Família pode ser um negócio complicado, mesmo nas melhores situações. É com essa temática que a edição 7 da Imparável Vespa (The Unstoppable Wasp, no original) tenta situar a festa de aniversário de Nadia Pym, a primogênita (até onde se sabe) do Hank Pym.
Nadia foi criada por Mark Waid em 2016 para integrar a sua equipe de Novíssimos Vingadores. De lá para cá, a personagem ganhou um título solo e aparições crescentes em outros quadrinhos.
Contudo, ela é uma personagem relativamente nova no universo e, tendo passado a vida na Sala Vermelha, não conhecia bem os demais integrantes do universo Marvel. A jornada de Nadia tem sido, sobretudo, em busca de conhecer a própria família e, no processo, se conhecer melhor.
Como sabemos, a família Pym é uma das mais complicadas dos quadrinhos. Ela conta com inteligências artificiais, sintozoides, skrulls, alienígenas, mutantes e até o próprio diabo. A seguir, a exemplo do que a edição tenta fazer, situaremos vocês a respeito dessa
complicada árvore genealógica.
Para começar, Hank Pym , o primeiro Homem-Formiga e descobridor das partículas Pym, se casou com Maria Trovaya .
Juntos, eles tiveram Nadia Pym , que foi sequestrada pelo Soldado Invernal quando era pequena, passando toda a infância e adolescência na Sala Vermelha, onde a Viúva Negra também foi treinada.
Mais tarde, ele se casaria Janet Van Dyne , a primeira Vespa. O relacionamento dos dois foi bastante conturbado, repleto de altos e baixos gerados, majoritariamente, pelo transtorno bipolar de Pym.
Atualmente, Tony Stark se relaciona com Janet.
Anos mais tarde, Hank acidentalmente criou Ultron , uma inteligência artificial com Complexo de Édipo. Ultron criou Visão , um sintozoide altamente avançado. Isso faz dele filho do Ultron, neto do Pym e sobrinho da Nadia. Bizarro.
Ultron é criador de Alkhema, baseada nos padrões mentais de Bobbi Morse, a Harpia. E ele também é pai do Victor Mancha. Haja prole.
Ultron também criou Jocasta, mas para ser a sua esposa. É filha ou ex-mulher? E ela, baseada nos padrões mentais de Janet, chegou a namorar com o Hank Pym. Isso pode ser considerado um tipo de incesto?
Hank também já namorou com a Tigresa. Mas foi um skrull disfarçado de Hank que a engravidou, gerando o pequeno William. Para todos os efeitos, ele é filho genético do Hank e foi aceito pelo mesmo.
Visão foi casado com Wanda Maximoff, a Feiticeira Escarlate. De certa forma, eles tiveram dois filhos: William Kaplan e Thomas Shepherd. Vale lembrar que Billy Kaplan é noivo de Theodore Altman, um híbrido Kree-Skrull.
O relacionamento dos dois é um dos poucos relacionamentos abertamente gays do Universo Marvel, mas a situação está mudando. No próprio gibi da Vespa temos um relacionamento gay sendo explorado com destaque e competência.
Curiosamente, o “nascimento” das primeiras versões de Billy e Tommy teve a ver com Mefisto, o que faz toda a família Hellstrom (e outros descendentes de Mefisto) ter parentesco distante com os Pym.
Esse relacionamento também fez o Visão ser cunhado de Pietro Maximoff e de Lorna Dane e genro de Magneto.
Pietro, por sua vez, já foi casado com a inumana Crystal, com quem tem uma filha: Luna.
Ainda falando do Visão, ele construiu uma família à parte. Sua mulher e filho morreram, mas Viv, que seria bisneta do Pym, continua viva.
Simon Williams, o Magnum, cujos padrões mentais foram utilizados para criar o Visão, considera o mesmo como seu meio-irmão. Provavelmente, o mesmo vale para Jim Hammond, o primeiro Tocha Humana, cujas partes do corpo foram utilizadas na confecção do sintozoide.
Magnum também é irmão de Eric Williams , o supervilão conhecido como Ceifador.
Como usuários de longa data das partículas Pym, Scott Lang e Cassandra Lang também são praticamente parte dessa família. Afinal, sempre cabe mais um. Ou dois.
A propósito, o trabalho de Hank Pym com inteligências artificiais lhe rendeu bem mais do que Ultron e suas criações. Em Era de Ultron e Vingadores IA, Hank se torna o responsável pelo nascimento de várias inteligências artificiais, a partir do vírus conhecido como Dimitrios. Assim como Ultron, são todos e todas seus filhos.
Mas e a Hope?
No cinema, o Hank tem uma filha com a Janet, mas isso não é exatamente verdade nos quadrinhos. Pelo menos, não no universo principal da Marvel.
No universo da MC2, eles tiveram gêmeos: Hope Pym e Henry Pym Jr. Dada a atual situação do Hank e da Janet no universo regular, é improvável que eles voltem a ficar juntos em um futuro próximo. Portanto, esses herdeiros continuarão sendo versões alternativas por enquanto.
Pudera! A família cresceu tanto que o Hank só pode ter usado partículas Pym.