Neste domingo, estreia na HBO a primeira temporada de Watchmen, série baseada na HQ de mesmo nome produzida por Damon Lindelof (Lost, The Leftovers). Tivemos a chance de assistir aos dois primeiros episódios da série antes de sua estreia, e hoje, iremos falar um pouco sobre o que vimos.
Embora não seja uma adaptação fiel da HQ criada por Alan Moore e Dave Gibbons, a série pega muitos elementos da história original e os usa como base para a trama, aliás, a todo momento somos lembrados de que aquela história se passa no universo dos quadrinhos, já que além dos elementos que remetem ao material, temos diversas referências diretas a personagens e eventos que ocorreram na HQ, o que de certa forma é muito bom, já que aproxima os leitores.
Apesar disso, algumas referências são um tanto quanto bruscas e com certeza deixarão aqueles que não leram os quadrinhos perdidos, já que elas simplesmente são jogadas na tela sem uma explicação ou conexão.
Regina King dá vida à protagonista da trama e uma das principais vigilantes. Vivendo a Irmã Noite, uma personagem totalmente nova no cânone, King mostra seu talento, força, delicadeza e rouba as cenas em que aparece. O ar de durona da atriz casa muito bem com a atmosfera da trama e nos deixa empolgados para ver mais dela.
Embora apresente uma proposta inteiramente nova, a série segue “tocando na ferida,” assim como a HQ, e não se poupa em mostrar violência, sexo e tudo o mais que uma obra para adultos deve conter. Por falar em violência, as cenas de ação e os efeitos especiais estão muito bem-produzidos, principalmente para uma série de TV.
O mais interessante, é que a série atualiza o discurso da HQ e nos deixa bem confusos com o senso do que é certo ou errado, afinal, aqueles que esperamos ser os heróis, também podem ter “esqueletos em seus armários” e isso é algo muito perigoso.
A trilha sonora também é muito boa e casa bem com produção, variando diferentes estilos e complementando as cenas.
Fica claro que Watchmen não poupará esforços para chocar os espectadores e que terá uma abordagem bem impiedosa e real, mas ainda não dá pra saber se o resultado será totalmente positivo ou não, contudo, já estamos bem ansiosos para descobrir o desfecho das inúmeras questões que já surgiram nos dois primeiros episódios.
A primeira temporada de Watchmen terá 9 episódios, que serão exibidos aos domingos às 22h na HBO.