[ANÁLISE] Assassin’s Creed Mirage justifica o investimento em um iPhone 15 Pro?

Assassin’s Creed Mirage é o quarto game AAA que chega ao iPhone. Durante o lançamento da linha iPhone 15, em setembro de 2023, a Apple anunciou Resident Evil Village, Resident Evil 4 e Death Stranding Director’s Cut para os seus dispositivos (restrito aos modelos iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max), além do jogo da Ubisoft.

Prometendo uma experiência próxima ao que os jogadores encontram nos consoles e PCs, os primeiros lançamentos tiveram alguns problemas, principalmente na parte de desempenho, com dúvidas se a culpa seria a otimização ou o hardware dos aparelhos da gigante de Cupertino.

Será que um jogo tão exigente como Assassin’s Creed Mirage irá rodar tão bem no iPhone 15 Pro Max? O Cromossomo Nerd testou o game no celular e conta como foi a experiência em nossa análise!

Passeio em Bagdá

Mirage é décimo terceiro da franquia Assassin’s Creed e foi lançado no ano passado para consoles e PC. Ele foi anunciado como um retorno às raízes, trazendo a história do ladrão Basim Ibn Ishaq. Ele vive na Bagdá do século IX, sendo atormentado por visões estranhas.

Se você jogou Valhalla, reconhecerá Basim como um dos aliados de Eivor. Em Mirage, a história se passa anos antes, narrando a transformação de Basim de ladrão a membro respeitável dos Ocultos, os precursores da Irmandade dos Assassinos.

A história principal pode ser concluída em cerca de 20 horas, menos tempo que os títulos mais recentes, mas em sintonia com os primeiros jogos da série. Trazendo boas reviravoltas e consagrando Basim como um dos assassinos mais icônicos da franquia.

Nada é verdadeiro, tudo é permitido

Como Mirage é descrito como um retorno às raízes, o game traz um foco maior na furtividade, abandonando o mapa gigantesco, os elementos de RPG e combate complexo. Aqui, você irá se sentir jogando um dos primeiros Assassin’s Creed.

No geral, o mapa prioriza e incentiva que o jogador seja furtivo e mortal, trazendo equipamentos e level design condizente com a proposta. Uma novidade é o Foco do Assassino, que permite eliminar silenciosamente vários inimigos em sequência.

Entretanto, é notável que o parkour foi mais simplificado do que nos jogos recentes, o que reflete em menos fluidez na prática. Isso fica evidente durante momentos de perseguição, com Basim ficando “travado” em algumas partes.

Jogar um título AAA no iPhone 15 Pro Max sem um controle se mostrou uma tarefa difícil com Resident Evil 4 e Resident Evil Village, mas a Ubisoft acerta na conversão, trazendo botões de forma inteligente que executam as ações de forma precisa. Entretanto, caso não esteja acostumado a jogar no mobile, precisará de umas horinhas para se acostumar.

O iPhone dá conta?

Assassin’s Creed Mirage não tem gráficos impressionantes nos consoles e PC. No iPhone 15 Pro Max, o jogador pode escolher três qualidades: baixa, média e alta. No geral, recomendo jogar na segunda, que oferece o combo mais equilibrado entre visuais bonitos x consumo de bateria.

Jogando na qualidade Média, Assassin’s Creed Mirage oferece uma experiência visual decente, mas com algumas claras limitações na resolução, que já eram esperadas. Entretanto, apesar de focar na taxa de 30 quadros por segundo, o jogo sofre em regiões abertas e em combates, trazendo algumas quedas notórias.

Outro ponto a destacar é que a CPU sofre com o superaquecimento em sessões mais longas. Após jogar 1:30h, percebi dificuldades para carregar o cenário, com o personagem sendo “travado” para aguardar o final da renderização. Se isso acontece na qualidade gráfica no Médio, imagine no máximo.

Se levarmos em conta o fator portabilidade que a jogatina no iPhone oferece, o usuário teria uma experiência melhor em um dispositivo dedicado aos jogos, tal como um Steam Deck, ASUS ROG Ally ou Lenovo Legion Go. De todo modo, o jogo acaba sendo um adendo interessante para o celular e uma boa evolução dos jogos mobile que conhecemos.

Devo investir em Assassin’s Creed Mirage no iPhone 15 Pro Max?

Se você está acostumado a jogar no PC ou consoles, Assassin’s Creed Mirage no iPhone pode não ser a melhor escolha, mas é impressionante ver um título desse calibre rodando no celular da Apple. No geral, a experiência portátil é satisfatória, apesar de alguns problemas de desempenho.

A adaptação dos controles é inteligente, garantindo uma jogabilidade agradável e divertida, mas é inegável como a experiência geral é muito superior nos consoles e PC.

Assassin’s Creed Mirage já pode ser adquirido na App Store por R$ 120. É possível baixar uma demonstração de 90 minutos antes de comprar o game.

*O Cromossomo Nerd agradece a Ubisoft Brasil e Drone Comunicação por ter nos cedido uma cópia do jogo para esta análise.