Yakuza, atualmente chamado de Like a Dragon, ganhou reconhecimento e respeito dos gamers por misturar ação, drama, humor e cultura japonesa, se tornando uma das maiores franquias da Sega. O começo do reconhecimento no mainstream veio com a quebra de exclusividade com a Playstation e com o lançamento de Yakuza 0 (2018), o prelúdio da franquia, e se consagrou definitivamente com o lançamento de Yakuza Like a Dragon (2020).
Um grande debate entre os fãs da franquia é sobre a ordem em que devemos iniciar nossa jornada com o dragão de dojima, afinal, durante os anos foram lançados 2 remakes e também um game prólogo que se passa antes de toda a franquia.
Entendendo a franquia
Produzido pelo estúdio Ryu Ga Gotoku Studio e originalmente lançado para Playstation 2 com o nome de Ryū ga Gotoku no Japão, e Yakuza no ocidente, a franquia possui um total de 23 jogos contando com seus derivados, passando por temáticas como apocalipse zumbi, samurai, e até mesmo com uma adaptação de Hokuto no Ken (Fist of the North Star) nos moldes da franquia. Yakuza também recebeu remake dos seus primeiros dois jogos, Yakuza e Yakuza 2, intitulados de Yakuza Kiwami e Yakuza Kiwami 2.
A franquia veio se transformando e se aprimorando desde o primeiro lançamento, porém sempre mantendo sua essência e características. Uma coisa importante de ter em mente, é que a partir do 8º título principal da franquia houve todo um rebrading no nome, onde deixou de se chamar Yakuza no ocidente para se chamar Like a Dragon, que é a tradução de Ryū ga Gotoku, nome original da franquia em japonês.
Apesar da grande quantidade de jogos principais e derivados, a trama principal da franquia gira em torno do ficcional distrito de Kamurocho, em Tóquio, que é inspirado em Kabukichō, o renomado distrito da luz vermelha situado no bairro de Shinjuku. O distrito da luz vermelha é conhecido por ainda ser controlado pela Yakuza e pela variedade em bares, karaokês, casas noturnas, pachinko e hostess club, destinadas ao entretenimento adulto.
A grande maioria da franquia apresenta Kazuma Kiryu como seu protagonista principal, e seu clã, Tojo. A história de cada jogo é tipicamente um drama policial, com enredos inspirados em filmes japoneses sobre a Yakuza e grande foco em relacionamentos interpessoais, além de abordar a busca de ser uma pessoa melhor, afinal estamos falando de uma franquia onde o protagonista faz parte de uma das maiores máfias do mundo que controla o Japão pelas sombras.
Uma grande característica de todos os jogos da franquia são suas cutscenes extremamente longas e dramáticas, com algumas cinemáticas passando de 40 minutos.
Já na jogabilidade, na maioria dos games mantém um jogo de “porradaria”, o famoso beat’n up dos anos 90, porém totalmente 3D e mais dinâmico, fazendo a jogabilidade ser bem única. Uma das maiores características da franquia, que é melhorada a cada game, é a quantidade absurda de atividades para se fazer pelo mapa, desde missões secundárias extremamente engraçadas e bizarras, até mesmo minigames, onde é possível jogar golf, baseball, dardos, shogi, mahjong, poker, blackjag, autorama, fliperama com jogos da Sega, karaokê entre outras diversas atividades.
Todas essas características se mantêm em praticamente todos os jogos da franquia, então não vamos nos aprofundar muito nisso, apenas nas diferenças e peculiaridades de cada título. Com isso em mente, se deseja conhecer a franquia e se emocionar no final de cada jogo, a nossa recomendação é jogar todos os 9 principais jogos da franquia e seus 2 spin-off que se passam em Kamurocho e contém participação de alguns personagens principais.
Devido ao remake dos dois primeiros jogos, não vamos abordar os lançamentos originais do Playstation 2, mas caso você vire um fã da franquia, vale muito a pena conferir os games antigos.
