No dia 27 de março Quentin Jerome Tarantino completa 53 anos de pura genialidade, e a equipe do Cromossomo Nerd não poderia deixar de lembrar alguns de seus trabalhos memoráveis. Diretor, roteirista, produtor de cinema e ator, ficou famoso no início dos anos 90 com seus ótimos roteiros e diálogos inesquecíveis que inovaram o padrão dos filmes norte-americanos.
É um dos mais jovens diretores entre os famosos, mas que mesmo assim reúne uma longa lista de títulos de sucesso, tendo já vencido o Oscar por duas vezes.
Confira agora alguns de seus trabalhos mais lembrados.
10. Os Oito Odiados
Durante uma nevasca, o carrasco John Ruth (Kurt Russell) está transportando uma prisioneira, a famosa Daisy Domergue (Jennifer Jason Leigh), que espera trocar por grande quantia de dinheiro. No caminho, os viajantes aceitam transportar o caçador de recompensas Marquis Warren (Samuel L. Jackson), que está de olho em outro tesouro, e o xerife Chris Mannix (Walton Goggins), prestes a ser empossado em sua cidade. Como as condições climáticas pioram, eles buscam abrigo no Armazém da Minnie, onde quatro outros desconhecidos estão abrigados. Aos poucos, os oito viajantes presos no local começam a descobrir os segredos sangrentos uns dos outros, levando a um inevitável confronto entre eles.
Lançado em 2015, Tarantino escreveu o roteiro e dirigiu o filme que ganhou o Oscar de Melhor Trilha Sonora Original.
9. Django Livre
Django (Jamie Foxx) é um escravo liberto cujo passado brutal com seus antigos proprietários leva-o ao encontro do caçador de recompensas alemão Dr. King Schultz (Christoph Waltz). Schultz está em busca dos irmãos assassinos Brittle, e somente Django pode levá-lo a eles. O pouco ortodoxo Schultz compra Django com a promessa de libertá-lo quando tiver capturado os irmãos Brittle, vivos ou mortos.
Neste filme de 2012, Quentin que dirigiu e escreveu o roteiro, ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original e mais uma vez o ator Christoph Waltz ganhou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.
8. Bastardos Inglórios
O cenário é a 2ª Guerra Mundial. A França está ocupada pelos nazistas e o tenente Aldo Raine (Brad Pitt) é encarregado de reunir um pelotão de soldados de origem judaica, com o intuito de realizar uma missão suicida contra os alemães. O objetivo é matar o maior número possível de nazistas, da forma mais cruel encontrada. Paralelamente Shosanna Dreyfuss (Mélanie Laurent) assiste a execução de sua família pelas mãos do coronel Hans Landa (Christoph Waltz), o que faz com que fuja para Paris. Lá ela se disfarça como operadora e dona de um cinema local, enquanto planeja um meio de se vingar.
O filme é do ano de 2009 e rendeu um Oscar de Melhor Ator Coadjuvante para o ator Christoph Waltz. Tarantino escreveu o roteiro, dirigiu e atuou com uma soldado americano.
7. À Prova de Morte
Ao cair da noite, Jungle Julia (Sydney Tamiia Poitier), uma DJ de Austin, pode enfim se divertir com as suas duas melhores amigas. As três garotas saem noite adentro, atraindo a atenção de todos os frequentadores masculinos dos bares e boates do Texas. Mas nem toda a atenção é inocente. Cobrindo de perto seus movimentos está Stuntman Mike (Kurt Russell), um rebelde inquieto e temperamental que se esconde atrás do volante do seu carro indestrutível.
O filme é de 2007 e possui uma cena especial quando as garotas tomam café da manhã, e que na verdade é uma recriação da mesma cena registrada em Cães de Aluguel. Neste filme Quentin foi produtor, roteirista, diretor, além de atuar no papel Warren.
