pouquíssimos problemas de performance, e até mesmo no modo qualidade, o jogo se manteve estável e sem problemas técnicos.

Coop, a verdadeira experiência de um Space Marine

A campanha principal de Space Marine 2 tem duração de cerca de 10 horas, dependendo da dificuldade e também da habilidade do jogador. Em diversos pontos há uma elevada bem grande na dificuldade devido a quantidade de inimigos atacando ao mesmo tempo.

A campanha pode ser concluída em coop com até dois outros jogadores, onde os convidados assumem o papel de Gadriel ou Chairon. O game oferece também uma área central na nave que permite acessar os modos de jogo, lembrando bastante o recém lançado Helldivers 2

Warhammer 40,000: Space Marine

Além da campanha principal, o jogo traz dois modos multiplayer com suporte a crossplay, onde o jogador consegue evoluir armas, personalizar a armadura do seu Ultramarine e também desbloquear novos equipamentos sem custo adicional.

Aqui, a personalização é extremamente robusta, visto que um dos pontos principais de Warhammer é você personalizar e pintar seus exércitos como bem preferir.

O modo Operações está diretamente ligado à campanha, revisitando momentos da história sob a perspectiva de outro esquadrão de Ultramarines. As missões são extremamente desafiadoras, podendo durar mais de uma hora.

Mesmo com os elementos online, a campanha e o modo cooperativo podem ser jogados completamente offline, com bots substituindo os outros Ultramarines.

Roadmap e Planos para o Futuro

Space Marine 2 terá um lançamento repleto de novidades e contará com constante atualização após o lançamento. A primeira temporada será focada em coletar feedback da comunidade para aprimorar a experiência de jogo.

A Temporada 2 trará novos conteúdos, como um mapa de Operações, um novo inimigo, um nível de dificuldade mais alto, uma nova arma e outras melhorias. Quem comprar o Season Pass poderá desbloquear novos cosméticos baseados no capítulo dos Anjos Sombrios: esquemas de cores, heráldica, uma skin de arma e uma skin de Campeão, um conjunto de armadura completo exclusivo para a classe Baluarte.

A Saber Interactive confirmou que o jogo vai ser expandido ao longo de 2025, com novas Operações, mapas PvP, modos de jogo como o modo Horda e muito mais. Além disso, mais itens cosméticos baseados em capítulos icônicos serão adicionados para personalizar seus personagens.

Conclusão

Warhammer 40,000: Space Marine 2 foge dos jogos atuais e aprimora mais ainda a fórmula do primeiro jogo, contando com uma história interessante, ambientação impecável e um gameplay sangrenta, é um título indispensável para qualquer fã da franquia Warhammer e também uma ótima escolha para quem gosta de um bom e velho jogo de ação. 

Warhammer 40,000: Space Marine 2 já está disponível para PC (Steam), Playstation 5 e Xbox Series X|S