**Como os jogos são interligados, pode ser que as sinopses abaixo contenham pequenos spoilers do jogo anterior.**
Yakuza em ordem cronológica
Yakuza 0 (2014)
Lançado em 2014 no Japão e localizado para o ocidente somente em 2017, o 6º jogo principal da franquia na verdade é o primeiro em ordem cronológica, onde jogamos com dois protagonistas, cada um com seu próprio estilo de luta e missões específicas em mapas diferentes. O jogo conta a história de como Kiryu entrou para o mundo do crime e se tornou o famoso Dragão de Dojima e também como nasceu sua rivalidade e amizade com Goro Majima, um dos personagens mais importantes e carismáticos de toda a franquia.
Ambientado no fim dos anos 80, dezessete anos antes do primeiro jogo, Kiryu, ainda como um novato, é forçado a sair do clã Tojo devido a uma acusação de assassinato durante uma missão. Em paralelo, temos Majima, ex-membro do Tojo, trabalhando como gerente de um cabaré em Sotenbori e nutrindo esperanças para voltar ao clã. Ambos os protagonistas são atraídos para um conflito em torno do “Lote Vazio”, um pequeno pedaço de terra em Kamurocho que o Clã Tojo deseja adquirir para a reconstrução e domínio da área.
Uma das coisas mais interessantes do jogo é que ele se passa durante a bolha no Japão, em que os preços dos imóveis e do mercado de ações foram muito inflacionados, gerando posteriormente um colapso financeiro no país.
Com um pouco mais de 30 horas de gameplay somente da campanha principal, Yakuza 0 é considerado por muitos como o melhor jogo da franquia, principalmente por sua jogabilidade e a quantidade absurda de conteúdo secundário. Caso você tenha jogado os games anteriores de franquia, aqui irá encontrar diversos easter eggs e alguns personagens que vão aparecer somente em jogos futuros.
Yakuza Kiwami (2016)
Remake do primeiro Yakuza, originalmente lançado para Playstation 2. Kiwami em tradução literal significa “Extremo”, sendo assim a versão definitiva do primeiro jogo. Kiwami foi lançado no Japão em 2016 e no ocidente em 2017.
Com Kiryu como seu único protagonista, o jogo se passa em 1995, quando nosso dragão vai para a prisão após assumir a culpa pelo assassinato de Sohei Dojima, para proteger o seu melhor amigo na época, Akira Nishikiyama. Dojima era o patriarca de uma das famílias do clã Tojo e a razão por trás desse crime foi que Sohei tentou estuprar Yumi Sawamura, amiga e interesse amoroso de Kiryu.
Após passar 10 anos na prisão, Kiryu retorna à uma realidade que ele não conhece mais, principalmente pelo salto tecnológico que ocorreu no final dos anos 90 e início dos anos 2000. Voltando à realidade, Kiryu é expulso do Clã Tojo, seu melhor amigo se tornou uma pessoa completamente diferente, dez bilhões de ienes sumiram do clã e sua amada Yumi está desaparecida.
No meio de todo esse caos, Kiryu acaba conhecendo uma criança de 9 anos chamada Haruka Sawamura, que possui um colar que pode ser a chave para resolver o mistério envolvendo os dez bilhões de ienes.
Yakuza Kiwami 2 (2017)
Lançado no japão em 2017, e no restante do mundo em 2018, o remake do segundo jogo se passa em 2006. Kiryu e Haruka estão vivendo uma vida pacífica após os eventos traumatizantes do primeiro game, mas o presidente do Clã Tojo, Yukio Terada, pede ajuda de Kiryu para prevenir uma guerra entre o clã Tojo e a Aliança Omi, um clã rival com sede em Osaka.
Após uma emboscada, Terada morre e Kiryu começa a busca por Daigo Dojima, filho de Sohei Dojima, para torná-lo o novo presidente do clã. Durante sua busca por Daigo, Kiryu acaba se tornando inimigo jurado de Ryuji Goda, filho do presidente da Aliança Omi.
Yakuza Kiwami 2 foi o segundo jogo produzido no motor gráfico atual, a Dragon Engine, onde houve uma melhoria gigante nos gráficos e nos detalhes da cidade. Pode ser que ao iniciar Kiwami 2 você estranhe um pouco os comandos e principalmente a jogabilidade, principalmente após jogar Yakuza 0 e Kiwami.
