Eu gostei tanto desse livro que vou tentar da melhor forma possível explicar para vocês o porque sem ser muito “puxa-saco”. Os livros da Darkside me cativaram, não só por ser uma editora focada em histórias de terror e com bastante suspense, mas pelo cuidado que eles tem ao fazer a edição com a melhor qualidade possível. Capa dura, relevo, dá a impressão de um livro descuidado feito da melhor maneira.
Os Condenados foi escrito por Andrew Pyper, e como relata na capa do livro, é um Best-Seller do The New York Times. Não é o primeiro livro do autor, que já conta com O Demonologista publicado também pela Darkside em 2015.
Vamos ao que interessa, certo? Os Condenados conta a história de Daniel (Danny) e Ashleigh (Ash), irmãos gêmeos. Danny é o narrador e conta sua história de amor e ódio entre ele e Ash, que desde pequena, sempre possuiu enormes dons pra lá de malignos e supernaturais. A forma como sua irmã Ash vivia era um tanto quanto, peculiar. Os dois não tinham uma relação amigável e mesmo assim, Danny percebia que sua irmã não possuía uma boa índole através de seus atos. Ela era a maldade personificada em pessoa. Ashleigh sofre um acidente, Danny é chamado, tenta salva-la do incêndio, mas sem sucesso. Ele quase morre, porém sobrevive, mas sua irmã gêmea não resiste e morre queimada dentro de uma casa. Cheia de mistérios a trama se resume na vida de Danny vinte anos depois do acontecimento.
Daniel teve a experiência de quase-morte nesse acidente e isso mostrou à ele como seria “do outro lado”. Desde o dia do ocorrido, a vida de Daniel nunca foi mais a mesma. Ash o perseguiu por diversos dos seus dias, momentos e sentimentos. Cheiros ruins de carne podre e perfume adocicado o informavam que ela estava presente. Sussurros e a vontade de deixar o irmão solitário até a eternidade eram um dos maiores objetivos de Ashleigh para vida de Danny.
Ele escreve um livro relatando suas histórias e chama-o de “O Depois”. O livro é bem vendido, Daniel vive viajando e fazendo várias tardes de autógrafos, mas nada o deixa mais solitário do que esta vida em que não pode ser feliz. Sua irmã espantava mulheres que ele tentava se relacionar e destruía qualquer vestígio de felicidade de sua vida.
A história se desdobra com Daniel tentando viver. Ash não permite que várias coisas boas aconteçam, mas ele persiste e insiste sem ter medo. Ele quer ser feliz, mas as consequências e as angústias que você sente ao ler e as coisas que acontecem são aterrorizantes. Triste mas real. Ela é como um demônio infiltrado em sua vida, botando barreiras e esfarelando sonhos. Você se questiona durante o livro: “E se isso realmente acontece com alguém?”.
O livro é dividido em três partes das experiências da vida de Daniel, o que fica bem claro sobre como entender onde ele está e o que está acontecendo. Um outro lado muito positivo sobre o livro é como ele é dividido. Seus capítulos não são grandes e isso te faz querer devorar mais e mais os acontecimentos.
Eu tenho um novo queridinho. E nunca imaginei que fosse escolher um livro de terror. Os Condenados é com certeza o meu livro favorito até o momento. Quem sabe outro livro da Darkside Books não entra na frente dele?
Recomendo à vocês que nunca leram um livro de terror que esse é uma ótima opção para começar. Li comentários na internet de que não seria possível ler o livro sozinho porque você se sentiria um tanto quanto “assustado” e então resolvi seguir as dicas. Li sempre no metrô na presença de diversas pessoas, ou ao lado do meu namorado e mesmo assim consegui terminar em ansiosos quatro dias. Acho que vocês podem entender bem o quão boa essa história é. Espero que tenham gostado. Não percam a oportunidade de ter Os Condenados na sua prateleira.