Algumas notícias curiosas foram divulgadas recentemente sobre dois dos próximos filmes de super-heróis da 20th Century Fox. X-Men: Fênix Negra, o próximo filme da franquia X-Men, e o spin-off Os Novos Mutantes tiveram suas datas de lançamento adiadas, mudando completamente Fênix Negra de 2018 para 2019 e adiando ainda mais Os Novos Mutantes para agosto do ano que vem. Fênix Negra que teria sua estreia inicial em novembro de 2018 foi adiado para 14 de fevereiro de 2019, apenas alguns meses de diferença, mas Os Novos Mutantes foi adiado de fevereiro de 2019 para 2 de agosto de 2019.
Esta já é a segunda vez que Os Novos Mutantes é adiado, originalmente deveria ser lançado em abril de 2018. Os estúdios mudam as datas de lançamento o tempo todo, mas esses são dois dos filmes mais esperados da Fox, e muitos estão se perguntando exatamente por que essas datas de lançamento estão sendo adiadas. O Collider pode ter as respostas.
X-Men: Fênix Negra marca a estreia na direção do roteirista e produtor Simon Kinberg e traz de volta o elenco visto em X-Men: Apocalipse, além de Jessica Chastain em um papel fundamental. O roteiro de Kinberg convenceu astros como Jennifer Lawrence e Michael Fassbender a retornarem a seus papéis, apesar de seus contratos para a franquia terem acabado com X-Men: Apocalipse, mas com estrelas de primeira linha também aparecem problemas de agenda de primeira linha.
Fontes com conhecimento da situação disseram que houve uma sessão teste de Fênix Negra para saber o que estava funcionando e o que não funcionava, e como a maioria dos filmes de grande orçamento o longa precisou regravar algumas cenas – esse é um procedimento padrão para blockbusters hoje em dia. Mas, dada a natureza do elenco (Fassbender e Lawrence), conseguir que todos os membros do elenco se reúnam para refazer as regravações não é tarefa fácil. A disponibilidade mais próxima que a produção conseguiu para todo mundo retornar e gravar foi para agosto ou setembro deste ano, o que deixaria apenas alguns meses para completar os efeitos visuais necessários para as novas cenas. Isso não foi tempo suficiente, então a Fox decidiu adiar a data de lançamento de Fênix Negra para fevereiro, para dar a todos o tempo necessário para completar as gravações adicionais necessárias e pós-produção em tais sequências. Portanto, o atraso na data de lançamento deste filme é basicamente apenas uma questão de agenda.
Já Novos Mutantes, no entanto, é um assunto diferente. Quando o filme foi inicialmente adiado, foi relatado que a Fox queria fazer algumas refilmagens para tornar o filme mais assustador, chegando até mesmo a adicionar um novo personagem. Isso ainda é verdade, mas apesar disso, segundo relatos de sessão de testes, o filme é assustador mas não é “assustador o suficiente”. O diretor Josh Boone apresentou um corte do filme no qual ele estava feliz, mas a Fox quer que esse filme se destaque com um tom distinto da mesma forma que Logan e Deadpool fizeram.
As refilmagens que o estúdio quer são agora ainda mais significativas. Fontes afirmam que pelo menos 50% do filme pode ser refilmado e eles estão adicionando um ou dois novos personagens que estarão presentes durante todo o filme. Isso não é simplesmente adicionar uma participação especial. Além disso, Boone tem tido algumas diferenças criativas com o estúdio sobre as mudanças solicitadas no filme, então as razões para o atraso dos Novos Mutantes são mais complexas do que as razões pelas quais Fênix Negra está sendo adiado.
A Fox realmente ficou ambiciosa com suas propriedades da Marvel Comics, ainda mais depois do sucesso de Deadpool, e espera-se que essas mudanças feitas para X-Men: Fênix Negra e Os Novos Mutantes mais uma vez ultrapassem barreiras. O estúdio foi aclamado (e recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado) com Logan, e a expectativa é poderosamente alta para esses dois novos títulos. Esperamos que tudo esteja bem e termine bem.