Yakuza 3 (2009)
Lançado em 2009 no Japão e em 2010 para o resto do mundo, Yakuza 3 foi originalmente pensado e lançado para o Playstation 3, com gráficos e jogabilidade completamente recriadas e aprimoradas em relação aos dois últimos jogos lançados para o Playstation 2.
Yakuza 3 é um divisor de águas na história da franquia, principalmente por apresentar um começo um tanto quanto incomum para Kiryu, onde está longe do estilo de vida Yakuza. Sendo um ex-Yakuza e aposentado, nosso herói aparece cuidando de um orfanato em Okinawa, no litoral do Japão, chamado Morning Glory Orphanage, onde é auxiliado por Haruka. Infelizmente, a paz não durou muito. Em 2008, problemas surgem quando o orfanato começa a receber avisos de despejo dos proprietários, a família Yakuza Ryudo.
Após um confronto com seu capitão, Kiryu consegue conversar com o patriarca, Shigeru Nakahara, que pretende vender o terreno para investidores de Tóquio que desejam construir um resort. Porém as coisas não são tão simples assim, e Kiryu acaba descobrindo que novamente tudo não passa de um movimento político e acaba se envolvendo e retornando novamente para o mundo obscuro da Yakuza.
Yakuza 3 é um dos jogos mais subestimados e debatidos da franquia, principalmente por conta do “baque” após jogar os títulos anteriores, pois são bem mais modernos e refinados, gerando assim uma grande estranheza com a jogabilidade e mecânicas da época do Playstation 3.
Yakuza 4 (2010)
Lançado no japão em 2010 e no restante do mundo em 2011, Yakuza 4 se passa um ano após os acontecimentos do jogo anterior e com uma novidade para a franquia na época de seu lançamento: 4 protagonistas.
Além do nosso amado dragão Kiryu, três outros novos personagens se juntam às ruas de Kamurocho:
- Shun Akiyama é um agiota que trabalha em sua própria empresa, Sky Finance, e se encontra no meio de um conflito entre o Clã Tojo e o Clã Ueno Seiwa.
- Taiga Saejima, irmão de sangue de Goro Majima, que foi preso após atacar o Clã Ueno Seiwa em 1985, acaba retornando 20 anos depois de escapar da prisão e acabar parando no orfanato de Kiryu. Ele procura Majima, que o abandonou durante o ataque contra o Clã Ueno.
- Masayoshi Tanimura, um detetive que está investigando um dos recentes assassinatos no Clã Tojo. Ao fazer isso, ele conhece Lily, que na verdade é irmã de Saejima, e está sendo atacada pela família Shibata.
No fim, Kiryu acaba se encontrando mais uma vez no meio de um grande conflito do Tojo contra famílias rivais da Yakuza e acaba se aliando aos novos protagonistas para mais uma vez resolver as coisas na base da porrada.
Yakuza 5 (2012)
Com lançamento no japão em 2012 e apenas em 2015 no ocidente, Yakuza 5 eleva a premissa de seu jogo anterior, colocando dessa vez CINCO, isso mesmo CINCO protagonistas em diversos cenários, sendo eles: Kazuma Kiryu, Shun Akiyama, Taiga Saejima, Tatsuo Shinada e Haruka Sawamura, fazendo esse ser um dos maiores jogos da franquia.
Depois dos acontecimentos de Yakuza 4, Kiryu abandonou seu passado obscuro como Dragão de Dojima e o lendário Yakuza e também seu querido orfanato. Com uma nova identidade para não chamar atenção, nosso querido Kiryu trabalha como Taxista em Fukuoka.
Como sempre, ele não ficará em paz por muito tempo e acaba descobrindo que Daigo está desaparecido e que a paz entre o Clã Tojo e a Aliança Omi está prestes a acabar novamente. Saejima está na prisão mais uma vez, mas tenta escapar com seu companheiro de cela Shigeki Baba quando ouve que seu irmão de sangue Majima está morto.