6. Sin City – A Cidade do Pecado
Este longa-metragem é baseado em quatro histórias dos quadrinhos totalmente diferentes, mas ligadas entre si: Sin City (The Hard Goodbye), The Customer is Always Right, The Big Fat Kill, That Yellow Bastard. Em uma cidade dominada pela criminalidade e corrupção, vivem policiais trapaceiros, mulheres sedutoras e vigilantes desesperados, em busca de vingança e outros ainda em busca de redenção. Um deles é Marv (Mickey Rourke), um lutador de rua durão que sempre levou sua vida a seu modo. Após acompanhar até em casa a bela Goldie (Jaime King), esta aparece morta em sua cama. Isto faz com que Marv decida percorrer a cidade numa jornada pessoal, em busca de vingança. Além dele há Dwight (Clive Owen), um detetive particular que tenta a todo custo deixar seus problemas para trás. Após o assassinato de um policial, Dwight se apresenta para proteger suas amigas, as damas da noite. Há também John Hartigan (Bruce Willis), o último policial honesto da cidade, que quando resta apenas uma hora para se aposentar se envolve na tentativa de salvar uma jovem de 11 anos das mãos do filho de um senador.
Tarantino é o diretor do filme, que foi lançado em 2005.
5. CSI: Crime Scene Investigation – Temporada 5
O CSI Nick Stokes é sequestrado enquanto investigava uma cena de crime e enterrado vivo em um caixão de vidro por seu sequestrador. O Departamento de Polícia de Las Vegas recebe um pacote contendo uma fita e uma chave USB que permite assistir Nick dentro do caixão, juntamente com um pedido de um milhão de dólares em dinheiro para libertá-lo. O prefeito se recusa a pagar o resgate, mas Catherine Willows convence seu pai rico a fornecer o dinheiro. Gil Grissom marca um encontro com o criminoso para entregar-lhe o dinheiro e ser informado onde está Nick.
Tarantino dirigiu e escreveu os episódios 24 e 25 que foram ao ar em 2004, mostrando sua versatilidade também em séries.
4. Kill Bill – Volume 1 e Kill Bill – Volume 2
A personagem Noiva (vivida por Uma Thurman) é uma perigosa assassina que trabalhava em um grupo liderado por Bill (David Carradine), grupo este composto principalmente por mulheres. Grávida, ela decide escapar dessa vida de violência e decide se casar, mas no dia da cerimônia seus companheiros de trabalho se voltam contra ela, quase a matando. Após cinco anos em coma, ela desperta sem um bebê e com um único desejo: vingança.
O primeiro filme foi lançado em 2003, Tarantino escreveu o roteiro e dirigiu e no segundo, lançado em 2004, além de desenvolver essas mesmas funções, participou também como produtor.
3. Um Drink no Inferno
Os irmãos Seth (George Clooney) e Richard Gecko (Quentin Tarantino) são procurados pela polícia por 16 mortes. Eles sequestram um ex-pastor e seu casal de filhos, para usá-los afim de poderem atravessar a fronteira com o México. Lá se dirigem à uma casa noturna frequentada por caminhoneiros e motoqueiros, uma mistura de cabaré e prostíbulo. Porém, ao chegar lá a dupla se depara com algo totalmente inacreditável.
O filme é de 1996 e Quentin além de atuar como Richard Gecko, escreveu o roteiro e participou da produção, não só do primeiro filme, mas também das sequências Um Drink no Inferno 2 – Texas Sangrento e Um Drink no Inferno 3 – A Filha do Carrasco.
2. Pulp Fiction – Tempo de Violência
Vincent Vega (John Travolta) e Jules Winnfield (Samuel L. Jackson) são dois assassinos profissionais que trabalham fazendo cobranças para Marsellus Wallace (Ving Rhames), um poderosos gângster.
Lançado em 1994, o filme levou o Oscar de Melhor Roteiro Original assinado por Tarantino. Além disso, ele dirigiu e atuou fazendo o papel de Jimmie Dimmick.
1. Cães de Aluguel
Lançado em 1992, o filme conta a história de um experiente criminoso que reúne outros seis bandidos para um grande roubo de diamantes. Estes seis homens não se conhecem e cada um utiliza uma cor como codinome. O roubo não sai como o planejado e um dos bandidos acredita que há um policial disfarçado entre eles.
Neste filme, Tarantino assumiu o papel de diretor pela primeira vez, além de ter sido o roteirista e ter atuado como Mr. Brown.
[adinserter block=”1″] [adinserter block=”2″]