Expandindo uma franquia já conhecida da Ubisoft, The Crew Motorfest, novo lançamento da empresa, prometia uma gigantesca expansão do game para fãs e jogadores novos. Além disso, novos modos, novas mecânicas e, obviamente, novos veículos tinham tudo para oferecer uma experiência inovadora e diferenciada para os fãs do gênero.
Com o lançamento se aproximando, tivemos a oportunidade de experimentar essa belezinha para analisar com mais calma todas as novidades, modos e, obviamente, a gameplay.
Fico feliz em dizer que The Crew Motorfest é uma experiência extremamente divertida. Seja para fãs de jogos de corrida, ou jogadores casuais, o game é uma escolha interessantíssima de passatempo, e explico mais a seguir.
The Crew Motorfest é realmente uma festa
Se tratando de uma expansão para uma franquia já conhecida pelos fãs de jogos de corrida, Motorfest de fato funciona para ampliar ainda mais a experiência da série. Com o game acontecendo no Havaí, o mapa gigantesco traz uma excelente mistura de elementos que, para uma ilha fictícia, possui muita originalidade.
Além disso, todo o clima de Motorfest se trata de verdade de uma festa, uma celebração da velocidade. Uma prova disso, junto com todo o clima do jogo, está na sua excelente trilha sonora, que a todo momento consegue instigar animação nos jogadores.
Ainda na parte de celebração, Motorfest permite que você faça seu próprio jogo, e embora o game tenha uma história de fato, o jogador pode segui-la como bem entender.
Festa para você e seus amigos
Outro ponto que mostra toda a ambientação de celebração de The Crew Motorfest está no fato de que, durante a jogatina, você pode se juntar com amigos para montar uma equipe. Cada equipe, junto com o jogador, é formada por 4 membros, e cada membro novo pode fornecer melhorias para o seu veículo, que também pode ser customizado.
Embora o “piloto”, que no caso é nosso avatar, não tenha uma boa variedade de opções para customização, o veículo, que é a parte principal, tem diversas opções e recursos. Além disso, temos uma enorme variedade de veículos, agradando diversos públicos e gostos de amantes de carros, sejam esportivos ou propriamente feitos para corridas.
Vários modos para vários gostos
Motorfest possui diversos modos. Desde as clássicas corridas de rua, com veículos usando nitros, pegando atalhos e etc, até corridas profissionais com as poderosas máquinas de Fórmula 1.
Um dos grandes destaques em Motorfest é a chegada das Playlists, que organiza as corridas de acordo com o modo delas. Com esse recurso, é possível conferir desafios e corridas específicas de um determinado modo, como por exemplo Made in Japan, que é focado nas corridas de rua noturnas, transpirando bastante a essência de jogos como Need for Speed Underground, com muito neon e carros tunados.
Em cada modo, incluindo o modo off-road com uma pegada mais de rally, existem novas formas de jogar e controlar seu veículo para alcançar seu objetivo das pistas. Objetivos estes que vão muito além de vencer a corrida.
Junto das corridas, temos outros objetivos como fazer drift, alcançar determinadas velocidades e muito mais. Todas estas opções tornam a experiência diversa e interessante, desafiando os jogadores a alcançar todos os objetivos da melhor forma possível, inclusive fornecendo XP após a superação.
Com o XP, o seu piloto e veículos podem receber diversas melhorias, e as vitórias nos desafios também fornecem melhorias para os carros. Assim, todas as variações de carros, independente do jogador, pode se tornar única em comparação as demais.
O foco de The Crew Motorfest é sua diversão
Uma questão interessante do game, e que torna a experiência menos estressante em certos pontos, está na opção de “retornar”. Com apenas um botão, o jogador pode retornar a corrida alguns segundos, assim tendo uma nova chance para consertar certos movimentos.
Particularmente, essa mecânica vai ser muito interessante, principalmente para quem nunca jogou a série. Pois, infelizmente, os controles do veículo são um pouco aquém do que eles poderiam ser.
Gráficos e Controles
A parte gráfica do game, tirando os seres humanos, está quase perfeita. Os desenvolvedores tiveram muito esforço para tornar os visuais os mais belos possíveis em qualquer plataforma. No meu caso, conferi o jogo no PS4, e achei um dos games de corrida mais bonitos que joguei até então no console.
Contudo, como falei antes, os seres humanos ficam bem aquém com relação ao restante. Claro, o foco do jogo são os veículos e os cenários, mas é impossível não se incomodar e fugir da imersão em certos momentos quanto vemos nosso avatar ou os avatares dos demais jogadores em tela. Atrapalha a experiência? Não. Mas não deixa de ser… estranho.
Já na parte de comandos, comparado com outros jogos do gênero como Forza ou Gran Turismo, os controles do carro são… complicados. Por isso, o botão de retornar pode ser extremamente útil para entender melhor os controles no início, independente de qual modo de game você escolher.
E aí, vale a pena?
Em resumo, Motorfest é um jogo extremamente divertido. Os visuais são lindos, os veículos são belíssimos, e a jogatina, especialmente se jogada com auxílio da sua equipe, se torna uma experiência cativante e chamativa.
Mesmo que os comandos sejam um pouco truncados a princípio, e certas escolhas gráficas com relação ao nosso avatar incomodem, no fim das contas, toda a experiência é uma diversão do início ao fim.
*O Cromossomo Nerd agradece a Ubisoft Brasil e Agência Drone por nos fornecer um código do jogo para o PlayStation para esta análise.