Nesse meio tempo, Haruka já se tornou uma dolescente e está seguindo seu sonho de se tornar uma Idol, porém as coisas saem um pouco do controle quando a presidente de sua agência de talentos Mirei Park, é encontrada morta. Por conta disso, Haruka se junta com Akiyama para descobrir o que realmente aconteceu com Park Park.
O novo personagem da vez é o Tatsuo Shinada, um ex-jogador profissional de beisebol que foi banido após ser acusado de fraudar uma das partidas mais importantes do seu time. Um homem misterioso acaba fazendo Shinada ir em busca do culpado sobre a fraude da partida, levando ele a conhecer Kiryu e se envolver em mais uma guerra entre o Tojo e a Omi.
Um dos grandes diferenciais de Yakuza 5 para os demais são os seus minigames, que vão desde corrida de Taxi pelas ruas do japão até mesmo um minigame de dança e Idol com a Haruka.
Yakuza 6: The Song of Life(2016)
Lançado no Japão em 2016 e lançado no ocidente apenas em 2018, Yakuza 6 foi o primeiro jogo da franquia na nova Dragon Engine, que é utilizada até hoje pelos jogos mais recentes do estúdio.
Kiryu volta a passar algum tempo na prisão após os acontecimentos de Yakuza 5, porém, desta vez ele foi preso por seus crimes passados e não por ter sido incriminado por alguém. Depois de sair da prisão, Kiryu retorna para Kamurocho, e descobre que Haruka está em coma devido a um aparente acidente de carro, e ela teve um filho chamado Haruto.
Haruka estava morando em outra cidade, chamada Onomichi, que fica em Hiroshima. Kiryu acaba indo para a cidade para investigar o que aconteceu e tentar descobrir quem é o pai de Haruto, porém como sempre, Kiryu acaba sendo arrastado mais uma vez para as guerras da Yakuza e descobrindo um segredo que pode mudar o Japão para sempre.
Um dos novos minigames mais interessantes do jogo é que Kiryu precisa cuidar de Haruto, gerando assim um minigame completamente novo onde você precisa cuidar do recém-nascido. Yakuza 6 é considerado como a despedida de Kiryu, principalmente por sua carga emocional no final do jogo e também pela mudança do protagonista da franquia.
Yakuza: Like a Dragon (2020)
Yakuza: Like a Dragon foi o primeiro titulo da franquia ser localizado para o Português Brasileiro, onde o jogo possui somente legendas e áudio original em Japonês.
Após os acontecimentos de Song of Life e a despedida emotiva do nosso querido dragão de dojima, a franquia tomou um novo rumo, se tornando um JRPG por turno e também apresentando um novo protagonista, Kasuga Ichiban.
Ichiban foi preso em 2001 para proteger Jo Sawashiro, seu capitão. Porém, ao sair da cadeia 18 anos depois, descobre que ninguém está preocupado ou esperando ele, e acaba descobrindo que o Clã Tojo foi finalmente derrotado pela Aliança Omi.
Eventualmente, Ichiban descobre que Masumi Arakawa, o patriarca da família Arawaka e o homem que pediu a Ichiban que assumisse a culpa e fosse para a prisão em vez de Sawashiro, estava tramando com a Omi e traiu o Clã Tojo. Ao descobrir a traição, Ichiban é baleado e acorda em Ijincho, onde um sem-teto chamado Yu Nanba o ajuda com seus ferimentos.
Já recuperado e com novos aliados, Ichiban sai em busca de respostas sobre o que aconteceu durante sua ausência e também o que levou Arakawa a trair o clã. Durante sua jornada, Ichiban irá enfrentar três grupos criminosos: Yokohama Liumang, a Máfia Geomijul e o Clã Seiryu.
Like a Dragon Gaiden: The Man Who Erased His Name (2023)
Após Yakuza: Like a Dragon, a franquia passou por um rebranding em seu nome. A partir de agora, a franquia deixa de se chamar Yakuza e irá se chamar Like a Dragon, sendo uma tradução do nome japonês, Ryu Ga Gotoku.
Gaiden volta às origens da franquia, deixando de lado o combate por turno e voltando com o combate beat ‘n up. O jogo se passa após os eventos de Song of Life e termina após os acontecimentos de Yakuza: Like a Dragon.
