[ANÁLISE] Song of Nunu é a junção de PIXAR com League of Legends

0
229

Antes do lançamento de Song of Nunu, a Riot Forge já havia lançado quatro outros jogos: Ruined King, Hextech Mayhem, Convergence e The Mageseeker. Cada um desses jogos trouxe uma nova perspectiva para o universo de League of Legends, permitindo aos jogadores explorar diferentes aspectos deste mundo rico e diversificado.

A Riot Forge, parte da família Tencent, foi fundada com o objetivo de trazer jogos incríveis do universo de League of Legends para os jogadores. Através de parcerias com desenvolvedores experientes e talentosos ao redor do mundo, a Riot Forge conseguiu criar experiências de jogo únicas e envolventes.

Song of Nunu é uma aventura para um jogador que explora o mundo belíssimo, porém traiçoeiro, de Freljord como Nunu, um jovem em busca de sua mãe. Os jogadores descobrem os segredos, mitos e lendas escondidos nas profundezas da tundra congelante com seu melhor amigo, um yeti sábio e brincalhão chamado Willump.

O jogo foi desenvolvido pela Tequila Works, estúdio responsável por RiME. Será que eles tiveram êxito ao explorar mais este pedacinho da Vasta Runeterra e em dar mais profundidade aos personagens e ao Universo de League of Legends como um todo?

Descubra agora em nossa crítica sem spoilers.

Jogabilidade

Song of Nunu

Song of Nunu: A League of Legends Story é um RPG de ação e aventura que se destaca por sua jogabilidade única. 

O jogo permite aos jogadores alternar entre momentos em que se joga apenas com Nunu, onde podemos contar com suas bolas de neve e sua flauta mágica para resolver quebra-cabeças, ou a jogabilidade de Nunu montado em Willump, em que podemos pular mais alto, escalar e atacar os inimigos com poderosos combos.

Basicamente, o título aposta na exploração de mapas e resolução de puzzles, o que significa que o combate não é o foco principal aqui, embora ele exista. 

Em suma, o jogo exige que você pense melhor como sair das situações de perigo sem entrar em um confronto direto, apostando na furtividade, mas ainda assim, os momentos de combate são bem satisfatórios, onde temos Willump com seus ataques físicos e magias.

Gráficos de Song of Nunu

Song of Nunu

Os gráficos de Song of Nunu são visualmente impressionantes. O design visual traz uma sensação de desenho animado que parece ser uma extensão da perspectiva juvenil do personagem principal do mundo ao seu redor. 

O estilo de arte adotado pelos desenvolvedores remete bastante aos filmes da Pixar, tanto pela personalidade dos personagens quanto pela estética.

Tendo em vista que muito do jogo se passa no deserto gélido de Freljord, foi legal ver que os desenvolvedores conseguiram encontrar formas de destacar as belezas dessa região enquanto abordavam outros cenários para dar mais substância. 

História de Song of Nunu

Song of Nunu

A história segue Nunu e seu companheiro yeti, Willump, em uma jornada através de Freljord em busca da mãe desaparecida de Nunu. 

A trama é enriquecida pela participação de importantes personagens do universo de League of Legends, incluindo Braum, que se mostra um aliado de Nunu e Willump, Anivia, que é retratada como uma divindade, e a bruxa Lissandra, que aparece como uma vilã, mas que acaba tendo um importante propósito na trama. 

Apesar de curta, a campanha consegue desenvolver muito bem os personagens principais e coadjuvantes, com uma trama envolvente, recheada de momentos carismáticos e emocionantes, balanceando bem a diversão e a emoção.

Otimização de Song of Nunu

Song of Nunu

Infelizmente, durante o teste no Nintendo Switch, o jogo apresentou alguns problemas técnicos. 

Em um determinado Puzzle, o sistema não iniciou a sequência necessária para prosseguir no jogo. Isso resultou em um bloqueio que exigiu o reinício do jogo do zero. Além disso, outro bloqueio ocorreu posteriormente no jogo. Felizmente, neste caso, o reset de save funcionou e não foi necessário começar do zero.

Durante o teste, também foi possível observar algumas quedas bruscas de FPS, mas no geral, conseguimos passar por toda a aventura sem que muito da experiência fosse afetado.

Apesar dos problemas, esse é o tipo de jogo que funciona muito bem no Nintendo Switch, já que ele transpira bastante da essência de alguns dos títulos mais famosos da plataforma. 

Imersão

Retratando famosos locais de League of Legends, tais como Howling Abyss, o mapa do ARAM, Song of Nunu se mostra uma experiência imperdível para os fãs do Universo de League of Legends. 

Foi incrível ver alguns momentos que acontecem durante uma partida de League of Legends sendo criados sob uma nova ótica no jogo. 

Além disso, tendo em vista que muitos conhecem o mundo do League somente pelas partidas de MOBA, é ótimo termos jogos como Song of Nunu para expandir ainda mais este universo e dar mais profundidade à riqueza de personagens, paisagens e tramas que ele tem a oferecer. 

Trilha Sonora

A trilha sonora do jogo inclui a música “You and Me Makes Us”, escrita e interpretada pelo cantor e compositor DEEGAN. A música se encaixa bem no catálogo musical produzido para os vários jogos da Riot.

As melodias também embalam muito bem os momentos de tensão e emoção do jogo, ajudando a criar a atmosfera desta aventura, além de também contar com melodias conhecidas dos fãs de League of Legends, que certamente servem como referências.

Conclusão

Song of Nunu: A League of Legends Story é um título cheio de referências ao League of Legends tradicional, seja pelos inimigos, paisagens e até mesmo pela trilha sonora. 

De acordo com a Riot Games, Song of Nunu é o primeiro jogo derivado canônico na história de League of Legends, o que significa que ele irá complementar a história do jogo principal e ajudar a dar mais background para este universo. 

Apesar dos problemas técnicos encontrados durante o teste no Nintendo Switch, o jogo consegue cativar os jogadores com sua história envolvente e personagens carismáticos, além de uma jogabilidade divertida e relaxante. 

Um ponto negativo é que, apesar de boa, a história acaba sendo curta demais, e a falta de missões secundárias e mais elementos significativos para complementar o jogo, acabam fazendo com que muitos questionem o valor cobrado por ele. 

Song of Nunu: A League of Legends Story será lançado em 1º de novembro para PC e Nintendo Switch.

*O Cromossomo Nerd agradece a Riot Games Brasil e a In Press Porter Novelli pela key do jogo para esta análise.