O Oscar está logo aí e a noite de prêmios acontece no dia 28 de fevereiro, já havendo muitos comentários envolvendo não só os filmes, mas também outras polêmicas. Agora vamos apresentar os indicados na categoria de Melhor Filme e contar algumas curiosidades que os envolvem. Aproveite, escolha seu preferido e fique na torcida.
O Regresso
Baseado no livro “The Revenant: A Novel of Revenge”, de Michael Punke, narra a história real de Hugh Glass que viveu entre 1783 e 1833. “O Regresso” é um dos grandes favoritos ao Oscar 2016, sendo o recordista do ano em indicações. A produção conta com a atuação de Leonardo DiCaprio, já premiada pelo Globo de Ouro e pelo Bafta, que surpreende em seu trabalho quando seu personagem passa por todas as dificuldades, angústias e transmite isto, na maioria das vezes, apenas pelas suas expressões – já que o filme não conta com muitas falas, e isto principalmente após Glass (DiCaprio) ser atacado por um urso.
O diretor Alejandro González Iñárritu e sua equipe passaram por vários desafios para deixar as cenas reais, trazendo o espectador para dentro da história. Entre estes desafios, encontram-se fazer as filmagens apenas com luz natural, lidar com sofridas baixas temperaturas e fazer longas viagens na busca da locação perfeita. Além disso, DiCaprio, que é vegetariano, teve que comer um pedaço de carne crua durante as gravações.
O filme conta com cenas fortes de sofrimento do explorador, porém alguns boatos foram desmentidos, como por exemplo, o ator não dormiu em uma carcaça real de um cavalo (e muito menos foi estuprado por um urso). Mas em uma das cenas é possível ver vermes consumindo a pele necrosada do personagem, passagem retirada da história verdadeira.
O Regresso foi indicado ao Oscar nas seguintes categorias: Melhor Filme, Diretor (Alejandro González Iñárritu), Ator (Leonardo DiCaprio), Ator Coadjuvante (Tom Hardy), Fotografia, Edição, Figurino, Cabelo e Maquiagem, Efeitos Visuais, Design de Produção, Edição de Som, Mixagem de Som.
Vamos ver se todas as indicações se concretizam (ou grande parte delas).
Mad Max – A Estrada da Fúria
Do mesmo diretor, George Miller, responsável pela primeira trilogia da franquia, “Mad Max”, “Mad Max – Além da Cúpula do Trovão” e “Mad Max – A caçada continua”. “Mad Max – A Estrada da Fúria” não é entretanto um remake e estava em desenvolvimento desde 2003, com Mel Gibson ainda no papel principal. Por problemas com a agenda do ator, que estava prestes a filmar “A Paixão de Cristo”, e também com as locações, a produção foi sendo adiada ao longo dos anos, até que as gravações finalmente começaram com Tom Hardy e CharlizeTheron à frente do elenco.
Gravado na África do Sul, Austrália e Namíbia, o filme teve um orçamento estimado entre $100 milhões e $150 milhões e mais de 80% dos efeitos vistos no filme são efeitos práticos, pois Miller queria uma ação mais realista, resultando em sequências incríveis. O diretor também chegou a pensar em fazer o filme como uma animação 3D durante a pausa entre 2003 e 2009, mas não levou a ideia adiante felizmente.
Com mais três filmes confirmados para a franquia, “Mad Max – A Estrada da Fúria”, tem a difícil tarefa de quebrar a tradição dos vencedores de Melhor Filme no Oscar, já que a Academia não leva muito à sério o gênero de ficção-científica, mas ainda há esperanças levando em consideração que o filme foi ovacionado pela crítica mundial e também foi um dos indicados ao Globo de Ouro de Melhor Filme.
Perdido em Marte
“Perdido em Marte” é outro dos indicados que também é baseado em um livro, o autor é o americano Andy Weir, que com sua obsessão por detalhes técnicos e intensa pesquisa, juntamente com a consultoria prestada pela NASA à produção, deixou o filme perto de uma realidade que não parece estar muito distante, podendo quase ser considerado como “baseado em fatos reais”, mas estas realidades ainda não aconteceram.
Com o lançamento inicialmente previsto para março de 2016, a Fox acabou antecipando para 25 de novembro de 2015, o que por coincidência acabou dando sorte, pois nesse período Marte foi notícia após terem descoberto água salgada corrente no planeta vermelho. Inicialmente o filme seria gravado na Austrália, porém, devido à desentendimentos com o governo australiano, os planos foram mudados para Wadi Rum na Jordânia, por possuir um deserto de cor avermelhada.
O filme garantiu dois prêmios no Globo de Ouro de 2016: Melhor Filme Cômico ou Musical e Melhor Ator em Comédia ou Musical (Matt Damon).
