BIG Festival 2019 | 8 jogos apresentados no evento que merecem sua atenção

0
435

Quarta-feira (26), começou o BIG Festival 2019 – um festival de jogos independentes, localizado em São Paulo. O evento acontece desde 2012 e é o mais importante no cenário indie. Além de exibir e divulgar pequenos desenvolvedores, o festival também realiza uma premiação para os jogos que estão em exibição.

Nesse dia, além das palestras com profissionais da área, também tivemos a oportunidade de testar alguns finalistas da premiação.

Vamos falar um pouco sobre esses jogos!

Sky Racket –  Double Dash Studios 
Brasil
Indicações: Melhor Jogo Brasileiro e Melhor Gameplay.

Esse jogo funciona quase como um Tetris – porém, não é fazendo as combinações que os blocos explodem! Você pega uma raquete e precisa rebater as bolinhas lançadas até você e só então explodir! Ah e não se esqueça de matar o mini boss, que fica atrás das combinações de blocos.

O jogo é muito divertido e bem difícil! Você vai gastar algumas horas até entender o esquema de cada mapa e preparar estratégias diferentes – sim, você não vai conseguir de primeira e isso vai te dar ainda mais motivação! Use suas três vidas com sabedoria, porque os blocos mudam e os vilões ficam cada vez mais complicados!

Burning Daylight – Miyu Distribution
Dinamarca
Indicações: Melhor Jogo, Melhor Jogo Feito por Estudantes, Melhor Narrativa, Melhor Arte e Melhor Som.

Nós acordamos em um lugar estranho e precisamos sair dali! Em um cenário cyberpunk, não sabemos o nome do nosso personagem, o que ele faz ou porque ele precisa fugir – mas sabemos que ele queima na luz e isso basta.

O jogo lembra muito Limbo (2010), principalmente porque a gameplay não envolve luta e sim a solução de puzzles. Precisamos fugir, nos esconder e não encostar na luz – logo, os desafios das fases se resumem em problemas e você vai precisar de muito raciocínio para solucioná-los.

O cenário é macabro e vai deixar aqueles de coração fraco com medo! A música ajuda a imergir o jogador naquele mundo esquisito e nós temos a sensação de estarmos sendo vigiados de maneira constante.

Com certeza, é um dos favoritos para o grande prêmio!

Pikuniku – Sectordub
Reino Unido
Indicações: Melhor Som e Melhor Narrativa

Em um mundo lúdico e divertido, iniciamos a jogabilidade com a mensagem: VAMOS GANHAR DINHEIRO DE GRAÇA!

Mas então, acordamos em uma caverna e descobrimos que somos o monstro mais temido de uma região! Tentando resolver esse mistério, precisamos resolver diversos puzzles para entender a conspiração por trás desse pacato vilarejo.

O jogo é bonito e engraçado, porém não foge do padrão e chega a cansar em alguns momentos; o que atrapalha, já que o seu maior foco é a resolução da história.

Creaks – Amanita Design
República Tcheca
Indicações: Melhor Arte e Melhor Narrativa

Acordamos em uma cidade estranha, precisando sobreviver e descobrir mais sobre os mistérios do lugar!

A estética lembra muito Braid (2008), mas a gameplay foge do padrão plataforma desse jogo.

Os inimigos são cachorros, que se transformam em mesas quando tocados pela luz – baseando-se nisso, precisamos andar pela cidade sem sermos mortos pelos cães raivosos.

Esse game é um dos mais bonitos da competição e tem um jeito muito legal de contar a história – ele não possui falas, então precisamos entender a trama através de quadros espalhados e interações com o cenário.

Ele não é fácil e é puramente baseado em tentativa e erro; não tenha vergonha de testar combinações para resolver os puzzles, só assim você passará de fase.

Com certeza, um forte candidato na categoria de Melhor Narrativa!

Unheard – Next Studios
China
Indicações: Melhor Som

Talvez um dos jogos mais divertidos da competição! Entramos na pele de um detetive, que está testando uma nova tecnologia. Ele consegue reviver crimes apenas escutando as vozes dos envolvidos e precisa descobrir o culpado baseado nisso.

Cada fase representa um cenário diferente, podemos voltar os áudios, anotar informações relevantes e mudar de cômodo – assim, escutamos todos os envolvidos e não deixamos nada passar.

Como ele é baseado só no que escutamos, é necessário que você jogue em um ambiente silencioso e de preferência com fones de ouvido – tivemos a oportunidade de testar o game em inglês e mesmo na feira com interferências externas, a experiência foi ótima. Por mais que não esteja indicado nas categorias de Melhor Gameplay e Melhor Narrativa, esse é um título que vale a atenção.

Space Line Crew – Coffeenauts
Brasil
Indicações: Melhor Jogo, Melhor Jogo Brasileiro, Melhor Multiplayer e Melhor Jogo Feito por Estudantes

Esse é um dos jogos mais interessantes, porque além de estar na corrida principal, ele ainda é um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) de uma turma de Design de Games de uma Universidade aqui de São Paulo.

Ele lembra muito o Overcooked (2017), porém não controlamos uma cozinha e sim uma nave espacial!

Não adianta tentar jogar sozinho, ele foi feito para duas ou mais pessoas – o jogo se torna muito complicado e pouco divertido no single player.

Em um cenário perfeito, uma pessoa dirige a nave, uma cuida do mapa, a outra prepara as comidas e deixamos mais uma apenas cuidando das coisas que quebram. Precisamos pegar passageiros pelo espaço e garantir que eles fiquem felizes durante toda a viagem até o terminal.

Nossa gasolina pode acabar, deixando a nave à deriva pelo espaço, então cuidado! Ele é perfeito para jogar com os amigos e se distrair!

Com certeza, é um dos favoritos em Melhor Multiplayer e Melhor Jogo Estudante!

Do Not Feed The Monkeys – Fictorama Studios
Espanha
Indicações: Melhor Jogo, Melhor Narrativa, Melhor Gameplay e Melhor Jogo Sobre Questões Sociais.

Nessa criativo game, encarnamos um homem desconhecido, que entra para um clube secreto. Aqui, ele compra jaulas virtuais, para espionar os humanos e descobrir seus piores segredos.

A única regra? Do not feed the monkeys, ou seja, não interaja com suas cobaias.

As jaulas são as mais diversas e precisamos espionar os mais diferentes tipos de pessoas; pessoas essas que são extremamente problemáticas e criminosas. A gameplay consiste em anotar dados sobre suas cobaias e efetuar pesquisas para descobrir mais sobre eles; não se esqueça de ir trabalhar e se alimentar, você ainda precisa pagar suas contas e comprar mais jaulas para espionar.

Além de ser muito reflexivo e viciante, você precisa pensar muito para unir os dados que consegui e descobrir sobre o que são aquelas pessoas e porque o clube espiona elas.

Um dos favoritos em Melhor Gameplay!

Fake News: Isso Não é Um Jogo – Patada! Studio
Brasil
Indicações: Melhor Jogo Brasileiro e Melhor Jogo Educacional.

Esse é um dos jogos mais simples apresentados. Precisamos decidir o futuro de um país compartilhando ou não notícias.

O jogo libera diversos cenários e, em cada um deles, notícias sobre o que está acontecendo – o papel do jogador é averiguar as informações para garantir se são verdadeiras ou falsas.

Ele também pode denunciar essas notícias por fake news! Dependendo do que você considerar e escolher, o país será salvo ou destruído, então cuidado!

Apesar da gameplay simples, a indicação a melhor jogo educacional foi merecida!

Claro, esses são só alguns dos grandes títulos apresentados no Big Festival! O evento acontece até 30 de junho.