A Jurassic Park Classic Games Collection é uma coletânea que reúne os 7 jogos clássicos da franquia lançados originalmente para NES, SNES, Game Boy e Sega Mega Drive. Essa coleção foi lançada no final 2023 para PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S, Nintendo Switch e PC via Steam, trazendo uma série de melhorias e novidades para os fãs da saga.
O Cromossomo Nerd teve a chance de jogar a coletânea e iremos analisar suas forças e fraquezas abaixo, confira:
O conteúdo da Jurassic Park Classic Games Collection
Para começar, devemos destacar que essa coletânea inclui os seguintes jogos:
- Jurassic Park (NES)
- Jurassic Park (SNES)
- Jurassic Park (Game Boy)
- Jurassic Park (Mega Drive)
- Jurassic Park: The Chaos Continues (SNES)
- Jurassic Park: The Chaos Continues (Game Boy)
- Jurassic Park: Rampage Edition (Mega Drive)
Tendo em vista que estamos passando por uma grande transição na indústria dos games, onde muitos jogos clássicos acabam caindo completamente no esquecimento, com seus retornos ficando atrelados ao relançamento em catálogos de serviços como o Game Pass, PlayStation Plus ou Nintendo Switch Online, é bom vermos coletâneas como esta resgatando grandes títulos do passado.
Baseados no icônico filme de Steven Spielberg e nos livros de Michael Crichton, os jogos da coletânea captam muito do instinto de sobrevivência repleto de criaturas jurássicas, onde seu objetivo é fazer com que os humanos se mantenham como a espécie dominante.
Desempenho no PS5
Mesmo estando disponível no PS5, não espere recursos específicos para esta versão, já que não estamos falando de uma remasterização, mas sim de uma compilação dos jogos originais, o que significa que recursos gráficos e controles não sofreram alterações.
De todo modo, é bom vermos esses títulos chegando em outras plataformas, algo que não era possível antes do lançamento da coletânea.
Gráficos
Como dissemos acima, os jogos incluídos na coletânea não foram remasterizados, e por mais que os gráficos ainda se mantenham aceitáveis, já que os jogos em 8 ou 16 bits não envelhecem de forma negativa como os títulos em 3D, é inegável que melhorias poderiam ter sido feitas para deixá-los ainda mais polidos.
Som
Assim como os gráficos, o som também não foi remasterizado, o que significa que muitos dos efeitos sonoros parecem datados ou até mesmo com uma qualidade inferior aos padrões esperados para os dias atuais.
Embora isso mantenha a originalidade dos jogos, alguns podem ficar incomodados, principalmente aqueles que não jogaram os títulos originais.
Imersão
Infelizmente, a jogabilidade dos títulos ficou extremamente datada com o passar dos anos, o que significa que muitos jogadores não conseguirão se identificar com o conteúdo da coletânea.
Embora seja de extrema importância preservar os jogos clássicos, a seleção feita pela Limited Run nesta coletânea acaba deixando um pouco a desejar, já que muitos dos jogos são extremamente similares, não oferecendo uma grande variedade de conteúdos, sendo apenas uma forma de compilar diferentes versões de um mesmo jogo.
Além disso, a coletânea não inclui conteúdos adicionais como colecionáveis ou bastidores dos jogos, o que deveria ser crucial em uma coletânea como esta. E quando se trata de recursos, apenas o mínimo é oferecido. Você pode criar saves, aplicar filtros de tela e retroceder se cometer um erro. Teria sido bom se você pudesse alterar as configurações de cada jogo ou se tivéssemos recursos extras, como desafios.
Vale a pena investir na Jurassic Park Classic Games Collection?
Embora seja extremamente importante preservar jogos clássicos, faltou um “carinho” maior por parte da desenvolvedora em realizar uma curadoria melhor para os títulos da coletânea, além de implementar recursos adicionais para fazer com que esses títulos tivessem um apelo maior com uma nova geração de jogadores.
*O Cromossomo Nerd agradece à desenvolvedora pela cópia do jogo no PS5 para esta análise.