Durante a CCXP 2018, a desenvolvedora BioWare ministrou um painel exclusivo para falar um pouco mais sobre Anthem, grande lançamento de 2019, que será distribuído pela EA.
Apresentado por Scylla Costa, um dos chefes de desenvolvimento do game, o painel revelou novidades sobre o modo história do jogo, bem como curiosidades sobre o sistema de itens e balanceamento do multiplayer.
Em Anthem, acompanhamos a história de um mundo que foi abandonado pelos deuses e que está cercado por uma força de energia chamada Hino da Criação. Quando os deuses sumiram, o mundo ficou inacabado e os seres vivos deixados por eles no planeta precisam lutar por sua sobrevivência.
Os humanos agora vivem em colônias chamadas Fortasis, onde são protegidos por seres chamados freelancers, que utilizam armaduras chamadas de Lanças, que lhes concedem habilidades superpoderosas. Ao mesmo tempo que o hino de criação possui a capacidade de moldar a realidade, a poderosa força também é capaz de corromper os seres, principalmente a raça conhecida como Cypher.
As colônias protegidas pelos freelancers precisam lutar contra as criaturas conhecidas como Dominantes, que são comandadas por uma figura misteriosa chamada o Regente, que acredita ter encontrado uma maneira de controlar o Hino da Criação.
Segundo Scylla, o objetivo principal de Anthem é estimular a jogabilidade multiplayer, já que as missões da história são vividas por quatro freelancers de categorias diferentes (soldado, ninja, tanque e mago), porém isso não significa que você não possa jogar sozinho. O jogo está balanceado para que as ondas de inimigos sejam definidas de acordo com a quantidade de participantes, o que significa que quanto mais jogadores humanos, maior será a quantidade de inimigos.
Outra coisa que a desenvolvedora se preocupou bastante, foi com o balanceamento do nível entre os jogadores, que permite que jogadores em níveis mais baixos possam jogar com amigos que estão em níveis mais altos, pois os inimigos de cada jogador serão balanceados proporcionalmente.
Ao falar sobre as infames loot boxes, Scylla afirma que o jogo não contará com o recurso. Embora o título apresente itens cosméticos e que melhoram as habilidades de seu personagem, todos os itens poderão ser habilitados com uma moeda adquirida ao longo do jogo, porém caso o jogador queira investir dinheiro de verdade para agilizar a obtenção dos itens, isso será possível.
Não existem planos para um jogo crossplay ainda, porém isso não é uma limitação do jogo e sim, das plataformas, pois caso as plataformas entre em um acordo, o jogo está pronto para isso.
Uma das novidades mais interessantes é que a personalização de seu personagem é completa, incluindo o gênero e durante algumas cutscenes, você verá seu próprio personagem.
Através de um glameplay exclusivo exibido durante o painel, pudemos ver um pouco mais da mecânica e gráficos do jogo. Ainda é cedo para decretar um veredito, mas pela pequena amostra exibida, vemos que o jogo tem tudo para ser um sucesso estrondoso. Além dos gráficos belíssimos, temos uma jogabilidade de cair o queijo, que mistura a ação dos shooters tradicionais, com as habilidades especiais e as classes de personagens de jogos no estilo de Overwatch. Além de tiros superpoderosos, é extremamente empolgante ver os freelancers usando suas Lanças para disparar rajadas de gelo, raios, fogo e etc.
Os fãs que encomendarem Anthem, assim como assinantes EA Access e Origin Access, terão acesso à Demo VIP em 25 de janeiro de 2019, e todos os jogadores terão a chance de testar suas Lanças e experimentar Anthem em 1 de fevereiro de 2019. Ambas as demos estarão disponíveis no Origin para PC, Xbox One e PS4.
Jogadores da Demo VIP serão os primeiros Freelancers à enfrentarem os perigos do mundo de Anthem, e receberão um item no jogo comemorando seus espíritos pioneiros. Eles também verão seu progresso ser levado da Demo VIP para a Demo Aberta. Todos os Freelancer devem manter os olhos abertos durante a Demo Aberta, pois os desenvolvedores têm uma surpresa especial para os Freelancers mais ousados.
Durante o painel foi revelado que o jogo chega ao Xbox One, PS4 e PC em 22/02/2019.