X-Men Expo – Um passeio pelo mundo dos mutantes

0
466

Antes de começar a matéria sobre a exposição em si, gostaria de confessar que sou fã dos mutantes desde pequena e que saí do local querendo voltar e ainda com muita vontade de levar tudo para casa! Espero que esse texto deixe todo mundo tão empolgado quanto fiquei nessa visita.

Quando fiquei sabendo que a Expo X-Men seria no MIS aqui em São Paulo, fiquei um pouco com o pé atrás por conta da última exposição que visitei lá, “O Mundo de Tim Burton”. Como já publicamos aqui, a exposição que reunia os trabalhos do artista foi decepcionante para nós, sem falar na proibição de tirar fotos (mesmo não tendo nada de interessante para fotografar). Mas para minha surpresa, a exposição dedicada aos filmes dos mutantes foi infinitamente melhor, com direito a tirar foto à vontade e entrada gratuita! O espaço que esta ocupa é realmente muito menor que a outra, mas acredito o suficiente para agradar a todos deixando ainda aquele gostinho de quero mais no final.

A exposição é organizada pela ordem de lançamento dos filmes (até porque seria complicado seguir a cronologia da história), e todos os ambientes fazem com que se entre facilmente no universo cinematográfico dos mutantes. Por exemplo, logo no começo é necessário passar pela entrada da mansão para ir a exposição em si. É algo bem simples, mas que funciona muito bem. Então se chega ao hall da mansão onde já se é surpreendido com alguns objetos incríveis, como as garras do Wolverine, os óculos do Ciclope e até mesmo o uniforme usado por Tempestade. Só nesse ambiente eu demorei vários minutos admirando a riqueza de detalhes do uniforme, ao mesmo tempo que ansiava ver tudo o que havia por ali.

Logo em seguida se chega ao ambiente do Cérebro! Com mais objetos legais para se ver e ter vontade de pegar disfarçadamente. Além de outros figurinos, pode-se ver acessórios que os artistas usaram, como a “touca” com parte da testa e cabelo usada pela artista Rebecca Romijn (a Mística) e a peruca, barba e partes do corpo usados para compor o Fera – estas peças me fizeram acreditar que interpretar mutantes deve ser algo muito desconfortável.

A exposição continua e então se chega aos filmes mais recentes com muitos mais detalhes ainda para ver, mas não estamos mais no Instituto Xavier, o ambiente muda e agora é decorado como se fosse o jardim da Casa Branca onde acontece o confronto final em X-Men Dias de um Futuro Esquecido, com direito até a falso detector de metais! Lá encontramos também o figurino completo usado por Michael Fassbender que interpreta o Magneto.

Existem muito mais coisas interessantes por lá, mas para fechar com chave de ouro, ainda é possível tirar fotos segurando a garra do Wolverine que está fincada em uma das paredes. Aí então a vontade de levar para casa foi imensa…

A Expo X-Men fica no MIS até o dia 7 de Julho, e você pode conferir as fotos a seguir!