Fragmentado | O filme é bom mas foi vendido da maneira errada

0
1221

Fragmentado é um ótimo filme para quem é fã do trabalho de M. Night Shyamalan. Mas caso você não seja, pode ser que você se decepcione.

O novo longa do diretor de grandes clássicos como O Sexto Sentido e Corpo Fechado conta a história de Kevin (James McAvoy) um homem que possui 23 personalidades, sequestra 3 garotas e as ameaça com uma possível 24ª (A Besta).

Antes de tudo, o filme é extremamente bem feito, edição, direção e fotografia estão impecáveis. Nesse ponto devemos realmente tirar o chapéu para Shyamalan, em Fragmentado ele passa a sensação de uma renovação no seu trabalho, você consegue ver que aquele filme tem uma identidade em cada frame.

Mas acredito que ainda haja algum problema entre ele e o estúdio na forma de divulgar os filmes. Não é a primeira vez que isso acontece, em A Vila, toda a campanha de marketing foi feita de forma errada, resultando em uma recepção ruim da crítica e do público. Mas o filme é bom!

Em Fragmentado vemos novamente esse erro, o filme é vendido em cima do transtorno de personalidade do protagonista. Então a primeira coisa a se pensar é: “Caramba, que legal, um filme que aborda esse assunto de múltiplas personalidades, interessante.”

MAS ESSE NÃO É O PONTO PRINCIPAL DO FILME!

Fragmentado segue a mesma linha de Corpo Fechado, onde o questionamento principal é:

“E se alguém com distúrbio de personalidade criasse uma personalidade indestrutível? Ela seria indestrutível? ”

Levando o enredo do filme para um lado muito mais “sobrenatural” do que “realista”, e isso não é ruim! É apenas uma perspectiva totalmente diferente do que foi proposto pelos trailers e campanha do filme.

Portanto, o conselho principal aqui é: Conheça o trabalho de M. Night Shyamalan antes de ir assistir Fragmentado, pois você corre o risco de se decepcionar. E não porque o filme é ruim, apenas porque você vai entrar no cinema querendo assistir um filme focado na psicologia do personagem, e acabar sendo levado para um lado totalmente oposto (como se estivesse assistindo um filme de terror e de repente ele virasse um filme de super-heróis…….entendedores entenderão).

Mais uma excelente crítica elaborada pelo Fábio do Cinema & Barba, confere o vídeo aqui embaixo pra saber mais um pouco sobre o que ele achou do filme e o que rolou na coletiva de imprensa com o diretor!