5 Sequências que superaram o jogo original!

Não é raro jogos ganharem sequências, principalmente aqueles que fazem sucesso. Os desenvolvedores pegam tudo o que deu certo no primeiro jogo e tendem a melhorar, implementando novas mecânicas. Nesta lista vamos ver 5 sequências que representaram uma verdadeira evolução do capítulo anterior e são lembrados até hoje!

Super Metroid

Data de Lançamento: 19/03/1994

Plataformas: Super Nintendo

No primeiro Metroid, lançado em 1986, fomos apresentados a heroína Samus Aran, uma caçadora de recompensas a serviço da Federação para salvar o universo da ameaça Metroid. A aventura de ficção científica contava com exploração e busca de recursos chaves para acessar novas áreas, algo que influencia jogos de aventura até os dias de hoje, além de contar com a primeira protagonista feminina em um jogo. O segundo jogo, Metroid II, foi excelente, mas não causou tanto impacto quanto o primeiro.

O terceiro capítulo, Super Metroid, lançado em 1994, levou o Super Nintendo aos limites, com gráficos impressionantes para a época além de uma atmosfera envolvente, graças a trilha sonora incrível. Algo revolucionário do jogo era o sistema de salvamento, muito prático, que eliminava o antigo sistema de senhas, coisa que muito jogador dos anos 90 conhece bem. Seu mapa era mais extenso, vivo e detalhado, dando um tom a mais de imersão ao jogo. Podemos dizer com certeza, não só como uma das melhores sequências já feitas, Super Metroid também é um dos melhores jogos já feitos.

Mass Effect 2

Lançamento: 26/01/2010

Plataformas: Playstation 3, Xbox 360 e PC

Quando Mass Effect foi lançado, os fãs ficaram encantados com a aventura espacial da Bioware. Muito elogiado por sua história e ação cinemática, o jogo foi criticado pela inteligência artificial pobre e mecânicas de combate desbalanceadas.

Na sequência, os desenvolvedores ouviram os fãs e se dedicaram a fazer uma aventura muito superior. Com combates mais táticos, sistema de cobertura aprimorado, um mundo mais vivo com diversas missões secundárias e personagens novos, este capítulo da franquia é o favorito de muitos. Para melhorar tudo, um recurso para trazer o save do jogo anterior para o novo continuando a história do seu personagem foi algo brilhante. Sem dúvidas, um jogo que deve servir de exemplo a todos que produzem sequências!

Batman: Arkham City

Lançamento: 18/10/2011

Plataformas: Playstation 3, Playstation 4, Xbox 360, Xbox One, PC e WII U

Batman: Arkham Asylum, quando lançado em 2009, causou um impacto enorme nos jogos de herói, influenciando diversas obra que vieram depois, além de estabelecer novos parâmetros nos títulos do gênero. Com uma história envolvente, ambientação soturna e uma jogabilidade fluida e intuitiva, o jogador era levado a uma experiência de se sentir o próprio Homem Morcego. Apesar de muito bom, o jogo não foi perfeito. Jogadores não gostaram muito das lutas chefes e um mapa linear, já que se passava dentro do Asilo Arkham, o local conhecido pela internação dos supervilões do herói.

A Rocksteady tomou nota e fez uma sequência incrível com uma mapa enorme, permitindo exploração ampla e melhorando aspectos da jogabilidade. Como não poderia faltar, diversas lutas com chefes memoráveis fazem parte da história, tornando a narrativa épica. O jogo não é considerado o melhor no gênero de heróis a toa!

The Legend of Zelda: A Link to the Past

Lançamento: 21/11/1991

Plataformas: Super Nintendo, Game Boy Advanced

Lançada em 86 e marcando a infância de muitos, a franquia Zelda é uma  das favoritas e mais lembradas no mundo dos jogos.

Ao invés de usar a perspectiva lateral do segundo jogo, ele voltou a perspectiva de cima, original do primeiro título. Além de usar mecânicas e conceitos do título original, ele insere novos elementos e inovações. Flechas se tornam itens separados, além de melhorar a mecânica de uso de magia. Contando controles mais flexíveis, com Link podendo andar em diagonal e correr com o auxílio das Botas de Pégaso, a exploração  ficou muito mais atraente e fluida, sem contar com os ataques, mais variados e precisos. Na história, vimos a introdução do elemento que permanece como tema recorrente na temática da franquia: a existência de mundos paralelos.

Com gráficos lindos para a época, masmorras cheias de monstros únicos e a mecânica criativa de mundos paralelos, faz com que este jogo seja um dos melhores da franquia, junto com o Ocarina Of Time.

Half-Life 2

Lançamento: 16/11/2004

Plataformas: Playstation 3, Xbox, Xbox 360, PC e Android

Half-Life um foi uma grande surpresa em 1998. Com uma história interessante e ritmo único, contatada inteiramente por sequências no próprio jogo permitindo controle do seu personagem, causou impacto por ser diferente de tudo que havia sido lançado no PC. O título trouxe muito ao gênero de tiro em primeira pessoa, mas sua sequência foi muito maior.

A Valve desenvolveu Half-Life 2 numa engine nova chamada Source. Com um sistema revolucionário e complexo, introduziu o sistema de física aos jogos de tiro. E não se engane: o jogo havia muito mais a oferecer do que uma engine. Ele pegava o mundo introduzido no primeiro e o expandia numa história incrível que permanece na memória dos jogadores até hoje. No controle Gordon Freeman, deveríamos enfrentar a ameaça interdimensional dos Combine. Com uma jogabilidade bem polida e armas únicas, Half-Life 2 é um jogo mandatório na lista de títulos do gênero. Não é a toa que até hoje, os jogadores pedem uma sequência.