Spotlight – Segredos Revelados
“Spotlight” é mais um filme baseado em uma história real, contando como um grupo de jornalistas de Boston investigou e revelou escândalos de pedofilia de padres, os quais foram acobertados pela própria Igreja Católica. Em 2013, o roteiro constava na Blacklist (lista dos melhores scripts ainda não produzidos).
Para retratar não só a história fielmente, mas também o ambiente onde se passava, o Boston Globe, jornal onde os jornalistas retratados trabalhavam, ajudou com a produção do set e aprovação do figurino. Além disso, quando os jornalistas visitaram o local de gravações pela primeira vez, que representava os escritórios do Boston Globe, encontraram suas mesas de redação, e alguns começaram a reorganizar os itens na mesma posição que se encontravam na época.
O filme já garantiu prêmios como o Critic’s Choice Award de Melhor Filme e ganhou mais premiações no Festival de Veneza de 2015, entre eles o Brian, que é dado a filmes que contribuem para a democracia, igualdade, pluralismo e respeito pelos direitos humanos.
Ponte dos Espiões
Do diretor que mais faturou com bilheterias, Steven Spielberg, “Ponte dos Espiões” é baseado no livro “Uma Ponte Entre Espiões — O Caso do Coronel Rudolf Abel e de Francis Gary Powers”. Escrito pelo advogado americano James Britt Donovan, conta a história do próprio James Donovan, especialista em seguros, que aceita uma tarefa diferente do seu trabalho habitual: defender Rudolf Abel, um espião soviético capturado pelos americanos.
O filme recebeu esse título numa referência a ponte que ligava a antiga Berlim Ocidental com o centro da cidade de Potsdam e que recebeu o apelido de “Ponte de Espiões” por volta dos anos 60, quando agências de inteligência americana e soviética faziam trocas de prisioneiros.
O elenco conta com Tom Hanks, que interpreta o advogado James Donovan e Mark Rylance, que dá vida ao misterioso espião soviético, já tendo ganhado quatro prêmios por este papel, incluindo o New York Film Critics Circle Award de Melhor Ator Coadjuvante. Além disso a trilha sonora é de responsabilidade de Thomas Newman, já conhecido por “007 – Operação Skyfall”.
A Grande Aposta
“A Grande Aposta” é mais um filme baseado em fatos reais, narrado a partir do livro “A Jogada do Século: Os Bastidores da Crise Financeira de 2008”, de Michael Lewis. Fala sobre os momentos que antecederam a crise econômica dos EUA em 2008, com foco no colapso do mercado imobiliário e outras falcatruas envolvendo empresários, banqueiros e corretores de Wall Street.
O elenco conta com a as atuações de Christian Bale, que já ganhou no Critics’ Choice Award o prêmio de Melhor Ator em filme de Comédia por este papel, Ryan Gosling, Steve Carell e Brad Pitt, que além de atuar, assina a produção. O filme também já foi premiado no Critics’ Choice Award como Melhor Comédia.
O Quarto de Jack
“O Quarto de Jack” é outro concorrente ao Oscar que foi adaptado de um livro: “Quarto”, de Emma Donoghue. Entretanto, a própria autora do livro e o roteirista do filme afirmam que a história não foi baseada em nenhum caso específico da vida real. O filme conta a história de uma mãe e seu filho que vivem isolados em um quarto e o único contato que ambos têm com o mundo exterior é a visita periódica do homem que os mantém em cativeiro. Joy, a mãe, faz de tudo para que a vida no local fique suportável, mas sempre com o desejo de deixar o local. Ela elabora, então, um plano para fugir do cativeiro e enganar o sequestrador.
A atriz Brie Larson quis ter uma noção do que os protagonistas da história passaram antes de começar as filmagens, então se isolou por um mês e seguiu uma dieta rigorosa para que pudesse vivenciar o papel de maneira bem realista. Este papel já lhe rendeu o prêmio de Melhor Atriz no Globo de Ouro. Jacob Tremblay, que faz o filho de Joy, ganhou o prêmio de Melhor Jovem Ator ou Atriz no Critics’ Choice Award.
Brooklyn
Baseado no livro “Brooklyn” do escritor contemporâneo Colm Tóibín. O filme conta a história de uma jovem irlandesa que se muda de sua terra natal indo morar em Brooklyn afim de realizar seus sonhos, e que no decorrer dos fatos, acaba ficando dividida entre os dois países, por conta do amor que vivencia nos EUA.
O destaque do filme é a jovem atriz Saoirse Ronan, que aos vinte e um anos vive uma protagonista, trabalho que já lhe rendeu os prêmios de Melhor Atriz no British Independent Film Award e no New York Film Critics Circle Award, por sua brilhante atuação.
O Oscar será transmitido ao vivo pelo canal TNT a partir das 20h30, com a cobertura do tapete vermelho.Esperamos que esta prévia tenha dado uma noção dos possíveis ganhadores. Façam suas apostas e divirtam-se bastante.