Kiryu, agora com uma nova identidade e atendendo pelo nome “Joryu, inicia novamente uma nova vida trabalhando como agente secreto para uma organização do governo, até que alguns integrantes da aliança Omi, que suspeitam que o dragão ainda está na ativa, vão atrás de Joryu em busca de ajuda para resolver algumas pendências da Yakuza.
Confira nossa análise completa de Gaiden clicando aqui.
Como jogar a franquia em ordem de lançamento
- Yakuza (2005) – Recomendamos nesse caso jogar diretamente o Remake
- Yakuza 2 (2006) – Recomendamos nesse caso jogar diretamente o Remake
- Yakuza 3 (2009)
- Yakuza 4 (2010)
- Yakuza 5 (2012)
- Yakuza 0 (2015)
- Yakuza 6: The Song of Life (2016)
- Yakuza: Like a Dragon (2020)
- Like a Dragon Gaiden: The Man Who Erased His Name (2023)
- Like a Dragon: Infinite Wealth (2024)
Saga Judgment
Judgment (2018)
O derivado mais famoso, que acabou virando uma nova franquia, é a saga Judgment. Essa é uma história completamente paralela, mas todos os acontecimentos dos jogos principais da franquia refletem diretamente em Judgment, não é um jogo obrigatório para entender a toda saga Yakuza, mas altamente recomendado caso você vire ou já seja um fã da saga.
Em Judgment, assumimos o papel de Takayuki Yagami, um ex-advogado que trabalha como detetive particular. O jogo se passa 2 anos após os eventos de Song of Life, com Yagami aceitando um trabalho de investigação de um ex-yakuza que precisa provar sua inocência, Yagami acaba se envolvendo em uma investigação para descobrir a causa de vários crimes e assassinatos que estão ocorrendo com os Yakuzas na região de Kamurocho.
Judgment também usa a Dragon Engine e possui um combate mais avançado e preciso que Song of life, focando bastante em investigação e coleta de pistas para resolver os casos de detetive.
Lost Judgment (2021)
Lost Judgement se passa três anos após os acontecimentos do primeiro jogo, onde agora com uma boa reputação de detetive, Yagami é contratado para desvendar um mistério em que dois crimes foram cometidos ao mesmo tempo, levando ao mesmo suspeito.
Lost Judgment é uma evolução do primeiro game, principalmente na parte do combate, onde é considerado por muitos o melhor combate de todos os jogos relacionado a Yakuza, junto com Yakuza 0.
Ambos os jogos estão disponíveis para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X/S.
Derivados
Entre o lançamento dos jogos principais da franquia, foram lançados também diversos jogos paralelos, os famosos derivados, recriando épocas como o Japão feudal e até mesmo um apocalipse Zumbi. Em sua grande maioria, não foram localizados para o ocidente e a única forma de jogar sem ser em japonês é através de mods criados por fãs da franquia.
Jogos não localizados para ocidente:
- Ryū ga Gotoku Kenzan! – PlayStation 3
- Kurohyō: Ryū ga Gotoku Shinshō – PSP
- Kurohyō 2: Ryū ga Gotoku Ashura Hen – PSP
- Ryū ga Gotoku Ishin! – PlayStation 3, PlayStation 4
- Ryū ga Gotoku Online – Android, iOS, Windows
Jogos localizados para ocidente:
- Yakuza: Dead Souls – PS3
- Streets of Kamurocho – Window/Steam
- Like a Dragon: Ishin! – PlayStation 4, PlayStation 5, Windows/Steam, Xbox One, Xbox Series X/S
Futuro da franquia
A jornada pelas ruas de Kamurocho e a guerra entre os clãs da máfia japonesa está longe de acabar. Ainda esse mês, no dia 26/01, será lançado o mais novo título Like a Dragon: Infinite Wealth, onde vamos continuar com a história do nosso novo protagonista Ichiban.
Todos os jogos principais da franquia estão disponíveis para PlayStation 4, PlayStation 5, Windows/Steam, Xbox One, Xbox Series X/S.