[ANÁLISE] Endless Ocean Luminous | Exploração rasa e limitada no oceano

0
176

Endless Ocean Luminous marca o retorno da franquia Endless Ocean após um longo hiato, trazendo consigo uma experiência subaquática que tanto cativa quanto decepciona em aspectos diferentes. Vamos mergulhar nos detalhes desse lançamento de 2024 para Nintendo Switch.

Introdução ao Mundo Subaquático

O jogo oferece uma experiência subaquática rica em exploração e descobertas, a trama em si é bastante simples e serve mais como um pano de fundo para a jogabilidade do que como um elemento central ou motivador.

Mundo subaquático de Endless Ocean Luminous

A história não apresenta muitos desenvolvimentos dinâmicos ou interações profundas, o que pode deixar a desejar para jogadores que buscam uma experiência mais rica e envolvente em termos de narrativa. Essencialmente, a história não é o foco principal do jogo, o que pode resultar em uma experiência que parece mais uma coleção de atividades de exploração do que uma jornada narrativa coesa.

Visual e Estética de Endless Ocean Luminous

Mundo subaquático de Endless Ocean Luminous

O jogo varia entre momentos de pura beleza e momentos mais simples. A vida marinha ganha vida com um realismo incrível, mostrando mais de 500 espécies para você explorar e conhecer melhor. Desde as grandiosas baleias até os peixinhos coloridos, cada espécie vem com um monte de detalhes interessantes, o que dá um toque bem educativo ao jogo. Por outro lado, as cores mais suaves e alguns cenários meio repetitivos podem não ser o suficiente para quem espera uma festa visual o tempo todo.

Gameplay e Exploração

Exploração de Endless Ocean Luminous

Endless Ocean Luminous é basicamente um jogo para “relaxar”, com um foco todo especial na exploração e no registro de diferentes espécies marinhas. Você tem como missões caçar tesouros escondidos e montar uma espécie de “Pokédex” do oceano sem vida, anotando detalhes de cada criatura que encontra. Mas, mesmo com bastante espécies e tesouros legais para achar, há pouca interação com os animais e a falta de recursos como aquários e opções de personalização podem fazer a jogabilidade meio repetitiva para alguns.

Multiplayer e Cooperação de Endless Ocean Luminous

Multiplayer do jogo

Um destaque do jogo é o modo multiplayer, onde até 30 jogadores podem explorar o mesmo mapa. Este modo incentiva a colaboração sem comunicação direta, permitindo aos jogadores compartilhar descobertas e avançar juntos na exploração​​. Embora essa funcionalidade adicione uma dimensão social ao jogo, a falta de opções de comunicação pode limitar a coordenação entre os jogadores.

Considerações Finais

Endless Ocean Luminous tenta cativar com sua serenidade e biodiversidade, mas acaba se perdendo em sua própria simplicidade. Enquanto oferece uma bela vista das profundezas oceânicas, a falta de interatividade e a jogabilidade repetitiva deixam a experiência aquém das expectativas.

O jogo pode oferecer uma experiência relaxante, porém ao mesmo tempo bastante tediosa, onde você gasta inúmeras horas apenas para catalogar peixes. Mas para quem é fã de biodiversidade marinha, há muitas horas de diversão tranquila à espera. No entanto, quem busca uma experiência de jogo mais dinâmica e envolvente pode encontrar o jogo bastante limitado.

Este título da Nintendo Switch, apesar de visualmente atraente, falha em entregar uma experiência verdadeiramente envolvente, tornando-se monótono rapidamente para aqueles que procuram uma aventura mais dinâmica e rica.

*O Cromossomo Nerd agradece a Nintendo e a Cappuccino Digital por fornecer um código de acesso do jogo para esta análise.