Conhecendo Etrigan, o demônio rimador da DC Comics

0
6940

Acompanhem agora um resumo de três importantes histórias envolvendo o Demônio de pele amarela, Etrigan.

O Demônio ( Janeiro 1987 )
História épica de Matt Wagner e Art Nicholl, a verdadeira natureza de Etrigan e seu irmão, Merlin, são reveladas.

Nessa história, Glenda Mark, par romântico de Jason Blood encontra um livro com uma imagem de Belial. Glenda repara que eles tem uma fortíssima semelhança e tenta mostrar pra Blood, que estava sobre um feitiço.

Para Blood, as páginas do livro estavam completamente em branco. Jason e Glenda viajam para Inglaterra em busca de Merlin para encontrar respostas. Na procura pelo oculto, Glenda é levada ao inferno quando descobre novas pistas sobre a origem do Demônio Etrigan.

Em um ato desesperador, Jason pede ajuda ao seu amigo Harry e juntos invocam Belial, que se revela pai de Etrigan e Merlin. A Criatura infernal revela também que deu total controle de Etrigan para Merlin na intenção de que o Mago controlasse Etrigan na terra e que o demônio não pudesse voltar ao inferno para causar o caos. Abusando um pouco da sorte, Jason consegue libertar Glenda mas no processo, perde seu amigo, Harry. Jason e Glenda descobrem o esconderijo de Merlin e é revelado que tudo não passou de um plano de Etrigan para se libertar do corpo humano e do controle de seu irmão, Merlin. Merlin é aprisionado pelo demônio rival, Asteroth e assim Etrigan está livre pra vagar pelo mundo dos homens.


Odisseia Cósmica (1992)
Nessa história de Jim Starlin, Mike Mignola, Carlos Garzon e Steve Oliff, podemos ter uma experiência de que até no coração dos monstros há potencial guardado para praticar o bem.

Um fragmentado senciente da Equação Antivida decide destruir toda a criação do Supremo Pai Celestial e ele se vê obrigado a unir forças com Darkseid para salvar a existência de tudo mas não seria o suficiente.

Pai Celestial e Darkseid decidem formar uma equipe de heróis e convoca Caçador de Marte, Batman, Superman, Lanterna Verde, Estelar e outros pra usar-los como bucha de canhão para os planos físicos da realidade. Em outro canto uma solução arcana é buscada os reinos do além.

Jason Blood, livre do Demônio Etrigan, estava velho e feliz de saber que assim como pra ele, para Etrigan o fim também estava próximo.

Mas não eram esses os planos maiores. Darkseid, ciente de que somente a magia primordial seria capaz de salvar o universo, convence Blood a se juntar a Etrigan e compartilharem mente e corpo novamente, para que assim, a criatura pudesse viajar além da realidade pra salvar cada criatura que nela residia.

O Demônio: Expulso (Novembro de 2003 / Abril de 2004 )
Escrita por Joshua Dysart e dos artistas Pop Mhan e Art Thibert, essa história conta sobre uma das loucas tentativas de Blood de se livrar do demônio Etrigan.
Aqui, Blood entra em contato com um tecnomago chamado Eliphas Levi e o cara cria uma forma de “baixar” o Etrigan de dentro de Blood e “upa-lo”(enviá-lo) para o inferno. Sim, é exatamente isso que vocês leram.
Achou que ia dar certo? Claro que não deu.
Etrigan foge e possui Ame Okamura, uma assistente pessoal de um mafioso da Yakuza.
Ame é fanática por carros e adrenalina, possuída por Etrigan ela sai pra dar cabo das gangues de Los Angeles.
Enquanto Blood tenta encontrar um jeito de prender Etrigan, a Yakuza envia um estranho assassino para dar fim a Ame, uma trilha se sangue e gasolina pode ser acompanhada no passar de cada página.


Etrigan não é o ponto principal dessa história, mas é válido lembrar de sua participação. Jason Blood e o Demônio também dão as caras em Arqueiro Verde – O Espírito da Flecha.
Na trama escrita por Kevin Smith, Oliver Queen é ressuscitado, mas apenas seu corpo, uma casca vazia e sem alma. Etrigan sai em sua busca, seu objetivo é dar fim naquele corpo antes que algum demônio poderoso pudesse possuí-lo e trazer desordem e destruição ao mundo.
O demônio é detido quando Olie lança uma flecha-extintor na sua goela antes que ele sopre fogo sobre Batman, Canário Negro e Roy Harper, o Arsenal.
Pra não sofrer horas com a dor, Etrigan decide voltar a ser Jason Blood e assim se unindo aos heróis em busca de uma solução que não fosse enviar Oliver direto pro inferno.